Melão-de-são-caetano aborta? - O que você precisa saber sobre a planta

Melão-de-são-caetano aborta? - O que você precisa saber sobre a planta

Não, apesar de fazer parte da lista de plantas abortivas, o melão-de-são-caetano só é considerado uma planta abortiva porque é totalmente contraindicado para grávidas, mas ele não deve ser usado como método de aborto pois oferece altos riscos para a saúde da mãe e do bebê, além de nenhuma comprovação científica do seu efeito.

Estamos falando da planta Momordica charantia, que também é conhecida como melão azedo, erva-de-são-caetano, melãozinho, dentre outras denominações. Ela é encontrada no Brasil e em países da Ásia, oeste da África e alguns locais no Caribe. Além de explicar se o melão-de-são-caetano aborta também vamos abordar suas propriedades cientificamente comprovada e outros usos da planta neste artigo do umCOMO.

Melão-de-São-Caetano é considerado abortivo, mas não deve ser usado como método

O chá de melão-de-são-caetano faz parte da lista de chás que toda grávida deve evitar. Ou seja, teoricamente ele é considerado um chá abortivo porque é contraindicado para gestantes, mas na prática ele não deve ser considerado um método para aborto.

Lactantes também não devem usar o melão-de-são-caetano já que os efeitos não são conhecidos e corre-se o risco de intoxicação da criança.

Melão-de-São-Caetano faz a menstruação descer?

Embora não haja comprovações científicas, o melão-de-são-caetano é considerado um dos chás que pode fazer a menstruação descer. Neste caso, ele não deve ser consumido sob hipótese alguma sobre suspeita de gravidez.

Veja outras opções em: 15 chás para descer a menstruação atrasada

Propriedades da erva-de-são-caetano

De acordo com estudo publicado pelo Journal of Lipids sobre os benefícios do melão azedo como suplemento para obesidade e síndromes metabólicas [1], a erva-de-são-caetano tem propriedades que podem ser eficientes para:

  • Ajudar a emagrecer;
  • Rico em antioxidantes;
  • Controla a insulina no sangue;
  • Magnésio;
  • Potássio;
  • Vitamina B9;
  • Vitamina C;
  • Vitamina K;
  • Anti-inflamatório natural;
  • Ajuda a tratar problemas de pele e feridas;
  • Alivia picadas de insetos;
  • Melhora prisão de ventre;

Doenças que o melão de São Caetano pode ajudar no tratamento:

  • Câncer;
  • Hipertensão;
  • Diabetes;
  • Psoríase;
  • Úlcera.

Melão-de-São-Caetano emagrece?

Sim, pode ajudar. Segundo os estudos já citados neste artigo [1] a erva-de -são-caetano se mostrou eficaz e com efeitos hipolipidêmicos (controle de colesterol) no tratamento e prevenção de obesidade, síndromes metabólicas e diabetes.

Uma das propriedades da planta são enzimas que ajudam a decompor a gordura e transformá-la em ácidos graxos. Resumindo: isso faz com que o corpo produza menos gorduras. Junto com isso, podemos citar também o controle do nível de insulina, que regula a glicose no sangue e, consequentemente, controla o apetite, sem contar que é composto por 90% de água, fator que também contribui para essa diminuição de apetite.

Mas é claro que como qualquer outra situação, podemos citar o melão-de-são-caetano como algo que ajuda, mas não faz milagres. Os efeitos só podem ser considerados se ele for combinado a uma rotina de hábitos alimentares equilibrados e a prática de exercícios físicos.

Leia também: Chá de folha de graviola emagrece?

Como tomar melão-de-São-Caetano

A Momordica charantia pode ser consumida através da própria polpa do fruto, apesar do sabor amargo, em sucos ou com o chá das folhas do melão-de-são-caetano.

Como fazer chá de melão-de-são-caetano

O chá de melão-de-são-caetano pode ser usado tanto para uso interno quanto tópico, como no tratamento de problemas de pele, por exemplo. Para prepará-lo, você precisa de 1 colher (sopa) folhas frescas de melão-de-são-caetano:

  1. Misture as folhas com 1 copo de água fria;
  2. Coloque para ferver;
  3. Assim que levantar ebulição, deixe ferver por 1 minuto;
  4. Passado o tempo, apague o fogo e deixe em infusão por 10 minutos;
  5. Coe e deixe esfriar.
  6. Tome até duas vezes por dia.

Suco de melão-de-são-caetano

Para fazer o suco do melão-de-são-caetano, basta bater 1 copo de água com dois frutos pequenos ou um grande e tomar uma vez ao dia.

Cápsulas de Momordica charantia

Se você prefere driblar o sabor mas aposta nas propriedades do melão azedo, você pode encontrar cápsulas de melão-de-são-caetano em lojas de produtos naturais. Tome-as de acordo com as recomendações do seu médico e as instruções de uso da cápsula.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Melão-de-são-caetano aborta? - O que você precisa saber sobre a planta, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • O uso do melão-de-são-caetano não deve ser diário ou pode causar intoxicações.
Referências
  1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4306384/
Bibliografia
  • https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/0378874186901169
  • https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378874103001843
  • https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378874109001615