Formigamento nas mãos: o que pode ser?

Formigamento nas mãos: o que pode ser?

Existem diferentes razões para que as pessoas fiquem com a sensação de dormência nas mãos. Esse sintoma pode ter como causa problemas bastante simples, que não representam nenhuma doença grave. No entanto, o mesmo sinal pode ter como causa doenças associadas a outros quadros. Para saber, afinal, o que pode ser formigamento nas mãos, veja as informações que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto.

Passos a seguir:
1

Sentir um formigamento nas mãos, o que clinicamente é chamado de parestesia, é relativamente comum, inclusive, quando as pessoas permanecem por algum tempo em uma má postura, como quando dormem sobre as mãos por exemplo. Deixar as mãos debaixo das pernas ao sentar também pode causar o mesmo sintoma de dormência. Isso se deve ao fato de nessas posições os nervos do membro sofrerem uma compressão ou uma má circulação de sangue. Se for essa a razão basta movimentar um pouco as mãos, abrindo-as e fechando-as para que o formigamento desapareça.

2

Quanto às doenças que podem causar o mesmo sintoma, a mais comum é a síndrome do túnel do carpo, que se caracteriza pela compressão dos nervos do punho. Nesse caso, os nervos são pressionados devido a um inchaço que acomete o punho, sendo que existem várias razões para isso, como a gestação, menopausa, traumas no local e o hipotireoidismo. O mais comum é que as mulheres em torno dos 40 anos tenham essa síndrome, mas ela pode agredir também homens e indivíduos de todas as idades.

3

Outra razão para o formigamento das mãos é a compressão dos nervos em decorrência dos esforços repetitivos, ou seja, quando uma pessoa faz um mesmo movimento com muita frequência, o que é bastante comum entre os profissionais que passam muito tempo digitando em um computador. Pianistas e outras pessoas que realizam movimentos repetidos com os dedos podem ter o mesmo problema. Quem tem hérnia de disco também pode ter como sintoma a dormência das mãos, que é o resultado de quando a raiz do nervo, situada na coluna vertebral, sofre um tipo de beliscão provocado pelos ossos vertebrais. Isso é mais comum de ocorrer quando a pessoa vira o pescoço.

4

Doenças inflamatórias crônicas, a exemplo da artrite reumatoide, e mesmo o uso prolongado de alguns remédios podem ter como sintomas o formigamento das mãos. Além da compressão dos nervos, as alterações da circulação do sangue podem causar a dormência das mãos, o que pode acontecer em algumas doenças que tenham como sintoma a vasculite, uma inflamação dos vasos sanguíneos, que os tornam mais estreitos ou grossos, prejudicando a circulação sanguínea. Doenças como diabetes e hipertensão podem causar isso. Já os problemas renais e a deficiência de vitaminas são razões metabólicas para a parestesia.

Sugestão: Formigamento nas costas: o que pode ser? - Causas mais comuns

5

Vale lembrar ainda que formigamento nas mãos pode ser um dos sinais iniciais de um derrame ou infarto, sendo que ele costuma ser acompanhado de outros sinais, como fraqueza, dor no peito, alterações da fala, da visão e de comportamento, bem como dificuldade para andar e até mesmo desmaio. Todos eles normalmente acometem a pessoa de forma súbita. De qualquer forma, quando a razão para a parestesia é grave outros sintomas normalmente aparecem, os quais devem ser relatados na consulta médica, aconselhável quando o formigamento for frequente.

Se este sintoma é acompanhando de dormência nas mãos, confira também o artigo: Dormência nas mãos e dedos, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Formigamento nas mãos: o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.