Alimentação saudável para perder peso

Kefir de água emagrece? - Como tomar corretamente

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 25 agosto 2023
Kefir de água emagrece? - Como tomar corretamente

Sim, mas o kefir de água só emagrece mesmo se você consumi-lo aliado a uma dieta balanceada e outros hábitos que favoreçam a perda de peso. Neste artigo vamos te explicar como conseguir isso e tomar o kefir da maneira que possa ser mais benéfica para a sua saúde e atingir os seus objetivos. Saiba quais são todos os benefícios deste probiótico e como usá-lo sempre a seu favor.

Também lhe pode interessar: Água de berinjela com limão para emagrecer

Índice

  1. Para que serve o kefir de água?
  2. Kefir faz perder peso?
  3. Como fazer Kefir de água
  4. Como tomar kefir para emagrecer

Para que serve o kefir de água?

Em termos de funcionalidade e benefícios não há grandes diferenças entre o kefir de água e o kefir de leite. De fato, trata-se de conjuntos de bactérias distintas em que o kefir de leite se alimenta de lactose, enquanto o de água se alimenta de açúcar. Sendo assim, o kefir de água não tem contraindicações para quem tem problemas com lactose, enquanto o de leite sim.

Outra diferença evidente é o teor das receitas que você pretende usar o kefir. Para queijos, iogurtes e derivados de laticínios o kefir de leite vai funcionar melhor. Já o de água é ideal para ser misturado a sucos e frutas, por exemplo.

Tanto o kefir de leite, quanto o kefir de água têm os seguintes benefícios:

  • Equilíbrio da flora bacteriana;
  • Auxilio na digestão;
  • Regular o trânsito intestinal;
  • Reforçar o sistema imunológico;
  • Antistresse natural;
  • Combate ao colesterol;
  • Propriedades antibióticas naturais;
  • Fonte de vitamina B12.

Leia sobre todas as propriedades no artigo sobre os benefícios do kefir.

Kefir faz perder peso?

Como tudo na vida, o kefir não é uma fórmula mágica que vai te fazer perder peso na hora, mas os seus benefícios podem auxiliar sim no emagrecimento. Ao auxiliar o trânsito intestinal e regenerar a flora bacteriana, o kefir ajuda com que seu corpo metabolize melhor os nutrientes e também elimine mais toxinas, consequentemente, gordura.

Seu baixo valor calórico (menos 40kcal por 100g) e alta dose de proteínas também pode ser ideal para dietas proteicas e não tão calóricas, proporcionando uma sensação de saciedade.

Kefir de água emagrece em quantos dias?

Como comentado, sozinho o kefir de água não faz milagres. O tempo para atingir seus objetivos depende de outros fatores como uma dieta equilibrada, a prática de exercícios físicos e hábitos saudáveis. O acompanhamento de um profissional pode fazer toda a diferença neste processo.

De qualquer forma, por ser um excelente alimento probiótico é bem possível que você note melhoras no trânsito intestinal no mesmo dia em que consumiu o kefir.

Efeitos colaterais do kefir

O kefir de água não costuma provocar reações colaterais quando consumido corretamente. O seu exagero, no entanto, pode acarretar em diarreia, gases, inchaço abdominal e indisposição estomacal. É preciso frisar também que quando tomado em jejum o kefir pode estimular cólicas intestinais doloridas.

Sugestão: Como tomar kombucha

Como fazer Kefir de água

Hoje em dia o kefir de água já pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e até em alguns supermercados. Para fazê-lo em casa, você precisa ter os grãos de kefir de água, cuja maneira mais fácil de conseguir é pedindo um pouquinho para alguém que já tenha. Se você não sabe como conseguir, a internet sempre pode te ajudar. Você pode comprar online ou encontrar grupos que fazem doação de kefir.

A partir dos grãos, você consegue cultivar o kefir de água e sempre ter em casa para o consumo diário e receitas.

Passo a passo para fazer kefir de água

Fazer kefir de água é simples quando você já tem os grãos:

  1. Encha uma jarra ou pote de vidro com 1 litro de água mineral;
  2. Adicione 3 colheres (sopa) dos grãos de kefir de água, 3 colheres (sopa) de açúcar da sua preferência (sugerimos os mascavo);
  3. Deixe em repouso por 24 a 48 horas em temperatura ambiente sem tampar o recipiente. Quanto mais tempo, mais ácida e fermentada;
  4. Passado o tempo, coe e escorra, separando o líquido dos grãos;
  5. O kefir de água estará pronto para ser consumido e poder ser armazenado na geladeira por até 3 dias;
  6. Para conservar os grãos para outras receitas, siga as dicas do artigo sobre como conservar o kefir.
Kefir de água emagrece? - Como tomar corretamente - Como fazer Kefir de água

Como tomar kefir para emagrecer

No caso do kefir de água usado como aliado no emagrecimento, uma sugestão é consumi-lo como lanche, misturado às frutas ou sucos até duas vezes por dia.

Receitas com kefir de água

O mais legal do kefir é justamente a sua versatilidade, ele pode ser adicionado às frutas ou qualquer suco ou vitamina da sua preferência e dar um toque de acidez especial. Sugerimos que você experimente misturar o kefir de água com alguma destas 10 receitas de suco detox.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Kefir de água emagrece? - Como tomar corretamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Kefir de água emagrece? - Como tomar corretamente