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Fazer um jantar relaxante para descansar bem

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Fazer um jantar relaxante para descansar bem

O jantar tem de ser leve e cedo para poder deitar com o trabalho da digestão já terminado e para que o corpo possa se dedicar às funções de reparo. Não é bom ingerir um jantar abundante para compensar um almoço rápido ao meio dia e um café da manhã inexistente. A razão é simples; pela noite queimamos muito poucas calorias porque passamos a maior parte de suas horas dormindo. Além disso, uma digestão pesada interfere no sono. Também não convém pular o jantar, porque a fome impede que descanse tranquilo.

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Passos a seguir:
1

O relaxamento pode ser induzido com uma dose de hidratos de carbono complexos que o organismo queima lentamente e prepara o corpo para o sono. O arroz, painço ou batatas fervidas no vapor com a pele, acompanhadas de hortaliças como espinafre e couve. As sopas de verduras e sêmolas ou flocos de aveia ou cevada são ideais, e a levedura de cerveja serve de tempero uma vez que estejam no prato.

2

A alface e o aipo tem efeitos sedativos e são um bom acompanhamento durante o jantar, junto com sementes de girassol, abóbora ou gergelim que possuem substâncias iniciadoras do sono. Convém consumir alimentos ricos em triptofano, aminoácido que cataliza a sonolência. Os derivados lacticínios, como iogurte, kefir e queijo fresco são uma boa fonte deste aminoácido, que pode ser combinado com maçãs, peras e amêndoas ou cajus e torradas de pão integral.

3

Algumas infusões de plantas como a valeriana, a tília, a camomila, a menta ou a flor de lúpulo têm também efeitos sedativos e são uma boa opção para o fim do jantar.

4

Convém eliminar os alimentos com alto conteúdo em gorduras saturadas, as carnes gordurosas, pele de aves, embutidos e frituras.

5

Durante toda a tarde convém evitar todo tipo de substâncias que sejam estimulantes como cafés, chás, refrigerantes e chocolates, guloseimas ou sorvetes e produtos de confeitaria.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

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Conselhos
  • Se você quer descansar bem, deve fazer uma boa dieta ao jantar, para isso, entre em contato com um nutricionista.

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