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Fazer exercício com dor muscular faz mal?

 
Por Vanessa Lopes. Atualizado: 2 outubro 2017
Fazer exercício com dor muscular faz mal?

O exercício físico é benéfico para a nossa saúde, músculos e corpo no geral. Mas quando você fica muito tempo sem treinar, quando experimenta uma nova atividade ou quando treina pesado, é normal que no dia seguinte você sinta dores musculares. Às vezes estas dores musculares podem ser tão fortes que interferem nas tarefas do dia a dia, desde subir e descer escadas a simplesmente sentar. Mas é importante saber até que ponto estas dores são ou não normais e se é ou não indicado continuar a treinar mesmo sentido estas dores. Para esclarecer suas dúvidas, de seguida no umCOMO vamos explicar se fazer exercício com dor muscular faz mal ou não.

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Por que sente dores musculares?

Para ficar percebendo melhor como tudo funciona, vamos explicar primeiro porque você sente estas dores musculares. A dor muscular ocorre porque durante o treinamento ocorrem micro rompimentos das fibras musculares. Nos primeiros dias dos treinos musculares, ocorrem pequenas rupturas do músculo devido ao excesso de esforço. Depois de alguns dias, o músculo começa a se reconstruir e ocorre a cicatrização das fibras musculares. Mas para que isto aconteça é importante o repouso após os treinos, pois é durante o repouso que ocorre a chamada hipertrofia muscular, que deixa os músculos maiores e mais fortes, ao desenvolver mais fibras musculares.

A dor muscular no dia seguinte ao treino costuma ser mais forte em pessoas que não estão habituadas a treinar. Mas à medida que o seu corpo se vai adaptando ao treino, menos dores sentirá. Por isso é que é importante fazer treinos diferenciados e aumentar de forma progressiva a carga, pois se você continuar fazendo o mesmo tipo de treinamento deixará de ver resultados e as dores musculares também vão parar. Mas se você aumentar a carga, fizer exercícios novos ou aumentar a intensidade do treino, as dores musculares vão voltar.

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Fazer exercício com dor muscular faz mal? - Por que sente dores musculares?

Pode ou não fazer exercício com dores musculares?

É importante você saber diferenciar os diferentes tipos de dor, pois a dor durante o treino é diferente da dor após o treino e da dor de lesões. Durante o treino é normal sentir uma sensação de ardor e queimação. Já após o treino pode ficar com dores musculares por 1 ou 2 dias que, mesmo sendo fortes não impedem você de fazer outras atividades físicas, conseguindo se movimentar perfeitamente. E no caso de dores de lesões a pessoa sente muitas dores ao se movimentar, podendo aparecer algumas horas após o treino. Se as dores musculares impedir você de realizar movimentos cotidianos, é sinal de que houve um exagero no treino e é preciso ter atenção a isso.

A dor após o treino é conhecida como dor muscular tardia, trata-se de uma dor "saudável" após a prática de exercício físico que normalmente se sente entre 24 a 48 horas. Esta dor indica que está ocorrendo a reconstrução das fibras musculares, gerando assim a hipertrofia muscular. Então podemos concluir que não é recomendável fazer exercício físico com dores musculares, pois o músculo ainda está recuperando do último treino. Sendo assim, o indicado é deixar o músculo repousar por 48 horas e só depois voltar a treiná-lo. Por isso é que é importante você ter um plano de treino em que trabalhe o corpo todo. Imagine que no seu plano você tem de treinar duas vezes pernas na semana, isto significa que vai descansar entre 2 a 3 dias entre cada treino, pois no intervalo vai trabalhar os braços, permitindo descansar e recuperar os músculos das pernas. Vale lembrar ainda que a hipertrofia muscular acontece não apenas quando há dor.

Se você se está se iniciando na musculação ou em qualquer outra atividade física, é essencial ter um acompanhamento de um profissional para garantir que trabalha todos os músculos do corpo e que não acaba por prejudicar sua saúde.

Fazer exercício com dor muscular faz mal? - Pode ou não fazer exercício com dores musculares?

Aliviar a dor muscular

Para além do repouso que é essencial para ocorrer a cicatrização das fibras musculares, existem outras formas de aliviar a dor muscular, veja quais são elas de seguida:

  • Fazer alongamentos pode ajudar a diminuir as dores musculares. Pode não ser aquilo que mais lhe apeteça fazer, mas acredite que pode ajudar. Comece por fazer um exercício leve como uma caminhada de 15 minutos e depois alongue.
  • Evite o calor pois pode aumentar a dor muscular e rigidez durante as primeiras 24 horas após o treino. O ideal é fazer uma compressa de gelo para diminuir a dor muscular.
  • Um rolo de espuma pode ser ótimo para prevenir dores e tratar os músculos que já estão doloridos. Deve pressionar o rolo sobre o local dolorido e rolar para baixo e para cima. Você pode utilizar este rolo nas pernas, coxas, glúteos, peito e costas.
  • Uma correta hidratação é essencial para a recuperação pós-treino, sendo o indicado beber de 1,5 a 2 litros de água por dia.

Pode ficar conhecendo alguns remédios caseiros para aliviar a dor muscular e quais os melhores alimentos para as dores musculares nestes outros artigos. Se você pratica exercício físico, então a dor muscular faz parte do processo e é bom sinal desde que não seja demasiado forte e não lhe impeça de fazer movimentos cotidianos.

Fazer exercício com dor muscular faz mal? - Aliviar a dor muscular

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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