Tratamento de Influenza

Influenza - sintomas e tratamento

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 24 agosto 2020
Influenza - sintomas e tratamento

A gripe é uma infecção viral do trato respiratório que afeta milhões de pessoas todos os anos, especialmente nas épocas de clima frio. É provocada por um vírus chamado Influenza que possui alta transmissibilidade e se espalha com facilmente, podendo ser dividido em três tipos: Influenza A, Influenza B e Influenza C. O vírus Influenza A é o mais comum, apresentando vários subtipos que podem infetar aves, pessoas e outros mamíferos. Podendo sofrer mutações de tempo a tempo, o Influenza é responsável por severas epidemias de gripe como a gripe espanhola (1918) ou a mais recente gripe suína (2009). Nesse artigo, poderá encontrar informações sobre a gripe em geral como sintomas, tratamento, causas e métodos preventivos. Para saber tudo sobre o Influenza - sintomas e tratamento, continue lendo esse artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Como tratar a gripe

Índice

  1. O que é
  2. Contágio
  3. Sintomas
  4. Tratamento
  5. Prevenção

O que é

O tipo de Influenza com maior relevância é, como mencionado na introdução do artigo, o vírus Influenza A. Isso acontece porque ele é o responsável pela maioria dos casos sintomáticos em pessoas, assim como das maiores epidemias do último século.

Sendo muito propenso a mutações, quase todos os anos existe uma nova cepa de Influenza circulando entre a população. Isso significa que os casos de gripe aumentam, uma vez que ninguém possui imunidade contra o vírus.

Ocasionalmente, as mutações resultam em um Influenza mais severo e virulento que aumenta o número de casos. As mutações do vírus Influenza A (H1N1) fizeram com que se tornasse transmissível a humanos, além de porcos, gerando a crise sanitária de 2009. Se não sabe o que é a gripe A, acesse esse artigo para se informar.

Nota: ao contrário do que muitas pessoas acreditam, gripe e resfriado são condições bem distintas, com gravidade e sintomas diferentes.

Contágio

O vírus Influenza está presente nas secreções respiratórias dos infetados, o que significa que os espirros e a tosse sejam a maior fonte de transmissão. Dessa forma, existe um risco de transmissão grande para pessoas que se encontram a menos de dois metros da pessoa infetada.

Outra das formas mais comuns de transmissão passa pela contato com as mãos. Quando um paciente tosse ou espirra liberando o vírus para as mãos, favorecem o contágio dos outros. Limpar o nariz também é uma ação de risco. Mais tarde, basta cumprimentar uma pessoa infectada para ter o vírus nas suas mãos e fazer com que entre no organismo com facilidade, tocando nos olhos ou na boca.

O vírus pode ainda ser passado através do compartilhamento de objetos com pacientes infectados, sendo que sobrevive entre 2 e 8 horas nos mesmos.

O período de incubação do Influenza varia de 1 a 4 dias, sendo a média de 2 dias. O período de contágio tem início um dia antes do aparecimento dos primeiros sintomas, podendo durar entre 5 e 10 dias.

Influenza - sintomas e tratamento - Contágio

Sintomas

Os sintomas de Influenza surgem de forma repentina e abatem bastante o paciente, deixando-o de cama. A gravidade dos sintomas varia de acordo com o grau de virulência do Influenza e do sistema imunológico da pessoa infectada. Os sintomas da gripe podem ir desde brandos a muito graves, podendo provocar infecções pulmonares e risco mortal.

Os sintomas mais comuns de Influenza incluem:

  • Febres altas (superiores a 38 º C)
  • Tosse seca ou com expectoração
  • Calafrios
  • Fadiga
  • Dor de cabeça
  • Coriza
  • Dor muscular
  • Dor de garganta

Podem, também, ocorrer sintomas gastrointestinais como diarreia e vômitos, especialmente em crianças.

Influenza - sintomas e tratamento - Sintomas

Tratamento

Em alguns casos, a gripe não necessita de tratamento e pode ser curada com repouso, hidratação e descanso. A sua evolução natural permite que melhore de forma espontânea após um período de 4 a 7 dias.

Alguns remédios antigripais podem ajudar a aliviar sintomas mas não atacam diretamente o vírus. Podem ser úteis para controlar a coriza, a febre e as dores musculares.

Em pacientes de risco, podem ser usados antivirais para diminuir a chance de complicações e reduzir a duração da gripe. Para que sejam eficazes, devem ser administrados nos primeiros 2 dias de sintomas.

Confira como tratar a gripe com maior detalhe, acessando esse artigo.

Influenza - sintomas e tratamento - Tratamento

Prevenção

A vacina da gripe é o principal método preventivo do Influenza. Uma nova dose é necessária todos os anos, uma vez que a sua composição é alterada de acordo com o tipo de vírus com maior chance de se propagar. A vacina previne entre 70 e 90% dos casos de Influenza, mas não protege o organismo de outras infecções respiratórias como o resfriado.

A vacina deve ser feita antes do inverno pois o seu efeito só é verificado duas semanas após a administração. Estudos comprovam que quem toma a vacina anualmente desenvolve uma resistência superior à doença.

Outra forma óbvia de prevenir a infecção de Influenza passa por limitar o contato com pacientes infectados e lavar as mãos com grande regularidade.

Influenza - sintomas e tratamento - Prevenção

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Influenza - sintomas e tratamento, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Influenza - sintomas e tratamento