Incômodo na garganta, o que pode ser? - 6 causas possíveis

Incômodo na garganta, o que pode ser? - 6 causas possíveis

Pode ser uma inflamação, ansiedade ou até câncer na laringe. A garganta é uma região sensível e muito propícia e incômodos, dores e rouquidão, sendo o incômodo na região uma das principais reclamações ouvidas por médicos por ser sintoma de diversos problemas de saúde, principalmente em épocas de frio, quando doenças do trato respiratório como a gripe são mais comuns. Geralmente sentir incômodo na garganta não é motivo de preocupação e até mesmo uma queda de temperatura pode causá-lo, entretanto, por vezes o incômodo nessa região é um dos primeiros sinais de algo mais sério, principalmente quando se sente algo na garganta que não desce. Se você está com incômodo na garganta e quer descobrir o que pode ser, esse artigo do umCOMO te mostra as possibilidades e como aliviar o sintoma.

Sensação de algo na garganta, o que pode ser?

1. Amigdalite

As amídalas ficam no início da garganta e fim do céu da boca, essas estruturas têm função de processar bactérias que entram em contato com nosso corpo pela boca (seja por alimentação ou pelo ar) e assim nos ajudar a desenvolver anticorpos para combates infecções, entretanto, por vezes as próprias amígdalas acabam infeccionando. Quando se tem amigdalite é muito comum que se sinta incômodo na garganta como se tivesse algo preso porque de fato têm, são as próprias amígdalas que aumentam de tamanho, além disso, geralmente quando se tem amigdalite os gânglios do pescoço aumentam da tamanho e também se sente muita dificuldade para engolir. Para tratar da amigdalite é necessário tomar antibióticos específicos por 10 dias.

2. Ansiedade

Pode parecer estranho, mas é possível sentir algo na garganta em razão da ansiedade, isso porque a ansiedade libera um hormônio chamado cortisol, capaz de gerar sufocamento parcial e outros sintomas como dor no peito, aumento da pressão arterial, suor e vermelhidão. Outras doenças psicológicas como a depressão e principalmente a síndrome do pânico também são capazes de gerar esses mesmos sintomas. Doenças psicológicas são coisa séria e, caso você suspeita estar sofrendo com alguma delas, procure urgentemente um psiquiatria. Saiba como reconhecer uma crise de ansiedade.

3. Câncer

Ter sensação de algo na garganta e tosse pode ser sinal de câncer na laringe, nesses casos geralmente é possível perceber alterações físicas claras como a alteração na voz, muita irritação e tosse, inchaço no pescoço e dor. É comum que pessoas com câncer na laringe sintam sensação de cabelo na garganta, pessoas com HPV e fumantes são mais propensa e desenvolver a doença.

4. Inflamação

Mais comum do que as outras causas a inflamação na garganta causa sensação de espinho na garganta, nessas casos basta tomar bastante água e utilizar balas e sprays para garganta que em dias a situação será normalizada. Apesar de sintoma simples, é necessário que se cuide da inflamação na garganta pois, caso contrário, ela pode facilmente evoluir para uma infecção por vírus ou bactéria, visto que a inflamação fragiliza a região e a deixa mais propensa a ser infectada por invasores. Para evitar que isso aconteça, veja nesse artigo receitas de remédios caseiros para dor de garganta.

5. Vermes

Incômodo na garganta pode ser verme, os vermes não têm lugar certo para se desenvolver, entretanto, costumam se alojar no sistema digestório, principalmente no intestino e estômago e, por vezes, acabam subindo, dando sensação de cabelo na garganta.

6. Esofagite

Essa doença é a inflamação do esôfago que pode vezes causa refluxo, dando sensação de algo preso na garganta. Por vezes a esofagite é causada por algum invasor como vírus e bactérias, além disso, também é possível desenvolver a doença em razão de machucados causados pela ingestão de alimentos ou então de medicamentos. A esofagite causa também dificuldade ao engolir, dor de garganta e perda de apetite.

Como aliviar incômodo na garganta (irritações e inflamações)

Em casos específicos como ansiedade é necessário recorrer urgentemente a um médico especialista para que você seja tratado adequadamente, entretanto, na maior parte das vezes o incômodo na garganta é causado apenas por uma irritação ou então por inflamação. Nesses casos mais brandos, existem métodos muito eficazes para te ajudar a recuperar sua garganta, esses métodos são:

  • Tome chá quente com mel, limão e gengibre: chás quentes dão sensação de alívio em dores de garganta, além disso, a combinação de mel, limão e gengibre é ótima para sua recuperação.
  • Evite lugares secos e frios: algumas pessoas são muito sensíveis às mudanças de temperatura, por isso, evite lugares frios e principalmente lugares secos, já que a secura do ar pode também ressecar a mucosa de sua garganta.
  • Se alimente com vitamina C: a vitamina C é elemento essencial para manter seu sistema imunológico bem e evitar doenças do trato respiratório como gripe e pneumonia, doenças que causam incômodo na garganta. É possível tanto selecionar alimentos ricos na vitamina como também comprar em farmácias a vitamina para ser diluída em água e tomada.
  • Beba água: manter a garganta hidratada é essencial para se livrar de tosses e incômodos na região, além disso, caso você esteja com a garganta irritada em razão de vírus ou bactérias, tomar água ajuda a eliminá-los do seu corpo.

Leia também: Sensação de algo preso na garganta, o que pode ser?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Incômodo na garganta, o que pode ser? - 6 causas possíveis, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.