Partilhar

Indicações do uso externo da argila

Por Redação umCOMO. Atualizado: 21 fevereiro 2020
Indicações do uso externo da argila

Existem diferentes tipos de argila; trata-se de um material natural constituído por minerais em forma de grãos. Possui diversas colorações em função da sua impureza, sendo branca quando é pura. A origem da argila é devida à decomposição de rochas.O uso terapêutico da argila remonta à época dos egípcios clássicos e outros médicos. No entanto, foram os naturopatas alemães que mais contribuíram para colocar a argila no lugar de honra que lhe corresponde dentro dos tratamentos naturais.A argila pode ser aplicada tanto interna como externamente. Neste artigo de umComo.com.br contamos para você as indicações do uso externo da argila.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Os benefícios do uso da argila
Passos a seguir:
1

A argila é usada externamente nos casos de abscessos, carbúnculos ou infecção aguda nos dedos. Nestes casos são aplicadas cataplasmas frias e muito grossas, de um a dois centímetros.

2

Também são usadas nos casos de feridas, úlceras e tumores superficiais, atuando da mesma forma anterior. Além disso, você também pode ajudar a dissolver tumores benignos, evitando muitas intervenções cirúrgicas.

3

Outra aplicação externa da argila é nos casos de picadas de insetos. Nestes casos a cataplasma fria atua como absorvente das toxinas, refresca e desinfeta a área afetada.

4

Nas queimaduras também é possível aplicar argila. A cataplasma de argila resolve e cura o problema sem deixar quase cicatriz. O modo de aplicar a argila consiste em colocar a cataplasma fria sobre uma gaze, e renová-la cada hora.

5

Outra indicação do uso externo da argilaé nas fraturas ósseas quando esta já esteja reduzida, fixada e estabilizada. É melhor engessar com argila que com gesso, pois o gesso só imobiliza o membro, enquanto a argila atua ativamente através das suas radiações vitalizantes e suas qualidades absorventes na união e solda dos ossos afetados.

6

Outro uso da argila é em forma de cataplasmas no baixo-ventre. Nestes casos são úteis no fim da gravidez e após o parto. Porque se for aplicada quente em cima da região lombar, ajudam a suportar as dores de acomodação do feto.

7

Além disso, as cataplasmas de argila também podem ser aplicadas no baixo-ventre na maioria das alterações funcionais e casos de febre. Desta forma, começa-se a regular o processo digestivo. Em caso de febre alta, deve-se alternar as cataplasmas no baixo-ventre com um banho de assento frio e aplicações locais de argila na nuca da pessoa doente.

8

Nos casos de lumbago, nefrite, artrite, descalcificações ósseas ou bronquite, devem ser aplicadas cataplasmas de argila quente nas regiões lombar, dorsal ou pulmonar.

9

Nas contusões, golpes e feridas aplicar cataplasmas frias de um a dois centímetros de espessura. Assim você ajuda a absorver corpos estranhos que a ferida possa conter.

10

Na maioria dos problemas dermatológicos, a argila resolvequase todos os casos. Principalmente os casos de acne, eczemas, furúnculos, carbúnculo; também pode ser usada em forma de máscara para limpar e deixar a pele mais bonita.

11

Outra indicação externa do uso da argila é nos casos de varizes nas pernas. Nestes casos, deve-se aplicar cataplasma fria sobre a parte afetada e quando secar, lavar e repetir a operação. A argila em pó pode ser amassada com um cozimento de tanchagem, cavalinha ou de casca de carvalho. E a ação pode ser completada com banhos de assento com um cozimento de casca de carvalho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Indicações do uso externo da argila, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre Indicações do uso externo da argila

Indicações do uso externo da argila
Indicações do uso externo da argila

Voltar ao topo da página