Menstruação borra de café após curetagem é normal?

Menstruação borra de café após curetagem é normal?

Desde o tamanho do fluxo até sua consistência, a menstruação feminina pode indicar diversas coisas a respeito da saúde do corpo da mulher. É especialmente importante reparar nela após procedimentos no trato reprodutivo, como a curetagem, ou até mesmo após trocar de anticoncepcional.

Várias mulheres podem relatar que já tiveram menstruação com aspecto de borra de café. Esse aspecto do fluxo vaginal pode ter várias razões e significados, o que acaba gerando dúvidas do que é saudável e dentro do esperado e o que pode indicar alguma enfermidade, algo que precise de uma atenção específica. Para saná-las, o umCOMO montou um dia definitivo: afinal, menstruação borra de café após curetagem é normal? SIM, é normal! Continue lendo o artigo e entenda por que isso acontece.

O que é a curetagem?

A curetagem é um procedimento ginecológico que serve para limpar o útero de restos de um aborto incompleto ou de placenta em casos de parto normal. A curetagem serve, ainda, como meio de diagnóstico, como por exemplo para a retirada de tecido da parede do útero para análise das causas do sangramento atípico do endométrio.

Trata-se de um processo muito agressivo para o útero, precisando a mulher estar sedada ou anestesiada durante a curetagem. Além da dor sentida na hora que o procedimento está sendo realizado, é normal que a mulher sinta dores abdominais até dez dias depois da sua realização, devendo serem ministrados analgésicos para diminui-las.

A curetagem é feita em clínicas e hospitais. Introduz-se a cureta, um instrumento cirúrgico, pela vagina e com ela realiza-se uma raspagem das paredes do útero. A curetagem também pode ser feita por meio de sucção do conteúdo interino por um mecanismo de vácuo. Geralmente, são inseridas curetas de espessuras cada vez maiores, o que provoca dor para a mulher que está realizando a curetagem. Apesar da agressividade do procedimento, ele não requer internação.

Menstruação borra de café após curetagem é normal?

A resposta é definitiva: sim, é normal ter corrimento marrom depois uma curetagem!

A menstruação pode vir 28, 30 e até mesmo 34 dias após a curetagem (mas é normal ter um sangramento dias após o procedimento). Se você relatar sangue marrom após curetagem, não se desespere: o sangue está apenas coagulado e sendo expelido pelo canal vaginal como se fosse o final do ciclo. Mas, atente-se para os detalhes: coágulos grandes e acompanhados de dor ou febre não são comuns. O ideal para a menstruação escura depois da curetagem ser considerada normal é que ela venha em pequena quantidade sem dor, febre ou mau cheiro. Se a menstruação com esse aspecto vier por muitos dias ou durar mais de um ciclo, consulte seu ginecologista para evitar futuras complicações. Atente-se também para uma menstruação fraca depois da curetagem, atípica em comparação com o seu ciclo normal. Esteja sempre em contato com o seu ginecologista e tire todas as dúvidas que tiver antes de realizar o procedimento.

Para começar a contar quando sua menstruação pode vir após a curetagem, o ideal é iniciar a contagem após o primeiro sangramento forte após o procedimento, e não a partir de sua realização.

Cuidados após curetagem

Se você passou por uma curetagem recentemente, seu médico provavelmente já lhe alertou sobre os cuidados específicos no período de recuperação após o procedimento:

  • Não se esqueça de que o sangramento dias depois da realização da curetagem é normal, e o aparecimento de corrimento caramelo também. Observe com atenção e certifique-se de que o fluxo desse sangramento está dentro do esperado (sem ser em abundância).
  • Apesar de simples, a curetagem é um procedimento muito invasivo. Seu "pós-operatório" não limita as atividades da mulher, mas é importante estar atenta a qualquer sinal fora do comum que seu corpo pode mandar, como dores abdominais e febre. Existe sempre o risco da curetagem deixar algumas lesões no útero que podem causar uma maior dificuldade para engravidar e, em alguns casos extremos, até mesmo infertilidade.
  • Para evitar transtornos, certifique-se de ir ao ginecologista com uma frequência maior nos meses seguintes ao procedimento. Consulte com seu médico quando você pode retomar atividades físicas pesadas, como musculação, e a partir de quanto tempo você pode retomar o uso do método contraceptivo de sua preferência.
  • Se você está tentando engravidar, o ideal é esperar ao menos o primeiro ciclo menstrual após a curetagem vir. Assim, você permite que o endométrio sangre de maneira regular para depois engravidar novamente. Alguns médicos podem recomendar que você espere até 3 meses para tentar engravidar de novo. Discuta com o seu ginecologista qual o tempo ideal que você deve esperar. A gravidez após curetagem depende da sua recuperação.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Menstruação borra de café após curetagem é normal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.