Losartana causa impotência masculina? - Lista de efeitos colaterais

Losartana causa impotência masculina? - Lista de efeitos colaterais

A losartana, também chamada de losartana potássica, é um medicamento vendido em comprimidos indicado para pessoas com pressão alta (hipertensão). Há um mito em relação a medicamentos utilizados para controlar a pressão arterial, tanto em casos de pressão baixa quanto de pressão alta, que diz serem esses remédios os responsáveis por casos de baixa na potência sexual de homens ou até mesmo por casos de impotência. Se você quer saber se Losartana causa impotência masculina, a resposta é NÃO! Continue lendo esse artigo do umCOMO para saber mais sobre o tema.

Losartana Potássica Hidroclorotiazida causa impotência?

A Losartana 25g não causa impotência, o medicamento funciona bloqueando uma substância chamada angiotensina II, por consequência deste bloqueio há o relaxamento dos vasos sanguíneos e a diminuição da pressão arterial, o medicamento é indicado para pressão alta e também para insuficiência cardíaca.

Apesar do mito em relação ao uso de remédios para pressão alta e de muitos terem a história como verdade, remédios para controle da pressão arterial não têm entre seus efeitos colaterais a impotência. Existem pesquisas que indicam que o uso da Losartana melhora a potência sexual quando usada para controle da pressão, visto que ajuda na melhoria da saúde do paciente, o que é ótimo visto que muitos preferem deixar de tomar o remédio com receio de que isso acabe atrapalhando a vida sexual.

Ainda que não haja correlação comprovada entre o Losartan e a impotência sexual masculina, em casos raros ambos acabam andando juntos, porém, a impotência é um problema que pode ser gerado por diversos motivos. Sendo assim, caso você esteja tomando Losartan e esteja também com sintomas da impotência sexual, consulte um médico para conferir se é de fato o remédio que está te causando esse problema.

Outra questão importante entre homens que tomam Losartana é: quem toma Losartana Potássica pode tomar viagra? E a resposta para essa questão é sim e não. Em tese não é recomendável que se misture os dois medicamentos pois ambos mexem com a pressão sanguínea e o resultado dessa mistura pode ser catastrófico, entretanto, é possível tomar os dois remédios caso haja previamente a consulta de um médico especializado que libere o uso concomitante dessas substâncias e, ainda que seja liberado, é necessário um intervalo de 6h entre as doses.

Se você estiver tomando outra medicação além da Losartana, veja quais os remédios que causam impotência, se não, veja abaixo quais as principais causas da impotência sexual em homens.

Losartana Potássica: efeitos colaterais

Medicamentos para tratar de doenças sérias como a pressão alta geralmente têm efeitos colaterais pesados, no caso da Losartana os efeitos colaterais mais comuns são:

  • Tontura;
  • Diminuição excessiva da pressão arterial (nesses casos é necessário que se consulte novamente um médico para que ele diminua a dose indicada para o paciente);
  • Queda de pressão por falta de glicose no sangue;
  • Anemia;
  • Cansaço inexplicável;
  • Fortes e persistentes dores de cabeça;
  • Vômito;
  • Falta de apetite;
  • Erupções cutâneas.

Causas da impotência sexual

A impotência sexual não tem só uma origem possível, entretanto, há um grande tabu em torno deste problema da saúde masculina que faz com que muitos homens não procurem assistência médica para resolver o problema, ainda que por vezes ele seja gerado por algo basante sério. As principais causas da impotência sexual são:

  • Uso de drogas: O uso de drogas pode interferir na circulação de sangue e, por consequência, fazer com que o sangue não chegue suficientemente no pênis.
  • Diabetes: Em diabéticos a impotência sexual ocorre em razão da diminuição da sensibilidade no pênis, o que diminui a libido, diminuição da circulação de sangue no pênis, estresse e também em razão da aterosclerose na artéria do pênis.
  • Uso de antidepressivos: Remédios antidepressivos acarretam muitas vezes na queda da libido, fazendo com que homens e mulheres percam o apetite sexual.
  • Problemas psicológicos como a insegurança: Nossas mentes mandam mais em nós do que imaginamos, por isso acontece de um homem pensar que está tendo problemas de impotência quando na verdade é apenas o nervosismo tomando conta de sua cabeça.
  • Tabagismo: O vício em tabaco aumenta em 85% as chances do homens desenvolver impotência.
  • Alcoolismo: O vício em álcool, além de gerar impotência também pode gerar problemas de pressão alta, ambos envolvem diretamente o sistema sanguíneo.
  • Desequilíbrios hormonais: A queda na produção de testosterona gera queda na libido e por consequência a impotência sexual.
  • Obesidade.
  • Doenças como Parkinson, Alzheimer, insuficiência renal e tumores cerebrais.
  • Doenças que atingem diretamente a circulação de sangue.

É importante que homens façam exames de check-up e também que consultem um urologista pelo menos a cada 2 anos e, em caso de impotência ou baixa potência sexual o recomendado é que o homem vá o quanto antes ao médico já que, como vimos, ela pode ser consequência até mesmo de tumores.

Caso você esteja tomando algum dos medicamentos acima citados ou remédios para pressão, consulte um médico para conferir de há correlação entre o uso do medicamento e seu problema pois nesses casos muitas vezes é possível trocar a medicação por outra similar que resolva seu problema sem gerar outras efeitos colaterais tão grandes.

Veja também: O que fazer se tenho pressão alta

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Losartana causa impotência masculina? - Lista de efeitos colaterais, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.