Garganta arranhando, o que pode ser?

Garganta arranhando, o que pode ser?

Quando sentimos dor em qualquer parte do nosso corpo ficamos preocupados, como é normal. Nem sempre se deve a uma doença, é simplesmente uma dor ocasional, mas ainda assim devemos tratar e cuidar dela. Uma das dores mais comuns, sobretudo quando chega o frio, é a dor de garganta. A garganta é um tubo que transporta a comida até ao esófago e o ar à traqueia e à laringe e, o seu nome médico é faringe. Uma dor na faringe pode ter diversas causas, mais ou menos graves. E, hoje no umCOMO vamos lhe explicar o que pode ser garganta arranhando e como pode resolver o problema.

Causas comuns da garganta arranhando

Já alguma vez aconteceu com você comer peixe e ficar uma espinha presa na garganta? É algo bastante incômodo. Uma coisa tão pequena como uma espinha de peixe pode causar uma irritação na nossa garganta.

É normal neste caso sentir picadas na garganta na zona onde ficou presa. A espinha nota-se no momento e pode beber água ou pão para tentar tirá-la. Mas mesmo que consiga tirá-la, pode ficar com irritação na garganta e doer-lhe durante uns dias.

Se não conseguir tirar a espinha e não for muito incômoda, sentirá arranhar na garganta durante alguns dias até desaparecer. Quando é muito incômoda e não a consegue tirar, o melhor é ir a um médico para a eliminar.

Outra das causas comuns que podem fazer com que a garganta arranhe é o resfriado, aliás este costuma ser um dos primeiros sintomas.

Um ambiente seco também pode causar picadas na garganta. Quando há muita contaminação é normal a faringe secar e causar tosse, coceira ou dor.

Por vezes, quando dizemos que temos acidez é porque os ácidos do estômago ou outros conteúdos sobem pelo tubo alimentar (esófago). A acidez produzida pela regurgitação dos líquidos ou inclusive comida pode irritar a nossa garganta, provocando picadas na mesma.

Alergia

Muitas alergias começam com dor de garganta que pode se manifestar em forma de picadas. De fato, muitas pessoas que sofrem de alergias costumam descrevê-las como picada ou coceira na garganta. Se, além disso, tiver outros sintomas próprios da alergia como a coceira nos olhos, sinusite ou coceira nos ouvidos, o mais provável é ter alergia a algo que ingeriu, tocou, etc.

Também pode aparecer só a dor de garganta na alergia ou a sensação de que esta se fecha e não pode respirar. Isto acontece em casos graves e normalmente nas alergias a alimentos ou medicamentos.

Faringite

A faringite é uma inflamação da garganta que pode ser provocada por um vírus ou uma bactéria. Também se conhece como faringite a dor de garganta em si. Os sintomas de uma dor de garganta podem variar dependendo da causa, mas os mais comuns são:

  • Dor na faringe ou coceira.
  • Dor ao engolir.
  • Dificuldade para engolis os alimentos (disfagia).
  • Secura.
  • Dor ou inflamação das glândulas do pescoço ou mandíbula.
  • Amígdalas vermelhas ou inchadas.
  • Manchas brancas nas amígdalas (o que significa que têm pus)-
  • Voz rouca.

Se ocorrer por alguma condição pode dar lugar a outros sintomas como febre, corrimento nasal, dor no corpo e mal-estar geral ou inclusive náuseas e vômitos. O mais comum é uma faringite aguda, a dor ocasional ou devido a uma condição, mas também pode ocorrer uma faringite crônica, ou seja, uma dor ou inflamação da garganta persistente no tempo ou frequente.

A faringite pode ser viral ou ocorrer devido a alguma bactéria. Quando é viral as doenças que a causam podem ser: resfriado comum, gripe, mononucleose, sarampo, varicela ou crupe, que é uma doença comum em crianças caraterizada por uma tosse seca. Se for causada por uma bactéria pode ser uma faringite estreptocócica (bactéria estreptococo) ou a coqueluche.

Também pode se dever a problemas comuns como um resfriado ou alergia, como vimos, ou inclusive a uma refluxo gástrico.

Bactéria estreptococo

A faringite estreptocócica é uma infecção bacteriana da garganta que costuma ocorrer em crianças e adolescentes durante o ano escolar quando estão em contato com outras crianças. É causada pelas bactérias estreptococos do grupo A que se propagam através da saliva infetada e do corrimento nasal.

Pode se transmitir pelo contato ou pelo ar. Os sintomas são náuseas, calafrios, dor de cabeça, perda de apetite e vermelhidão ou manchas brancas na garganta. As crianças também podem ter fadiga ou gânglios inflamados. Para a detetar o médico terá de fazer uma cultura e o tratamento é realizado com antibióticos.

Amigdalite

A amigdalite é uma inflamação das amígdalas que são uns gânglios linfáticos que se encontram na parte detrás da boca e no princípio da garganta. Pode ocorrer devido a uma faringite ou alguma condição viral ou bacteriana. De fato, é muito comum a amigdalite estreptocócica que se produz, tal como este tipo de faringite, pela presença de estreptococos no organismo e é muito contagiosa.

A amigdalite causa dor na garganta que pode se manifestar em forma de picadas. Dependendo da causa, a febre também também pode acompanhar a condição.

Coqueluche

A coqueluche é uma doença bacteriana e contagiosa que afeta o sistema respiratório. O seu principal sintoma é uma tosse forte que pode causar dificuldade ao respirar. Os seus sintomas são parecidos aos de um resfriado comum, por isso é muito fácil confundi-los. Se sente picadas na garganta, juntamente com uma voz forte é recomendável consultar o médico para descartar esta condição.

Câncer na faringe

A garganta arranhando costuma ser um sintoma de doenças mais comuns como as que vimos até agora, no entanto se também notar um pequeno nódulo é importante consultar o médico.

Os sintomas de câncer na faringe são: dor de garganta, gânglios inflamados, rouquidão e dificuldade para engolir. O câncer na faringe é mais comum em pessoas que fumam. No entanto, se tem dor de garganta ou picadas não se assuste, o mais provável é ser alguma condição comum. Consulte o seu médico para lhe fazer um diagnóstico adequado.

Remédios caseiros para a dor de garganta

Dependendo da doença que causar as picadas na garganta, o tratamento será um ou outro. No entanto, vamos lhe mostrar alguns remédios caseiros para a dor de garganta que pode fazer para diminuir este incômodo:

  • Gargarejos: é um remédio caseiro clássico mas muito útil. Dissolva uma colher de sopa de sal em uma xícara de água e faça gargarejos com o líquido.
  • Caramelos: os mais comuns são os de mel e limão, que funcionam muito bem devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Nas farmácias também vendem caramelos específicos. Os refrescantes, como a menta, também ajudam a acalmar a dor.
  • Beber muito líquido: é algo muito importante sobretudo quando a causa é a secura da garganta devido ao ambiente ou a uma alergia.
  • Uma colher de sopa de mel: como referimos, o mel é anti-inflamatório e, por isso tomar uma colher de sopa de mel pode ajudar a minimizar os incômodos.

Leia também: Sensação de 'bolo na garganta', o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Garganta arranhando, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.