Fones

Fone de ouvido pode prejudicar a audição?

Diogo Fernandes
Por Diogo Fernandes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Fone de ouvido pode prejudicar a audição?

Os fones de ouvido, também chamado de auriculares são aparelhos eletrônicos que servem como altifalantes para os ouvidos que nos permitem ouvir música sem que ninguém que esteja à nossa volta o possa ouvir. A utilização de fones de ouvidos pode ou não fazer mal aos nossos ouvidos, tudo dependendo da utilização que lhes for dada. Neste artigo do umComo vamos passar a explicar para você porque é que o fone de ouvido pode prejudicar a audição.

Também lhe pode interessar: Sensação de ouvido tampado, o que pode ser?
Passos a seguir:
1

Evite locais barulhentos para ouvir música:

Ouvir música em locais barulhentos pode prejudicial para os seus ouvidos porque como existe barulho exterior a tendência é a aumentar o som para um nível que poderá ser prejudicial. Para evitar este problema ouça apenas música em lugares calmos e com pouco barulho porque assim não vai precisar de um volume tão alto para conseguir ouvir a sua música perfeitamente.

2

Evite longos períodos de utilização de fones de ouvido:

A utilização por longos períodos também é uma das causas que prejudica a audição. Para que não faça uma utilização muito exaustiva dos seus fones, evite a sua utilização por mais de 20 horas por semana e evite também que o som que estiver a ouvir esteja muito alto.

3

Tenha atenção com as suas música preferidas:

Ao ouvir as suas músicas favoritas por vezes perde a conta de todas as vezes que já ouviu aquela música repetidamente e isto pode ser mau para a sua audição porque para a maioria das pessoas, quando se está a ouvir as suas músicas favoritas temos a tendência a ouvir uma música que geralmente gostamos com um volume superior ao normal, o que pode por vezes, ser alto demais e assim ajudar a prejudicar os nossos ouvidos.

4

Não se esqueça do descanso:

Dar um bom descanso aos seus ouvidos também é uma tarefa importante, isto vai permitir aos ouvidos recuperarem dos barulhos altos que por vezes ouvimos, tanto seja em casa com os seus fones de ouvidos como na rua ao ouvir um caminhão a passar. Isto é, por cada 45 minutos de utilização de fones de ouvido, devem ser dados 15 minutos de descanso aos ouvidos.

Fone de ouvido pode prejudicar a audição? - Passo 4
5

Lembre-se ainda que a capacidade de ouvir não é igual em todas as pessoas, ou seja, nem todas as pessoas tem a mesma resistência a grandes períodos de grandes intensidades de som, por isso tenha cuidado e proteja os seus ouvidos.

Veja também os seguintes artigo sobre ouvidos que lhe podem ser úteis:

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Fone de ouvido pode prejudicar a audição?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Fone de ouvido pode prejudicar a audição?