Hipersensibilidade nos seios o que pode ser?

Hipersensibilidade nos seios o que pode ser?
Imagem: wisegeek.com

A hipersensibilidade é uma sensação que nos incomoda muito. Nas mulheres, esse sintoma ocorre muitas vezes na região das glândulas mamárias, os seios, podendo indicar problemas sérios ou questões corriqueiras. Desde questões hormonais até problemas de formação, a hipersensibilidade e a dor nos seios pode nos dizer muita coisa acerca da nossa saúde. Nesse artigo desenvolvido por umComo, buscaremos desvendar e solucionar os teus questionamentos sobre o que pode ser a hipersensibilidade nos seios. Continue lendo e entenda o desenrolar da questão.

Passos a seguir:
1

A hipersensibilidade nos seios geralmente possui fundo hormonal, graças a questões inerentes ao organismo feminino. Como na região dos seios se situam as glândulas mamárias, o inchaço e a hipersensibilidade podem acontecer graças à alta produção de hormônios. Existem alguns casos em que isso é muito comum, como por exemplo:

  • Durante a puberdade, pois os seios estão crescendo e os hormônios do sexo estão a desenvolver-se. A progesterona e o estrogênio estão sendo produzidos a todo o vapor nessa fase da vida das mulheres, e isso pode causar inchaço, hipersensibilidade e dor nas mamas.
  • Nas vésperas e no momento do período menstrual, em que se consolida a maior efervescência das hormonas no corpo feminino, pois os ovários se organizam para a expelição do tal óvulo através de alterações no sistema endócrino, tornando os seios doloridos.
  • Durante a gravidez, quando há uma readaptação hormonal no corpo para receber. Nos primeiros três meses de gestação há um exponencial crescimento dos seios, que deixam as mamas hipersensíveis e desconfortáveis para as mulheres grávidas. Em conseguinte, durante o período pós-natal, é verificável e verossímil a existência de hipersensibilidade nas mamas graças à lactação, ou seja, ao processo de preparação para amamentação.

Leia o nosso artigo sobre Quais são as causas da dor nos seios para saber mais sobre o assunto.

2

Deve-se observar também a presença de cistos na região das mamas. Os cistos nas regiões mamárias devem ser foco de sua atenção pois estes cistos podem ser anomalias e se tornarem, no futuro, em um cancro de mama. O autoexame de constante toque em seus seios é um método de se prevenir, pois esses cistos que causam dor, se observados em estado inicial podem facilitar o tratamento de câncer de mama. Essa é uma das piores coisas que a hipersensibilidade nos seios pode apontar.

Imagem: meninadeargola.com.br
3

A hipersensibilidade, a dor e o inchaço nos seios podem ser sintomas de uma doença chamada mastite. A mastite é a inflamação das glândulas mamárias. Ela geralmente acontece no momento da amamentação, quando o leite "seca" dentro das mamas, sendo esta chamada de mastite puerperal. Há também a mastite causada por bactérias, que é percebida pelo desconforto a longo prazo e pela mudança na coloração dos seios.

Leia o nosso artigo sobre Quais são os sintomas da mastite para saber mais sobre o assunto.

4

É necessário consultar um médico quando você sentir a hipersensibilidade e o incômodo nos seios e não estiver nas situações de descontrolo hormonal. Vá ao seu ginecologista e solicite alguns exames ginecológicos para ele orientar o tratamento e a solução desse desconforto nos seios. A orientação de um profissional especialista na área sempre será a mais sensata e assertiva.

Imagem: cantuemfoco.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Hipersensibilidade nos seios o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.