Frutas para baixar o colesterol

Frutas para baixar o colesterol
Imagem: areafemenina.net

Manter os níveis de colesterol dentro dos valores considerados normais é algo fundamental para gozar de uma boa saúde cardíaca e desfrutar de uma excelente qualidade de vida. São muitíssimos os riscos que acarreta ter um elevado nível de colesterol ruim no sangue, por isso é imprescindível ter hábitos de vida saudáveis e, sobretudo, prestar atenção no que comemos diariamente. A alimentação tem um papel fundamental na tarefa de manter o colesterol à distância, por isso devem ser priorizados aqueles ingredientes que favoreçam sua redução. Concretamente, neste artigo de umComo mostramos quais são as melhores frutas para baixar o colesterol.

Frutas para baixar o colesterol: maçã

Consumir uma ou duas maçãs diárias proporciona muitos mais benefícios à saúde do que podemos imaginar. Estudos científicos demonstraram que é uma das melhores frutas para baixar o colesterol que existem, já que além de diminuir o colesterol ruim (LDL) favorece o aumento do colesterol bom (HDL). E não é só isso, ela exerce uma ação cardioprotetora mantendo a boa saúde do coração, age contra os radicais livres que causam o envelhecimento celular e é um grande diurético natural. Como você vê, sobram razões para incluir esta deliciosa fruta em sua dieta e começar a notar seus benefícios.

Imagem: lavozdelsandinismo.com

Frutas para baixar o colesterol: cítricos

As frutas cítricas como a laranja, o limão, o grapefruit e a tangerina também estão indicados para reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue. Isto é graças ao seu teor de vitamina C, a qual propicia que o fígado transforme o colesterol em ácidos biliares, além de que seu consumo ajuda as artérias a não ficarem obstruídas, favorece sua elasticidade, melhora a circulação sanguínea e previne o surgimento de problemas cardíacos. Se o sabor ácido impede você de desfrutar destes alimentos de forma direta, não hesite em preparar sucos extraordinários se preferir.

Imagem: pregonagropecuario.com

Frutas para baixar o colesterol: uvas

Se gostar de uvas, está com sorte porque elas contêm importantes propriedades para baixar e controlar o colesterol. Destacam-se por seu alto teor em flavonoides, os quais ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo no organismo, a reduzir o risco de formação de coágulos e prevenir doenças que afetem ao coração.

Imagem: prosimetron.blogspot.com

Frutas para baixar o colesterol: romã

Quando se têm níveis elevados de colesterol no sangue, comer uma romã ou um suco de romã por dia poderia ajudar a reduzir e a evitar o acúmulo de colesterol nas artérias prevenindo a obstrução destas. Além disso, seu destacado teor de polifenóis e antioxidantes tornam-na uma fruta perfeita para proteger a saúde cardíaca. E se você se preocupa com seu peso, deve saber que a romã é muito baixa em calorias e que inclusive ajuda a evitar a retenção de líquidos.

Imagem: diariolaprimeraperu.com

Frutas para baixar o colesterol: kiwi

Se estiver à procura do objetivo de manter seu colesterol nos limites, então o kiwi é uma fruta que não deve faltar em sua alimentação diária. Por conter pectina ajuda a baixar e regular os níveis de colesterol no sangue e impede que este seja absorvido no intestino. Além disso, é indicado para melhorar o trânsito intestinal, favorecer a digestão e evitar a oxidação das células por ser um potente antioxidante.

Imagem: www.panagroup-bg.com

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Frutas para baixar o colesterol, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.