Infecção urinária dá febre?

Infecção urinária dá febre?

Sim, a febre é um dos sintomas da infecção urinária moderada ou grave. A infecção do trato urinário, também chamada de infecção urinária, é uma mazela bastante comum que pode atingir diversas partes do trato urinário. Ainda que que homens também estejam aptos a desenvolver o problema, a infecção é mais comum em mulheres pois a uretra de mulheres é menor e facilita a entrada das bactérias causadoras de infecção urinária, assim que entram no corpo, chegam à bexiga, onde se multiplicam e geram sintomas desagradáveis. Se você quer saber mais sobre o tratamento, sintomas e se infecção urinária dá febre, entenda todas essas informações nesse artigo do umCOMO.

Infecção urinária: tipos

A infecção urinária pode atingir qualquer parte do trato urinário e recebe diferentes designações de acordo com o local atingido. Os tipos de infecção urinária são:

  • Cistite: a cistite ocorre quando a infecção atinge a bexiga, geralmente a cistite é causada por bactérias provenientes do trato gastrointestinal e é mais comum em mulheres pela proximidade entre a uretra e o ânus, tornando fácil a locomoção das bactérias até o trato urinário. A cistite pode ser causada por falta de higienização adequada e também pelo sexo.
  • Uretrite: a uretrite ocorre quando a infecção atinge a uretra, além das bactérias originárias do trato gastrointestinal, outro causador comum da uretrite são as doenças sexualmente transmissíveis. Doenças como a herpes, candidíase, HPV, entre outras DSTs são causadoras de irritações e inflamações na região, o que facilita a entrada de bactérias e o desenvolvimento de infecções urinárias. Além disso, a infecção urinária é contagiosa, sendo assim, quando se tem relações sexuais desprotegidas com alguém contaminado, as chances de se adquirir a doença são grandes.
  • Pielonefrite: a pielonefrite é, entre as infecções urinárias, a mais grave pois ocorre quando não há tratamento inicial da infecção e as bactérias acabam se espalhando até atingir um ou ambos rins. Ainda que seja séria, ainda é possível tratar a pielonefrite, entretanto, caso não seja feito tratamento adequado, a infecção pode piorar, já que as bactérias podem atingir até mesmo a corrente sanguínea e causar uma infecção generalizada, o que pode ser letal. Além da possibilidade de infecção generalizada, quando a pielonefrite atinge seu ápice, os rins podem sofrer danos irreversíveis.

Infecção urinária: sintomas

Os sintomas da infecção urinária dependem do nível de seriedade em que a doença está, ou seja, caso o infecção já tenha atingido os rins ou até mesmo a corrente sanguínea, os sintomas serão mais sérios. Os sintomas comuns da infecção urinária são:

  • Ardência e dor ao urinar;
  • Vontade insaciável de urinar, ainda que a bexiga esteja vazia;
  • Urina com sangue;
  • Vontade incontrolável de urinar, fazendo com que por vezes a pessoa infectada urine antes de conseguir chegar ao banheiro;
  • Febre moderada;
  • Dor ao realizar relações sexuais.

Quais são os sintomas de infecção urinária nos rins?

Além dos comuns acima citados, os sintomas são:

  • Dor nas costas, próxima aos rins;
  • Febre alta;
  • Sangue na urina e no sêmen, no caso de infecção urinária no homem;
  • Calafrios;
  • Ânsia de vômito;
  • Corrimento.

Quais são os sintomas de infecção urinária grave?

A infecção urinária grave é justamente aquela que já atingiu os rins, sendo assim, seus sintomas são os descritos acima para infecção urinária nos rins.

Infecção urinária: causas

Infecções urinárias ocorrem principalmente quando bactérias do trato gastrointestinal chegam ao trato urinário por via da uretra. As causas da infecção são:

  • Má higienização: pela proximidade da uretra com o ânus, a má higienização pode ocasionar num deslocamento das bactérias das fezes até a uretra, quando isso acontece as bactérias chegam até o interior do trato urinário e ocasionam na infecção.
  • Relação sexual: em relações sexuais, principalmente nas desprotegidas, há troca de fluídos e, consequentemente, de bactérias. Por isso é muito comum que se desenvolva infecção urinária em razão de relações sexuais, para evitar, é recomendado que mulheres sempre façam higienização da vagina após relações sexuais e também que urinem, visando expelir bactérias que possam ter entrado pela uretra.
  • Contato com superfícies sujas: bancos ou banheiro públicos estão infectados com milhões de bactérias provenientes de diversas pessoas, por isso, é recomendável que ao utilizar um banheiro público a pessoa não entre em contato direto com o assento, diminuindo as chances de contágio.
  • Doenças sexualmente transmissíveis: as DTSs são capazes de irritar as mucosas dos órgãos genitais e também de diminuir a proteção natural da região, aumentando as chances e contágio por bactérias que causam a infecção urinária.

Infecção urinária: tratamento

Por ser uma doença causada por bactérias, o tratamento de infecção urinária costuma ser feito com antibióticos, sendo o mais comum a Amoxicilina, entretanto, existem diversos outros antibióticos específicos para infecções urinária que também curam a doença. A escolha do antibiótico é feita pois esses medicamentos são capazes de matar as bactérias e já causar alívio nos sintomas após os primeiros dias de uso. É importante que o paciente inicie e termine o tratamento com antibióticos ainda que os sintomas já tenham desaparecido, pois a interrupção do tratamento pode causar a volta da doença.

Uma questão muito comum que surge quando tratamento de antibióticos é: posso beber tomando antibióticos? A resposta para essa questão é: não. Para saber mais clique no link e veja todas as informações necessárias para não atrapalhar seu tratamento e se livrar a infecção!

Infecção urinária: o que tomar?

Como já dito, o tratamento ideal para infecção urinária é o antibiótico, entretanto, esses medicamentos são receitados e não podem ser comprados sem que antes haja uma consulta médica. Além dos antibióticos, remédios para dor também são recomendados para ajudar a controlar os sintomas de incômodo físico, para isso também é possível fazer tratamento caseiro para infecção urinária, o que não substitui o antibiótico mas pode ajudar bastante.

Para saber como fazer o tratamento caseiro, veja como fazer remédio para infecção urinária com vinagre.

Quanto tempo leva para curar uma infecção urinária?

Quando receitado, o tratamento com antibióticos costuma durar 7 dias nos quais o paciente deve tomar o medicamento ininterruptamente a cada 8 horas. Apesar da duração de 7 dias do tratamento, logo após os primeiros 2 dias já é possível sentir grande diferença e alívio nos sintomas.

Como prevenir a infecção urinária

  • Beba bastante água;
  • Faça higienização dos órgãos genitais após relações sexuais;
  • Urine após relações sexuais;
  • Não segure a urina ao sentir vontade de urinar.

Leia também: Posso ter sexo com infecção urinária?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Infecção urinária dá febre?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.