Fazer exercício com dor muscular faz mal?

Fazer exercício com dor muscular faz mal?

O exercício físico é benéfico para a nossa saúde, músculos e corpo no geral. Mas quando você fica muito tempo sem treinar, quando experimenta uma nova atividade ou quando treina pesado, é normal que no dia seguinte você sinta dores musculares. Às vezes estas dores musculares podem ser tão fortes que interferem nas tarefas do dia a dia, desde subir e descer escadas a simplesmente sentar. Mas é importante saber até que ponto estas dores são ou não normais e se é ou não indicado continuar a treinar mesmo sentido estas dores. Para esclarecer suas dúvidas, de seguida no umCOMO vamos explicar se fazer exercício com dor muscular faz mal ou não.

Por que sente dores musculares?

Para ficar percebendo melhor como tudo funciona, vamos explicar primeiro porque você sente estas dores musculares. A dor muscular ocorre porque durante o treinamento ocorrem micro rompimentos das fibras musculares. Nos primeiros dias dos treinos musculares, ocorrem pequenas rupturas do músculo devido ao excesso de esforço. Depois de alguns dias, o músculo começa a se reconstruir e ocorre a cicatrização das fibras musculares. Mas para que isto aconteça é importante o repouso após os treinos, pois é durante o repouso que ocorre a chamada hipertrofia muscular, que deixa os músculos maiores e mais fortes, ao desenvolver mais fibras musculares.

A dor muscular no dia seguinte ao treino costuma ser mais forte em pessoas que não estão habituadas a treinar. Mas à medida que o seu corpo se vai adaptando ao treino, menos dores sentirá. Por isso é que é importante fazer treinos diferenciados e aumentar de forma progressiva a carga, pois se você continuar fazendo o mesmo tipo de treinamento deixará de ver resultados e as dores musculares também vão parar. Mas se você aumentar a carga, fizer exercícios novos ou aumentar a intensidade do treino, as dores musculares vão voltar.

Dica: Acesse também esse artigo e descubra como fazer relaxante muscular natural caseiro - 6 opções.

Pode ou não fazer exercício com dores musculares?

É importante você saber diferenciar os diferentes tipos de dor, pois a dor durante o treino é diferente da dor após o treino e da dor de lesões. Durante o treino é normal sentir uma sensação de ardor e queimação. Já após o treino pode ficar com dores musculares por 1 ou 2 dias que, mesmo sendo fortes não impedem você de fazer outras atividades físicas, conseguindo se movimentar perfeitamente. E no caso de dores de lesões a pessoa sente muitas dores ao se movimentar, podendo aparecer algumas horas após o treino. Se as dores musculares impedir você de realizar movimentos cotidianos, é sinal de que houve um exagero no treino e é preciso ter atenção a isso.

A dor após o treino é conhecida como dor muscular tardia, trata-se de uma dor "saudável" após a prática de exercício físico que normalmente se sente entre 24 a 48 horas. Esta dor indica que está ocorrendo a reconstrução das fibras musculares, gerando assim a hipertrofia muscular. Então podemos concluir que não é recomendável fazer exercício físico com dores musculares, pois o músculo ainda está recuperando do último treino. Sendo assim, o indicado é deixar o músculo repousar por 48 horas e só depois voltar a treiná-lo. Por isso é que é importante você ter um plano de treino em que trabalhe o corpo todo. Imagine que no seu plano você tem de treinar duas vezes pernas na semana, isto significa que vai descansar entre 2 a 3 dias entre cada treino, pois no intervalo vai trabalhar os braços, permitindo descansar e recuperar os músculos das pernas. Vale lembrar ainda que a hipertrofia muscular acontece não apenas quando há dor.

Se você se está se iniciando na musculação ou em qualquer outra atividade física, é essencial ter um acompanhamento de um profissional para garantir que trabalha todos os músculos do corpo e que não acaba por prejudicar sua saúde.

Aliviar a dor muscular

Para além do repouso que é essencial para ocorrer a cicatrização das fibras musculares, existem outras formas de aliviar a dor muscular, veja quais são elas de seguida:

  • Fazer alongamentos pode ajudar a diminuir as dores musculares. Pode não ser aquilo que mais lhe apeteça fazer, mas acredite que pode ajudar. Comece por fazer um exercício leve como uma caminhada de 15 minutos e depois alongue.
  • Evite o calor pois pode aumentar a dor muscular e rigidez durante as primeiras 24 horas após o treino. O ideal é fazer uma compressa de gelo para diminuir a dor muscular.
  • Um rolo de espuma pode ser ótimo para prevenir dores e tratar os músculos que já estão doloridos. Deve pressionar o rolo sobre o local dolorido e rolar para baixo e para cima. Você pode utilizar este rolo nas pernas, coxas, glúteos, peito e costas.
  • Uma correta hidratação é essencial para a recuperação pós-treino, sendo o indicado beber de 1,5 a 2 litros de água por dia.

Pode ficar conhecendo alguns remédios caseiros para aliviar a dor muscular e quais os melhores alimentos para as dores musculares nestes outros artigos. Se você pratica exercício físico, então a dor muscular faz parte do processo e é bom sinal desde que não seja demasiado forte e não lhe impeça de fazer movimentos cotidianos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Fazer exercício com dor muscular faz mal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.