Formigamento no braço: o que pode ser?

Formigamento no braço: o que pode ser?

Sentir o braço dormente pode significar apenas que você o deixou em uma posição errada, mas o formigamento nos membros superiores pode ainda indicar doenças graves, inclusive, é um dos primeiros sinais dos ataques de coração. Para saber mais sobre o que pode ser formigamento no braço, confira as informações que o umComo.com.br reuniu a respeito desse assunto.

Passos a seguir:
1

Quando as pessoas dormem em cima do braço, é comum que ao acordar ele esteja formigando ou mesmo haja sensação de dormência. Isso acontece porque um ou mais nervos dos braços foram pressionados e o fluxo sanguíneo foi prejudicado. Por isso, pode até mesmo ser difícil de mexê-lo nos próximos instantes. No entanto, após mais alguns minutos todos esses sintomas desaparecem. Se o sintoma é causado por dormir em uma posição errada, é possível que tenha se comprimido o conjunto de nervos que recebe o nome de plexo-braquial, que se origina na medula espinhal.

2

O formigamento também pode indicar que o indivíduo fez muito esforço com o seu braço, carregando peso, por exemplo. O sintoma pode aparecer ainda depois de ficar digitando no computador por horas, inclusive, se os braços não estiverem posicionados de modo correto. Lavar e torcer roupas são outras razões para a dormência dos membros superiores. O mesmo pode acontecer com uma manga de roupa muito apertada usada por um longo período de tempo e ao usar joias e demais adereços que apertem o braço. Todas essas situações também podem prejudicar a correta circulação de sangue.

3

O sintoma pode estar associado ainda à hérnia de disco, sendo que nesse caso é comum também que a pessoa sinta dor na nuca, ombros, pescoço e mesmo nos braços. Além disso, se for esse o problema, é possível que o formigamento seja apenas em um dos braços, sendo que a sensação pode chegar aos dedos do mesmo lado. Essa sensação pode ser também um sinal de problema mais grave, inclusive, o início de um ataque cardíaco. Nessa situação, outros sintomas comuns são dor no peito, nas costas, na mandíbula e nos próprios braços.

4

Também pode haver falta de ar, suor frio ou quente, náusea, vômito, palidez e tontura. Quando esses sinais aparecem é preciso buscar com urgência um pronto socorro ou hospital, de preferência, o que estiver mais perto. O braço formigado também pode indicar um AVC - acidente vascular cerebral, outro problema grave que exige atendimento médico urgente. Se for esse o problema, além da dormência no braço, que pode estar em outras partes do corpo, é comum dor de cabeça forte, dificuldade de ficar de pé ou se levantar e mesmo falar e mudanças na visão.

Sugestão: Formigamento nas costas: o que pode ser? - Causas mais comuns

5

Por fim, outra doença que pode provocar o formigamento do braço, principalmente quando o sintoma se irradia para o esquerdo, é a angina. Refere-se ao desconforto ou mesmo dor no tórax, causada em várias situações, como após exercícios pesados, relação sexual, comer demais, em casos de aflição e muitos outros. Quando isso ocorre é porque o fluxo de sangue que emana para o coração está insuficiente. Outros sintomas comuns são respiração difícil e enjoo. É importante buscar ajuda médica para saber qual a causa e tratá-la.

Se este sintoma é acompanhando de dormência nas mãos, confira também o artigo: Dormência nas mãos e dedos, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Formigamento no braço: o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.