Frutas para limpar o fígado

Frutas para limpar o fígado
Imagem: nutricionsanadn.com

Manter o fígado saudável é fundamental para evitar condições como o fígado inflamado ou gordo, entre outras. Por isso, é importante ingerir frutas e verduras diariamente, que permitam depurar e favorecer as funções de eliminação de toxinas, regular os níveis de gordura e conversão dos alimentos em energia, principalmente. Mas sabemos quais são as frutas mais adequadas para isso? Neste artigo de umComo queremos ajudar você a descobri-lo, não perca e aprenda quais são as melhores frutas para limpar o fígado.

Frutas para limpar o fígado: maçã

As melhores frutas para limpar o fígado são aquelas que possuem um grau elevado de antioxidantes, pois favorecem a eliminação de radicais livres e de gorduras retidas. Neste sentido, a maçã é um excelente antioxidante natural. Seu elevado conteúdo de ácido málico permite prevenir o aparecimento de pedras no fígado e rins graças à quantidade de péctica que a compõe, sendo possível eliminar os metais pesados do nosso organismo. Você pode tomar uma maçã por dia, mas se sofrer de prisão de ventre, lembre-se que este é um alimento adstringente.

Imagem: pixabay.com

Frutas para limpar o fígado: limão

Por sua vez, os cítricos favorecem a depuração do fígado graças às propriedades antioxidantes, além de constituir uma das melhores fontes de vitamina C. Um dos mais destacados para limpar o fígado é o limão. No entanto, nem todos toleram seu sabor intenso, por isso aconselhamos que consulte nosso artigo sobre os melhores sucos para limpar o fígado e prepare uma deliciosa bebida com o suco de limão.

Frutas para limpar o fígado: laranja

Na linha dos cítricos, a laranja destaca-se por ser um potente depurativo natural e favorecer a eliminação de radicais livres, potenciando as funções hepáticas e limpando o fígado. Suas propriedades antioxidantes são ideais, pois além de prevenir doenças relacionadas com o fígado, servem para evitar o aparecimento de tumores e patologias similares.

Frutas para limpar o fígado: toranja

A toranja é composta por enzimas que estimulam o fígado e favorecem a desintoxicação do mesmo. Assim como acontece com as maçãs, é rica em ácido málico e carotenoides antioxidantes, substâncias que a situam como uma das frutas mais eficientes para limpar este órgão tão importante do nosso corpo. Igualmente, seu alto conteúdo em naringenina permite que a toranja tenha a capacidade de decompor os ácidos graxos acumulados no fígado e expulsá-los.

Imagem: fotodes.com

Por que é importante limpar o fígado

Manter o fígado limpo é fundamental para favorecer todas as suas funções e evitar o aparecimento de anomalias como a inflamação hepática, o fígado gordo, cirrose ou congestão hepática. Sua principal função é a de expulsar as substâncias tóxicas do organismo e regular os níveis de ácidos graxos. No entanto, não é a única, já que este órgão tão importante para o nosso corpo também é responsável por metabolizar os carboidratos e proteínas para transformá-los em energia, além de armazenar vitaminas e minerais essenciais para o correto funcionamento do organismo, etc.

Além da ingestão diária de frutas para limpar o fígado, é fundamental tomar a quantidade de água adequada para se manter bem hidratado e seguir uma dieta equilibrada. As infusões são uma opção ideal tanto para manter a saúde hepática como para evitar a retenção de líquidos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Frutas para limpar o fígado, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.