As frutas estão muito presentes em quase todas as dietas equilibradas. Muitas são baixas em calorias e promovem a perda de peso, mas há outras cujo conteúdo calórico é superior e podem promover o aumento de peso. Isso não significa que deixem de ser saudáveis, mas você deve comê-las em quantidades menores se não quiser engordar. Embora tudo dependa do seu estilo de vida e do seu gasto energético diário.
Abacate, coco, banana, uva, figo e caqui são algumas das frutas que mais engordam. Por isso, é muito importante ajustar sua dieta para incluí-las, apreciá-las e manter uma boa forma física. Para saber as frutas que mais engordam e descobrir como incluí-las na dieta, continue lendo este artigo do umCOMO.
Abacate
É uma fruta muito rica em gorduras monoinsaturadas saudáveis, minerais como magnésio e potássio e vitaminas C, E e K. Seu aporte calórico é alto: quatro colheres de sopa equivalem a aproximadamente 90 calorias. Proporciona grandes benefícios para a saúde, como a melhoria do trânsito intestinal, o cuidado do coração e o controle dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, ajuda a manter o cabelo e a pele saudáveis.
Você pode consumir abacate para perder peso, se for em pequenas quantidades, ou para ganhar peso, se consumir em maior quantidade. Para comer abacate sem ganhar peso, você deve ingerir no máximo duas colheres de sopa por dia, incluindo-o, por exemplo, em saladas, sobremesas ou batidos com vegetais.
Coco
A parte branca do coco, ou seja, a polpa, é rica em gorduras saturadas e a água de coco é rica em minerais e carboidratos, sendo uma bebida isotônica natural. 100 gramas de polpa desta fruta fornecem 406 calorias.
Se você deseja consumir coco sem ganhar peso, faça-o em pequenas quantidades e com moderação. Você deve ingerir no máximo duas colheres de sopa (30 ml) de óleo de coco ou duas colheres de sopa de coco ralado. Você também pode tomar meia xícara de leite de coco ou 30 gramas de polpa por dia para obter seus benefícios sem ganhar peso.
Banana
A banana é uma fruta que contém uma grande quantidade de carboidratos. 100 gramas fornecem 104 calorias. Além disso, é rica em potássio e magnésio, o que contribui para a prevenção de cãibras musculares, bem como para a redução da pressão arterial. Graças ao seu teor de triptofano, ajuda a melhorar o humor.
A banana também é um bom alimento para regular o intestino, pois é rica em fibras. Para comê-la sem engordar, o mais adequado é comer uma banana por dia. Pode ser de diferentes formas, como polvilhá-la com canela, adicionar uma colher de aveia ou combiná-la com gorduras saudáveis, como uma colher de manteiga de amendoim, frutos secos, sementes de chia ou linhaça.
Contamos mais se banana engorda ou emagrece, neste artigo.
Uva
Esta fruta é rica em carboidratos que contêm um índice glicêmico moderado, principalmente as uvas vermelhas. O consumo excessivo favorece o aumento do açúcar no sangue. 100 gramas de uvas fornecem cerca de 50 calorias.
Por isso, você deve comer uvas em pequenas quantidades. No umCOMO, recomendamos consumir 17 unidades se forem pequenas ou 12 grandes, com a casca incluída, para que o seu teor de fibra seja maior.
Figo
O figo é uma fruta com propriedades digestivas fantásticas, pois contém cradina e tem um alto teor de fibras que ajudam a melhorar o trânsito intestinal. 100 gramas de figos fornecem 41 calorias, principalmente devido aos carboidratos, por isso não deve comê-los em excesso se não quiser ganhar peso.
A quantidade ideal de figos é de dois figos médios por dia. É melhor consumi-los frescos e não como frutos secos, pois assim o seu conteúdo calórico dispara.
Recomendamos que leia este outro post sobre os figos: propriedades, benefícios e contraindicações.
Caqui
Um caqui médio contém cerca de 80 calorias, principalmente devido aos seus carboidratos. Para encaixá-lo bem na sua dieta, opte por caquis médios ou pequenos e coma-os com a casca, pois é a parte da fruta com maior teor de fibra, algo importante se você deseja manter estáveis os níveis de açúcar no sangue e reduzir os estímulos à produção de gordura.
Neste link, você poderá saber mais sobre o caqui: propriedades, benefícios e contraindicações para a saúde.
Frutas desidratadas
Frutas secas, como figos secos, passas e damascos secos, são desidratadas. Elas têm um índice glicêmico mais alto, o que favorece o aumento do açúcar no sangue. Além disso, são ricas em calorias.
Se você quiser comê-las sem afetar seu peso, faça-o em pequenas quantidades e combinando-as com proteínas, fibras e gorduras boas. Dessa forma, você evitará que o açúcar no sangue aumente demais.
Manga
A manga é rica em carboidratos. 100 gramas contêm cerca de 60 calorias. Seu consumo traz benefícios para a saúde, como melhorar a saúde intestinal, ser rica em antioxidantes, melhorar o sistema imunológico devido ao seu teor de vitamina C e promover a saúde da pele, do cabelo e da visão.
A porção adequada de manga para consumir é meia xícara ou metade de uma manga pequena por dia. Se for grande, coma um quarto.
Frutas em calda
As frutas em calda costumam ter o dobro ou até o triplo das calorias em comparação com as frutas frescas. Isso acontece porque a calda é preparada com açúcar, o que lhe confere muito mais calorias.
Se você quer perder peso ou não engordar, deve evitar o consumo excessivo desse tipo de fruta. O consumo deve ser sempre ocasional e após escorrer a calda, pois o suco da calda é muito calórico.
Açaí
Esta fruta contém muitas calorias, em comparação com outras frutas, devido ao seu teor de carboidratos e, principalmente, se você adicionar açúcar à polpa, xarope de guaraná ou outros produtos usados para melhorar o sabor. 100 gramas de polpa de açaí fornecem cerca de 58 calorias. Para consumi-la sem afetar seu peso, faça-o em pequenas quantidades e evite adicionar produtos industrializados, como leite condensado, que servem para melhorar o sabor, mas fornecem muito mais calorias.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Frutas que mais engordam: como incui-las na dieta, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.