Limão aumenta o ácido úrico? Resposta aqui!

Limão aumenta o ácido úrico? Resposta aqui!

O ácido úrico é uma substância química que o nosso organismo fabrica ao metabolizar as purinas que aparecem dentro do nosso corpo através dos alimentos que ingerimos. Geralmente, o ácido úrico é eliminado naturalmente através da urina mas, quando não podemos expulsar as quantidades normais, ocorre a hiperuricemia. Esta doença consiste em ter níveis de ácido úrico demasiado elevados no sangue, o que pode provocar sintomas como o ataque de gota.

As pessoas que sofrem deste problema devem ter um cuidado especial com os alimentos que ingerem. Por esse motivo, é normal ter um pouco de medo de consumir certos produtos como é o caso do limão, já que se acredita que o seu alto conteúdo em ácidos pode piorar estes casos. Contudo, o limão aumenta o ácido úrico? A resposta é NÃO! Continue lendo este artigo do umCOMO onde explicamos por que esta fruta pode ser benéfica para os casos de hiperuricemia.

Limão aumenta o ácido úrico?

Se acredita que, por ser um alimento rico em compostos ácidos, o limão é uma fruta prejudicial para casos de hiperuricemia. Contudo, este rumor tão popular é totalmente falso: o limão NÃO aumenta o ácido úrico!

O limão é uma fruta composta por ácidos orgânicos, como o cítrico, málico e acético, em flavonoides (hesperidina, rutina e diosmina), vitamina C e sais minerais. A crença de que os seus ácidos podem aumentar os níveis de ácido úrico é falsa pois, ao ingerir o suco desta fruta, as ditas substâncias (o cítrico e o málico) são rapidamente eliminadas pelos pulmões sob o formato de ácido carbônico. Assim, apenas restam os sais minerais que, quando se unem ao carbono, se alcalinizam. Além disso, como comentado anteriormente, são as purinas que se convertem em ácido úrico e em cristais do mesmo, e não os ácidos de outros alimentos.

Na verdade, estas propriedades alcalinizantes fazem do limão um bom remédio para os níveis altos de ácido úrico, já que nos oferecem os seguintes benefícios:

  • O limão tem um efeito depurativo e desinfetante que acelera a eliminação de diferentes toxinas acumuladas dentro do nosso organismo, entre elas, o ácido úrico.
  • A sua propriedade alcalina ajuda a melhorar sintomas desta doença como os ataques de gota, já que se facilita a expulsão de substâncias como sais de ácido úrico e oxálico que se acumulam nas articulações através da urina.
  • A sua riqueza em ácidos ajuda a prevenir a formação de cálculos renais provocada pelo ácido úrico, além de acelerar a sua dissolução caso eles já estejam presentes.

Remédios caseiros para ácido úrico alto com limão

Agora que você já sabe que o limão é benéfico para baixas os níveis muito altos de ácido úrico, indicamos também alguns remédios caseiros para baixar o ácido úrico com limão que ajudam a combater este tipo de casos.

Infusão de limão com mel

Assim como o limão, o mel é um produto benéfico para os casos de hiperuricemia, já que também conta com propriedades alcalinas que ajudam a eliminar o excesso desta substância. Para preparar este remédio, você só vai precisar de:

  • 1 limão (suco e casca)
  • 3 colheres de sopa de mel
  • 1 litro de água mineral

Para preparar a infusão, você apenas necessita ferver o litro de água, adicionar o suco e as cascas de um limão e deixar no fogo por 20 minutos. Em seguida, coe a bebida, deixe esfriar e adicione as colheres de mel. Beba esta infusão duas vezes por dia (uma em jejum e outra meia hora depois do jantar).

Infusão de limão e maçã

A maçã é outra fruta que ajuda a combater a hiperuricemia, já que também conta com propriedades alcalinas que conseguem estimular a produção de ácido clorídrico e neutralizar os níveis altos de ácido úrico. Para preparar o chá, você vai necessitar de:

  • 1 copo de água
  • Casca de meio limão
  • 1 maçã

Corte uma maçã em pedacinhos e cozinhe em uma panela com a casca de meio limão e um copo de água por 20 minutos. Coe a bebida e tome aos poucos, dando pequenos goles para favorecer o processo de digestão. Tome uma taça deste chá por dia.

Batida de limão com morangos

Além de serem deliciosos, os morangos são um bom remédio natural para o ácido úrico, já que contam com propriedades anti-inflamatórias, ideais para as dores nas articulações, e diuréticas, que favorecem a eliminação de toxinas e desta substância química. Para preparar esta bebida, você necessita de:

  • 10 morangos
  • Suco de meio limão
  • 1 copo de água

Ferva os 10 morangos com um copo de água e, quando ficarem macios, apague o fogo e adicione o suco de meio limão. Coloque a mistura no liquidificador e bata tudo até obter uma bebida cremosa e homogênea. Tome um copo desta batida cada dia.

Alimentos para ácido úrico alto - outras opções

Além do limão, também existem outros alimentos que baixam o ácido úrico no sangue:

  • Cebolas: ideal para casos de hiperuricemia, já que a sua riqueza em antioxidantes implica excelentes propriedades depurativas.
  • Alcachofras: a sua riqueza em fibras e minerais confere propriedades diuréticas a este alimento, sendo indicado para reduzir os níveis desta substância química.
  • Outros vegetais: com excelentes propriedades depurativas como os cogumelos, os aspargos e os espinafres.
  • Infusões com propriedades depurativas e diuréticas: entre elas, encontramos o chá de alecrim e a cavalinha.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Limão aumenta o ácido úrico? Resposta aqui!, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.