Intestino solto, o que pode ser?

Intestino solto, o que pode ser?

Também chamada de incontinência intestinal, o popularmente denominado intestino solto pode ser provocado por uma série de razões, mais ou menos graves. Por isso, é importante buscar ajuda médica quando perceber que as evacuações estão muito mais frequentes do que o normal por vários dias seguidos. Para o ajudar nessa hora, o umComo.com.br vai falar sobre intestino solto, o que pode ser?

Passos a seguir:
1

Quando as idas ao banheiro são mais frequentes do que o normal e as evacuações se assemelham a um quadro de diarreia, é possível que o indivíduo esteja com o intestino solto ou como é mais correto dizer, com incontinência intestinal. O problema se caracteriza pela perda involuntária de fezes e/ou gases e, por isso, recebe ainda o nome de incontinência fecal ou anal. Já as suas causas são bem variadas.

2

Entre as razões estão as lesões no esfíncter anal, provocadas pelo parto normal, quando são mais difíceis e demorados, inclusive, quando é preciso recorrer à episiotomia (incisão na região do períneo para ampliar o canal de parto). A medida pode até mesmo afetar os nervos pélvicos ou ocasionar uma infecção, que também podem levar ao quadro de intestino solto. Os nervos da pélvis, que controlam as evacuações, podem ser afetados ainda em casos de diabetes e esclerose múltipla.

3

Embora possa parecer contraditório, a constipação é outra causa do intestino solto. Isso acontece porque o problema é caracterizado pelas fezes difíceis de serem eliminadas, o que exige que a pessoa faça muito esforço. Com o passar do tempo, se a constipação não for tratada, os músculos e nervos tornam-se fracos e, dessa forma, não conseguem mais segurar as fezes. Quem sofre de incontinência fecal pode ainda ter incapacidade de armazenar as fezes, o que vai causar o seu escape.

4

Entre as causas para isso estão, principalmente, as inflamações na região, radioterapia para tratar câncer em locais próximos e as cirurgias prévias, como retais e anais, normalmente realizadas devido a hemorroidárias ou fístulas e fissuras anais, porém, se isso ocorrer significa que o procedimento foi feito com descuido. O avanço da idade também está na lista dos motivos do intestino solto, uma vez que com o passar dos anos os músculos da região anal se enfraquecem, como o esfíncter anal, que se torna mais difícil de contrair.

5

Mesmo sendo inúmeras as causas da incontinência anal, a pessoa pode estar passando apenas por um quadro de diarreia, pois nesses casos o bolo fecal torna-se mais líquido, que é mais difícil de conter. Porém, a diarreia não ocasiona apenas o intestino solto como pode piorar a situação, se o paciente já possuir uma condição que favoreça o problema. Além disso, alguns medicamentos podem causar a incontinência intestinal, bem como as doenças inflamatórias no intestino, como por exemplo a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa.

6

O mesmo pode ser dito da síndrome do intestino irritável, que se caracteriza por sintomas como diarreia, gases e flatulência. Acomete principalmente mulheres até aos 45 anos que tenham histórico familiar da doença e problemas de depressão e ansiedade. Quem possui essa síndrome costuma ter contrações mais fortes e longas do que o normal, quando os alimentos são digeridos. Embora não se conheça a causa real do problema, é mais comum as crises aparecerem quando são ingeridos alimentos como feijão, repolho, brócolis, frutas, chocolate, leite, álcool e bebidas gaseificadas.

Saiba mais sobre quais são os sintomas da síndrome do intestino irritável no nosso artigo.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Intestino solto, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.