Melasma - Causas, Sintomas e tratamentos

Melasma - Causas, Sintomas e tratamentos
Imagem: leianoticias.com.br

A exposição solar inapropriada é o principal fator que desencadeia as manchas na pele, em especial, no rosto das mulheres. Embora existam outras causas, os cuidados para evitar o problema são essenciais. Saiba mais sobre melasma - causas, sintomas e tratamentos com o umComo.com.br.

Causas do melasma

Embora pegar sol de forma inapropriada seja uma das principais causas do melasma, existem outros motivos.

Entre eles, as mudanças hormonais, que podem ter como origem o uso de anticoncepcionais e outros remédios, além da gestação. O problema pode ainda se manifestar em pessoas que tenham doenças como as hepatopatias, endocrinopatias e da tireoide.

Mesmo a exposição ao calor excessivo pode desencadear o melasma, sendo que a luz ultravioleta estimula a produção dos pigmentos de cor da pele, a melanina.

Há também os fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver as manchas no rosto, como ter a pele em tons mais escuros e algum familiar direto que apresentou a doença. Além disso, quem já teve melasma possui maiores chances de exibir os sintomas de novo.

Isso porque é necessária apenas uma pequena quantidade de exposição solar para que as manchas retornem, mesmo que anteriormente o melasma tenha sido tratado. Também existem produtos cosméticos que irritam a pele e agravam o problema.

Imagem: papodoce.com

Sintomas de melasma

O melasma se caracteriza pelo escurecimento de áreas do rosto que mais frequentemente são expostas ao sol. Para identificar o problema podem-se observar as cores das manchas, que variam de acordo com o tom de pele de cada um.

O formato das manchas costuma ser irregular e, normalmente, simétrico, assim, são iguais dos dois lados da face. As mulheres mais jovens são as mais propensas a desenvolver a doença, sendo que o melasma pode aparecer de um dia para o outro.

Como se trata de uma doença crônica e, por isso, existem momentos em que o melasma pode reaparecer, é preciso tratar a pele de forma constante para evitar que o problema reapareça. Não tem cura, mas com os cuidados certos pode ser perfeitamente controlado.

Imagem: healthcarefix.com

Tratamento para melasma

O mais importante para tratar melasma é usar protetor solar sempre que ocorrer exposição aos raios solares. Outros tratamentos visam clarear a pele para as manchas ficarem menos evidentes. Existem ainda remédios tópicos e/ou orais.

O fator de proteção dos bloqueadores solares deve ser superior a 30 e deve ser usado mesmo nos dias quentes em que a pessoa não pretenda pegar sol. O produto deve ser aplicado em todas as regiões expostas do corpo, inclusive, no rosto.

Chapéu ou boné também ajudam na proteção, mas não substitui o protetor solar. Já para remover as manchas existem cremes clareadores, mas nem todos eles funcionam para todas as pessoas.

O mais indicado é buscar um especialista que vai ajudar na escolha do melhor tratamento, que pode ser com hidroquinona ou com os ácidos: glicólico, retinóico ou azelaico. O tratamento é constante e pode demorar até dois meses para aparecem os resultados.

Peeling para clarear a pele, laser e outras técnicas de energia luminosa podem ajudar, mas se não forem feitos por profissionais qualificados as manchas tendem a piorar.

Imagem: novaberrini.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Melasma - Causas, Sintomas e tratamentos, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.