Grávida pode usar piercing no umbigo?

Grávida pode usar piercing no umbigo?

Muitas mulheres antes de engravidarem já possuem piercing e se perguntam se quando grávidas podem usar piercing no umbigo. A resposta para essa pergunta varia de obstetra para obstetra, mas o UmComo te dá algumas explicações sobre essa frequente dúvida.

Passos a seguir:
1

Se você está grávida e ainda não colocou piercing no umbigo, mas pretende por, é melhor adiar essa vontade para depois do parto. Pode ser chato esperar, mas a explicação para ter que adiar é o furo. O furo do piercing costuma ser o mais problemático, mesmo que já não haja mais piercing. Pois a pele da barriga estica muito e o furo continua esticando também, ou seja, o risco de ocorrer uma infecção no local do furo é muito grande. Por isso se você não colocou piercing ainda, espere mais um tempo e o faça de modo seguro após o parto.

2

Se você está grávida e já tem piercing no umbigo, converse com o seu médico, pois a resposta de cada médico varia muito. Alguns certamente indicarão para que se retire o piercing imediatamente para que possa haver cicatrização, ou seja, o mesmo problema do tópico anterior. É esperar para o furo cicatrizar e não gerar problemas de infecção por causa da pele da barriga esticando.

Já outros médicos poderão permitir que você continue usando piercing até a 24ª semana de gestação com sorte, mas depois será necessário retirar.

Outros médicos talvez se pautem pelo tamanho da barriga e não pelas semanas de gestação. Pois quanto maior a barriga, mais difícil fica de sentir-se confortável com o piercing.

3

A grande preocupação dos médicos é que o furo, ao esticar-se junto com a pele, gere infecções e para uma mulher gestante isso é muito preocupante.

O recomendado para quem já possui o piercing no umbigo é que se retire o quanto antes para que haja tempo suficiente para que o furo cicatrize.

Se o furo não cicatrizar a tempo do parto, muitos cuidados terão que ser tomados até lá. Cabe a você informar-se melhor com o seu médico sobre como manter o local limpo.

Leia também: Como tratar um piercing no umbigo inflamado

4

Outro ponto, talvez o mais óbvio de todos, é que numa cesária não se pode ter piercing. Tanto pelo perigo de infecção quanto pelo risco de que o brinco pare dentro da barriga da mulher. Isso seria um grande absurdo.

Veja também: O que não se pode comer após colocar piercing no umbigo

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Grávida pode usar piercing no umbigo?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.