Menstruação borra de café tomando anticoncepcional - Causas

Menstruação borra de café tomando anticoncepcional - Causas

Muitas mulheres apresentam um sangramento que tem uma coloração tipo borra de café, por ser bem amarronzado. Esse tipo de sangramento é muito comum, mas tem vários significados diferentes. O que pode gerar preocupações como também muitas dúvidas! Se você está preocupada e com dúvidas, nós podemos te ajudar! O umCOMO reuniu informações sobre o tema menstruação borra de café tomando anticoncepcional e assuntos relacionados.

O que é menstruação borra de café?

Essa menstruação não é necessariamente uma menstruação. Esse tipo de sangramento é em menor quantidade, e geralmente é devido por um acúmulo de sangue dentro da vagina o qual não é expelido com rapidez. Ele fica mais amarronzado por sofrer oxidação dentro da vagina.

Por isso não há motivos para ter tanta preocupação. Esse sangramento pode ocorrer tanto no começo como também no final da menstruação. Se a sua menstruação tem um fluxo pouco, talvez você só menstrue borra de café.

Veja também: Menstruação rosa claro, o que pode ser?

Menstruação borra de café tomando anticoncepcional

Essa menstruação borra de café tomando anticoncepcional é muito comum, pois são justamente os anticoncepcionais de baixa dosagem hormonal que provocam esse tipo de menstruação. Ou seja, se você toma anticoncepcional, você pode apresentar esse tipo de menstruação mais escura, devido ao desregulamento hormonal e ao baixo fluxo de sangue menstrual.

Menstruação borra de café prolongada

Esse tipo de menstruação borra de café não deve durar por muito tempo, geralmente, ela aparece de 1 a 3 dias, se ela se prolongar você deverá consultar um médico ginecologista para avaliar o porquê desse sangramento amarronzado.

Se ela durar por poucos dias não há com o que se preocupar. Se você achar que precisa procurar um médico, vá ao ginecologista e informe os seus sintomas.

Menstruação borra de café com cólica?

Se você tiver uma menstruação borra de café com cólica, talvez você possa estar com endometriose. Por isso, se continuar por muitos dias, você deverá consultar um médico ginecologista. Esse tipo de menstruação não causa muitas cólicas, pois as cólicas são movimentos uterinos para expelir sangue e restos do endométrio não utilizado para uma gestação. Por isso, se você está tendo muitas cólicas e sangramento amarronzado, vá ao médico.

Saiba mais sobre o tema no artigo: menstruação com borra de café com cólica, o que pode ser?

Menstruação marrom é sinal de gravidez?

Sim, essa menstruação de cor marrom pode ser sinal de gravidez. Quando o óvulo fecundado se deposita na parede do útero ele pode causar um sangramento amarronzado, por isso, a menstruação borra de café pode ser um dos primeiros sintomas de gravidez. Se você estiver desconfiada, faça um teste de gravidez e procure um ginecologista.

Esclareça: O que pode atrasar a menstruação além da gravidez?

Menstruação borra de café após curetagem?

Após processos de curetagem, é possível o surgimento de uma menstruação borra de café, por isso fique tranquila, que ela deve parar em 1 ou 3 dias. Sempre sobre resíduos de sangue que são eliminados com mais tempo e por isso oxidam dentro da vagina.

Sugestão: Acesse também Menstruação borra de café após curetagem é normal? e saiba mais sobre o tema.

Menstruação borra de café após pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte pode provocar menstruação do tipo borra de café. Já que pílula é uma elevada carga hormonal que gera desequilíbrios e pode levar ao sangramento amarronzado. Esse é um dos seus efeitos colaterais.

Menstruação borra de café e lesões no colo de útero

As lesões no colo de útero também podem estar relacionadas com a menstruação borra de café. Nesse caso é necessária fazer uma consulta ginecológica e avaliar através de exame de Papanicolau e de Colposcopia.

Como lidar com a menstruação borra de café

  • Se você tiver menstruação regular, deve ser o seu início ou o seu final. Por isso não se preocupe.
  • Se você tomar anticoncepcional de forma regular e correta, é normal menstruar dessa forma.
  • Se você tiver passado por um procedimento de curetagem, a menstruação borra de café é uma das consequências pós procedimento, por isso não se preocupe se durar por poucos dias (1-3).
  • Se você tiver tomada uma pílula do dia seguinte, a menstruação borra de café é uma das consequências da pílula, por isso não se preocupe se durar por poucos dias (1-3).

Você precisa procurar um ginecologistas nestes casos:

  • Se essa menstruação se prolongar por mais de 3 dias;
  • Se você apresentar esse tipo de menstruação também com cólicas;
  • Se você estiver com a menstruação atrasada, não esteja tomando nenhum método anticoncepcional, e teve relações sexuais com ejaculação interna e apresentar esse tipo de menstruação.

Se você apresentar esse tipo de menstruação e não se encaixar em nenhum dos casos anteriores e não tiver feito exames ginecológicos nos últimos 6 meses, procure um médico ginecologista.

Entenda: É normal sair pedaços de carne na menstruação?

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Menstruação borra de café tomando anticoncepcional - Causas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.