Livia para cólicas menstruais - tudo o que você deve saber!

Livia para cólicas menstruais - tudo o que você deve saber!

Livia é um gadget que através de impulsos elétricos promete desligar as dores das cólicas menstruais com uma eficácia maior que a de medicamentos voltados para isso. O produto foi anunciado em 2016 com um projeto de financiamento coletivo e em 2017 foi finalmente lançado nos Estados Unidos. Para te explicar, o umCOMO reuniu tudo o que você deve saber sobre Livia para cólicas menstruais.

O que é o Livia

Apesar do aparelho portátil exclusivo para o alivio de cólicas ser novidade, a tecnologia por trás do Livia já era usada antes para o tratamento de dores nas costas, ombros e pescoços. Trata-se de um estimulador de nervos que com impulsos elétricos consegue 'distrair' o cérebro de uma forma que ele se preocupe mais com isso do que com as dores. Essa metodologia também é conhecida como 'Teoria do Portão da Dor'.

O Livia funciona?

É importante ressaltar que até o momento da conclusão deste artigo não havia pesquisas científicas quanto à eficácia e segurança do produto. O que existe são relatos de usuárias publicados na internet, nenhuma delas brasileira até então.

Dentre eles, há quem afirme que o uso do aparelho não foi suficiente para cessar a dor, apesar de diminui-la. Outras fizeram uma avaliação positiva e relataram ter diminuído a quantidade de remédios para cólica durante este período. Mulheres que sofrem de endometriose e cólicas muito fortes relataram não sentir nenhuma diferença.

Onde comprar o Livia aparelho para cólica

Oficialmente o aparelho só é vendido pela internet pelo site dos Estados Unidos com entrega para o Brasil e um valor de aproximadamente R$500 e uma taxa de entrega variável. O site oficial do Livia é o mylivia.com. Mas, também é possível encontrá-lo em sites como o Mercado Livre.

Como utilizar o Livia

O dispositivo tem um aspecto e tamanho de um aparelho de mp3 deve ser posicionado sobre o ventre e pode funcionar por até 15 horas consecutivas com 1 carga de bateria (carregador USB). Além de receber o dispositivo na caixa e o manual de instruções, a usuária também recebe o gel de ativação dos eletrodos e uma caixinha portátil para guardá-lo:

  1. Conecte o plug dos eletrodos no orifício específico para isso;
  2. Então, você deve localizar o ponto de origem da dor da cólica. Algunas mulheres sentem mais no ventre e outras na costas;
  3. Acomode o aparelhinho em um lugar cômodo, ele vem com prendedores para que você consiga prender em qualquer lugar;
  4. Pressione o botão de ligar, localizado no meio do aparelho e ajuste a frequência ideal no botões de '+' e '-';
  5. Deixe os impulsos trabalharem até que você sinta algum alívio. Não é recomendado usar por mais de 10 horas seguidas para evitar alergias.

Outras formas de aliviar a cólica menstrual

Como as mulheres já sabem o período menstrual pode ser muito diferente para cada uma, o que dificulta um veredicto definitivo sobre a eficácia do produtos. O que é fato é que alguns procedimentos tradicionais ajudam a aliviar e podem ser combinados com o uso do Livia para uma tentativa de eliminar a dor o máximo possível:

  • Remédios para cólica: em alguns casos os medicamentos são a solução mais rápida e eficiente. No entanto, precisam ser prescritos por um médico;
  • Bolsa de água quente: uma compressa quente sobre o ventre ou outras partes do corpo doloridas estimulam a circulação nessa região e ajudam a aliviar a dor. Na falta da bolsa de água, um banho quente também pode ajudar;
  • Alimentação: alimentos com propriedades anti-inflamatórias são mais do que indicados como aliados para enfrentar este período. Peixes, azeite e laticínios são alguns deles, para a lista completa confira o artigo sobre alimentos que ajudam a aliviar a cólica;
  • Chás: infusões de canela, camomila ou prímula têm propriedades anti-inflamatórias e relaxantes que amenizam as dores e proporcionam um relaxamento do útero;
  • Compressa quente:
  • Atividades físicas moderadas: por mais que o cansaço extremo seja um sintoma de muitas mulheres no período menstrual, atividades físicas moderadas como caminhada ou uma aula de pilates ou yoga ajudam a eliminar endorfina e mascarar a dor;
  • Escalda-pés: pés de molho na água morna também ajudam a ativar a circulação sanguínea e amenizam as dores menstruais;
  • Óleos essenciais: essências relaxantes como lavanda, menta, alecrim e flores podem ser usadas para uma pequena inalação. Seu aroma ajuda a aliviar a tensão muscular. Basta espalhar uma gotinha sobre a mão e inalar o vapor e cheiro.

Veja também: Remédios caseiros para reduzir o fluxo menstrual

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Livia para cólicas menstruais - tudo o que você deve saber!, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.