Menstruação borra de café com cólica, o que pode ser?

Menstruação borra de café com cólica, o que pode ser?

O sistema reprodutor feminino é altamente delicado e complexo, principalmente quando falamos sobre o ciclo menstrual, por isso é muito comum que mulheres tenha fluxos estranhos e fora de época como por exemplo os escapes de menstruação borra de café. A menstruação similar a borra de café acompanhada de cólica é muito comum por poder ser causada por diversos motivos, então não se desespere antes da hora pois esse sintoma pode não ser nada grave. Se você está tendo menstruação borra de café com cólica forte e quer saber o que pode ser, esse artigo do umCOMO foi feito para você!

Menstruação marrom e pouca: o que pode ser?

A menstruação borra de café é assim chamada por ter aparência semelhante, ou seja, é uma menstruação marrom em pouca quantidade que costuma assustar as mulheres por não ser normal. Apesar de ser chamada assim, a menstruação borra de café não é de fato uma menstruação, é um escape de sangue que acontece por algum desequilíbrio hormonal. A cor marrom desse escape de sangue é justificada por sua pouca quantidade: como o sangue é pouco, demora até sair da vagina e acaba ficando "velho" e marrom como acontece com o sangue coagulado em casquinha de ferimentos.

A menstruação borra de café pode ser causada por:

  • Uso de anticoncepcionais de baixa dosagem: Existem anticoncepcionais que são indicados principalmente para adolescentes no início da vida sexual e antes da maioridade, esses anticoncepcionais são de baixa dosagem contêm a quantidade hormonal mínima para surtir efeito. Quando se usa esse tipo de anticoncepcional muitas vezes acaba não sendo o suficiente e gerando esses escapes de cor marrom. Nesses casos a solução é parar de tomar anticoncepcional ou então iniciar o tratamento com uma pílula mais forte até que os escapes e a cólica parem. Para saber mais veja outros motivos que podem gerar menstruação borra de café tomando anticoncepcional.
  • Pílula do dia seguinte: A pílula do dia seguinte é uma bomba de hormônios no corpo da mulher, por isso o uso dela pode gerar grandes desequilíbrios hormonais que por vezes geram esse tipo de escape com cólicas.
  • Gravidez: Após a fecundação, o óvulo fecundado precisa se fixar na parede do útero da mulher, para isso ele precisa gerar um pequeno ferimento que acaba sangrando e gerando a menstruação borra de café. Esse processo de chama nidação e não acontece em toda gravidez, para saber mais sobre e quanto tempo dura, veja quanto tempo dura o sangramento de nidação.
  • Estresse: O estresse pode gerar desequilíbrios hormonais maiores do que pensamos, podendo causar atrasos na menstruação e também a menstruação borra de café, chegando até mesmo a ser confundido com uma gravidez por seus sintomas similares.
  • Doenças sexualmente transmissíveis: DSTs como a clamídia e a gonorreia causam envelhecimento precoce do sangue, que acaba ficando marrom. Nesses casos o corrimento terá um cheiro desagradável e poderá vir acompanhado de febre.
  • Endometriose: A endometriose é o crescimento do endométrio fora do útero e pode gerar sangramentos normais mas também corrimento marrom depois da menstruação ou até mesmo antes, além de fazer com que a menstruação dure muito mais do que o normal.

Como visto, a maior parte dos motivos que causam a menstruação borra de café são bem simples e não são motivo de preocupação, entretanto, se você está sentindo algum outro sintoma como febre, incômodos na região da vagina e útero ou se tem menstruação borra de café prolongada, durando vários dias, é recomendável que procure um ginecologista o quanto antes.

Menstruação borra de café pode ser gravidez?

A menstruação borra de café com cólica pode indicar o início de uma gravidez, entretanto como vimos antes existem diversos motivos que podem geram esses sintomas, logo, para ter certeza de que você está grávida, é necessário observar outros sintomas de gravidez como:

  • Atraso na menstruação. Veja o que pode atrasar a menstruação além da gravidez para saber qual é o seu caso.
  • Aumento e dor nos seios.
  • Repulsa ao sentir cheiros fortes ainda que sejam agradáveis como os de perfume.
  • Tontura e queda de pressão que podem gerar escurecimento da vista.
  • Constipação intestinal e inchaço na barriga.
  • Dor de cabeça.
  • Grandes desejos alimentares.
  • Cansaço e sono maiores do que o usual.
  • Vontade de urinar maior do que o usual.
  • Gases.
  • Instabilidade no humor que pode gerar irritação ao lidar com situações que normalmente não seriam tão incômodas.
  • Espinhas.
  • Corrimento rosado.

Não se esqueça de que cada corpo reage de forma diferente à gravidez, sendo assim, não é necessário que se sinta todos os sintomas da gravidez acima descritos para estar grávida. Para tirar sua dúvida de uma vez por todas espere 1 semana após o início do atraso da menstruação e faça um teste de farmácia, caso o teste dê negativo e você ainda pense estar grávida, faça o teste beta HCG que é realizado com um pouco de sangue e tem 100% de eficácia.

Veja também: Diarreia na menstruação pode ser gravidez?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Menstruação borra de café com cólica, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.