Partilhar

Fazer um jantar relaxante para descansar bem

O jantar tem de ser leve e cedo para poder deitar com o trabalho da digestão já terminado e para que o corpo possa se dedicar às funções de reparo. Não é bom ingerir um jantar abundante para compensar um almoço rápido ao meio dia e um café da manhã inexistente. A razão é simples; pela noite queimamos muito poucas calorias porque passamos a maior parte de suas horas dormindo. Além disso, uma digestão pesada interfere no sono. Também não convém pular o jantar, porque a fome impede que descanse tranquilo.

Também lhe pode interessar: Qual é a melhor hora para jantar
Passos a seguir:
1

O relaxamento pode ser induzido com uma dose de hidratos de carbono complexos que o organismo queima lentamente e prepara o corpo para o sono. O arroz, painço ou batatas fervidas no vapor com a pele, acompanhadas de hortaliças como espinafre e couve. As sopas de verduras e sêmolas ou flocos de aveia ou cevada são ideais, e a levedura de cerveja serve de tempero uma vez que estejam no prato.

2

A alface e o aipo tem efeitos sedativos e são um bom acompanhamento durante o jantar, junto com sementes de girassol, abóbora ou gergelim que possuem substâncias iniciadoras do sono. Convém consumir alimentos ricos em triptofano, aminoácido que cataliza a sonolência. Os derivados lacticínios, como iogurte, kefir e queijo fresco são uma boa fonte deste aminoácido, que pode ser combinado com maçãs, peras e amêndoas ou cajus e torradas de pão integral.

3

Algumas infusões de plantas como a valeriana, a tília, a camomila, a menta ou a flor de lúpulo têm também efeitos sedativos e são uma boa opção para o fim do jantar.

4

Convém eliminar os alimentos com alto conteúdo em gorduras saturadas, as carnes gordurosas, pele de aves, embutidos e frituras.

5

Durante toda a tarde convém evitar todo tipo de substâncias que sejam estimulantes como cafés, chás, refrigerantes e chocolates, guloseimas ou sorvetes e produtos de confeitaria.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Fazer um jantar relaxante para descansar bem, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Conselhos
  • Se você quer descansar bem, deve fazer uma boa dieta ao jantar, para isso, entre em contato com um nutricionista.

Escrever comentário sobre Fazer um jantar relaxante para descansar bem

Voltar ao topo da página