Grávida pode fazer tatuagem?


Durante uma gravidez o corpo da mulher passa por uma grande série de mudanças, nesse momento vários cuidados devem ser tomados pela gestante, e as decisões tomadas nesse momento da vida precisam de ser muito bem pensadas. Será aconselhável fazer uma tatuagem na gravidez? No umComo você vai encontrar essa resposta hoje e descobrir se uma mulher grávida pode fazer uma tatuagem.
Médicos especialistas recomendam que mulheres grávidas não façam tatuagens no seu corpo. O aconselhado é que as gestantes aguardem o nascimento e o prazo de amamentação do bebê para só depois realizar uma tatuagem em seu corpo.

Muitos são os motivos apontados para se evitar a tatuagem durante a gravidez. Alguns as pessoas acreditam outros não. Vamos ver então alguns deles.
O sistema imunológico de uma mulher grávida fica menos fortalecido durante a gestação, não sendo assim tão eficiente no combate, isso pode acabar causando infecções no local onde foi feita a tatuagem.
A gestante pode correr o risco de durante o processo da tatuagem ser contaminada caso o material utilizado não esteja esterilizado ou não seja descartável. Um dos grandes riscos é a contaminação com vírus como o da Hepatite B e C e o HIV, por isso mulheres não devem fazer tatuagem durante a gravidez.
Durante a gravidez o corpo da mulher passa por grandes mudanças, dessa maneira as chances das tatuagens ficarem deformadas após o fim da gravidez é bastante possível, principalmente se a gestante tiver um grande ganho de peso durante a gestação. Assim aconselhamos que evite tatuagens durante a gravidez.
Problemas ainda podem aparecer durante o processo de cicatrização da tatuagem, isso acontece porque ocorrem alterações durante o processo de cicatrização da gestante, isso pode resultar em problemas como queloide, melanócitos e algumas células que dão pigmentos para a pele podem acabar não atuando como o habitual e então acabar deixando a gestante com a sua tatuagem com uma aparência indesejada devido a má cicatrização.
Ainda não se sabe ao certo se a tinta usada para fazer a tatuagem pode trazer algum efeito colateral no feto, a tinta usada possui alguns componentes químicos que fazem mal à gestação pois o fato do feto estar em desenvolvimento o torna mais sensível e necessário de cuidados por parte da gestante.
Mesmo que a tatuagem que você deseja fazer durante a sua gravidez seja uma tatuagem de Henna é importante ter cuidado, pois a tatuagem de henna pode não conter Henna pura, o que pode acabar lhe causando efeitos colaterais como alergias por ser um produto preparado com componentes químicos.
Com todas essas dicas agora você já sabe que deve evitar uma tatuagem enquanto espera um bebê. Durante esse tempo você poderá escolher bem a tatuagem que deseja fazer para realizar a sua tatuagem após desmamar seu bebê. Evite correr riscos, e lembre-se que mulher grávida não pode fazer tatuagem. Após concluir o importante prazo de amamentação do bebê a gestante está liberada para realizar a sua tatuagem livre de possíveis complicações.
Leia também: O que não se pode comer quando faz tatuagem
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Grávida pode fazer tatuagem?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.