Partilhar

Fermento de arroz vermelho para baixar o colesterol

As pessoas com níveis de colesterol ruim (LDL) elevados no sangue devem tratar de reduzi-lo com hábitos de vida saudáveis e as indicações médicas oportunas, pois é a única forma segura de ter uma boa qualidade de vida e prevenir doenças cardiovasculares, entre outras patologias. Os especialistas indicam a importância de seguir uma dieta saudável e limitar o consumo de gorduras saturadas, não beber álcool, deixar de fumar, evitar o sedentarismo, etc., para conseguir fazer frente à hipercolesterolemia. Mas, além de tudo isso, também é possível dar uma ajuda extra ao organismo e recorrer a produtos que permitam reduzir o colesterol de forma eficaz e natural, como é o caso do chamado fermento de arroz vermelho. Ainda não sabe do que se trata? Continue lendo este artigo de umComo para descobrir tudo o que precisa saber a respeito do fermento de arroz vermelho para baixar o colesterol.

Também lhe pode interessar: Como baixar o colesterol de forma natural

Propriedades do fermento de arroz vermelho para reduzir o colesterol

O fermento de arroz vermelho é um produto que se obtém a partir de um fermento chamado monascus purpureus, o qual se desenvolve durante o processo de fermentação deste cereal. Na China, tem sido uma substância muito apreciada e utilizada na medicina tradicional, pois entre outras coisas, tinha propriedades benéficas para a saúde do sistema digestivo, para tratar problemas circulatórios e para proteger o bom funcionamento do coração.

No entanto, o fermento de arroz vermelho foi submetido a diversos estudos e investigações na década dos anos 70, nos quais se encontrou que sua propriedade mais destacada era a de controlar e reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, o qual o fez se converter em um complemento alimentar muito popular na atualidade.

Nessas investigações, encontrou-se que durante o seu processo de fermentação, se produzia de forma natural lovastatina, que é uma substância que se integrou na fórmula de medicamentos que se prescrevem para tratar o colesterol elevado devido ao seguinte:

  • Inibe a produção de colesterol ao atuar contra a enzima HMG-CoA redutase, a qual é a responsável pela síntese de colesterol, ou seja, pela sua formação.
  • Além de baixar os níveis de colesterol ruim (LDL), atua no organismo aumentando os níveis de colesterol bom (HDL). Este último é aquele que recolhe o colesterol não usado devolvendo-o ao fígado, onde posteriormente será eliminado, assim, de forma natural ajuda a reduzir o colesterol mau no sangue.
  • Diminui a produção de apolipoproteína VLDL, a qual é responsável pelo transporte de triglicérides do fígado para outros tecidos do corpo.

Por tudo isso, o fermento de arroz vermelho é um remédio natural eficaz para lutar contra a hipercolesterolemia, reduzir o risco de sofrer doenças cardiovasculares e contar com uma melhor qualidade de vida.

Fermento de arroz vermelho para baixar o colesterol - Propriedades do fermento de arroz vermelho para reduzir o colesterol

Como tomar o fermento de arroz vermelho

Atualmente, o fermento de arroz vermelho é um suplemento alimentar que pode ser adquirido no mercado em forma de cápsulas ou comprimidos e que facilmente pode ser tomado diariamente, desde que o médico não indique o contrário. Poderá encontrar em sua farmácia habitual, em farmácias online ou em lojas especializadas na venda de produtos naturais.

Uma vez que tenha adquirido este suplemento, primeiro deve ler atentamente as indicações da embalagem ou prospecto para o consumir de forma correta. No geral, o recomendável é tomar 1 ou 2 cápsulas de fermento de arroz vermelho por dia, ingerindo uma pela manhã no café da manhã e outra à noite no jantar.

No entanto, é conveniente ter em conta que o consumo de fermento de arroz vermelho para baixar o colesterol deve ser sempre um complemento de uma dieta saudável na qual se reduzam ao máximo as gorduras saturadas e, pelo contrário, se incluam os alimentos que mais ajudam a diminuir o colesterol de forma eficaz, como os que mostramos no artigo Alimentos para baixar o colesterol. A uma dieta saudável, será essencial adicionar também a prática de exercício físico, controlar o estresse e a ansiedade e tratar de se manter sempre no peso ideal.

Fermento de arroz vermelho para baixar o colesterol - Como tomar o fermento de arroz vermelho

Contraindicações do fermento de arroz vermelho

De mesma forma que quando se começa a tomar qualquer suplemento alimentar, é importante que se certifique que o fermento de arroz vermelho é apto para você e que não será contraproducente para sua saúde. Por isso, primeiro deve ter em conta que seu consumo está contraindicado nos seguintes casos:

  • Pessoas com doenças hepáticas.
  • Pacientes que estão tomando uma medicação anticoagulante.
  • Pacientes com alto risco de sangramentos.
  • Mulheres grávidas.
  • Mulheres que se encontram no período de amamentação.

Além disso, também não é conveniente que se exceda na dose diária recomendada, pois em excesso poderia implicar certos efeitos colaterais, como dores abdominais, dores de cabeça, problemas renais, debilidade, etc.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Fermento de arroz vermelho para baixar o colesterol, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre Fermento de arroz vermelho para baixar o colesterol

1 de 3

Voltar ao topo da página