Formigamento nas pontas dos dedos, o que pode ser? - Causas comuns

Formigamento nas pontas dos dedos, o que pode ser? - Causas comuns

Pode ser artrite reumatoide, diabetes e tantas outras coisas. Às vezes, quando dormimos de mau jeito em cima da mão, por exemplo, sentimos um formigamento intenso nela quando acordamos, e que demora a passar. Essa situação é comum: pelo menos uma vez já aconteceu com você ou com alguém próximo. Ela não indica perigo e não costuma durar mais do que um dia - às vezes até menos.

Mas e quando o formigamento demora a passar? E ainda - se vier acompanhado de outros sintomas? O que pode ser? Quais as causas possíveis e tratamentos? Tem cura? Para responder essas e outras perguntas, umCOMO elaborou o guia de causas de formigamentos nas pontas dos dedos. Se você quer saber a resposta para a pergunta "Formigamento nas pontas dos dedos, o que pode ser?".

O que é o formigamento?

De acordo com médicos neurologistas, o formigamento pode ser definido como uma sensação sem estímulo. Há a ocorrência da sensação incômoda do formigamento, mas não existe um estímulo mecânico local - como o tato - para desencadeá-la. Na medicina, o formigamento é chamado de parestesia.

Existem diversas causas para o formigamento que não indicam nenhum tipo de problema clínico que precise de acompanhamento médico. Por exemplo, quando batemos com alguma extremidade do corpo na parede, sentimos um "choque" seguido do formigamento. Quando fazemos uma longa corrida em um dia frio ou quando ficamos com os braços para cima por muito tempo. Essas causas são pontuais, e passam sozinhas.

Recomenda-se que o paciente opte ir ao médico com sintomas de formigamento quando:

  1. O formigamento não passou sozinho dentro de algumas horas;
  2. Existem outros sintomas 3;
  3. Não existe justificativa óbvia para o formigamento ter começado (como nos casos acima).

Outras variáveis que influenciam no diagnóstico são as características do formigamento. Deve-se levar em conta se o formigamento está em apenas uma mão (unilateral) ou nas duas (bilateral), ou se afetou toda a mão ou apenas dedos específicos - e, nesse caso, quais os dedos. Todos esses são fatores que vão ajudar o médico a realizar o diagnóstico.

Formigamento - possíveis causas

Síndrome do canal cárpico

A síndrome do canal cárpico é muito frequente, e ocorre quando o nervo mediano - responsável pela sensibilidade da mão - fica apertado no seu canal, na altura do punho. Os sintomas mais reportados são dormência na ponta dos dedos (do polegar ao anelar - pacientes com essa síndrome têm o mindinho intacto pelo formigamento), além do formigamento nas mãos ao acordar.

Gravidez

O formigamento nas mãos e pés é um sintoma frequente reportado por mulheres grávidas, além de ser comum também ter formigamento nas mãos ao acordar. Nesse caso, o formigamento é causado pelas alterações hormonais comuns no período de gestação, que causam retenção de líquidos - e essa pode ser a causa de compressão dos nervos, que gera o formigamento. É possível que a sensação piore conforme a gravidez avança.

Compressão do nervo cubital

É a segunda causa mais comum do formigamento, ficando atrás somente da síndrome do canal cárpico. É caracterizada pela compressão do nervo cubital na altura do cotovelo, e causa formigamento na ponta dos dedos das mãos e formigamento no braço (a região do antebraço e do cotovelo, principalmente).

Artrite reumatoide

A artrite reumatoide é uma doença auto-imune que causa dor, edema e inflamações das articulações, além de dormência nos dedos, nas mãos e nos braços.

Radiculopatia cervical

Essa condição acontece quando uma raiz nervosa, na coluna cervical, é inflamada ou comprimida por algum motivo.

Os sintomas vão variar de acordo com a raiz afetada, mas incluem-se dores nos braços e adormecimento de regiões dos membros superiores, como as mãos e os braços.

Diabetes

A neuropatia diabética é uma condição dentro da diabetes que pode afetar os nervos periféricos, mas que também pode afetar a região das mãos, causando formigamento nos dedos dos pés e também nas mãos. No caso da diabetes, a condição afeta primeiro os pés para só depois afetar as mãos. É uma condição que pode começar inofensiva, mas que, caso não tenha tratamento adequado, pode levar até mesmo à amputação de dedos, pé ou perna do paciente.

Síndrome de Raynaud

A síndrome de Raynaud é uma doença que causa espasmos nas artérias pequenas dos dedos. Essa condição pode afetar a circulação do sangue nos dedos e nas mãos, o que causa formigamento na mão e também dormência nos dedos dos pés. Episódios dessa síndrome podem ser desencadeados pelo estresse ou pelo frio.

Formigamento - outras causas

Outras causas possíveis para o aparecimento de dormência nas pontas dos dedos incluem:

  • Álcoolismo
  • Síndrome de Guillain-Barré
  • HIV
  • Esclerose múltipla
  • Doença de Lyme
  • Sífilis
  • Acidente vascular cerebral (AVC)
  • Vasculite
  • Deficiência de vitamina B12
  • Hanseníase

Leia mais em: Dormência nas mãos e dedos, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Formigamento nas pontas dos dedos, o que pode ser? - Causas comuns, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.