Menstruação escura é normal?

Menstruação escura é normal?

Em algumas situações o sangue escuro, inclusive, durante a menstruação é bastante comum e não é motivo para preocupação. No entanto, existem casos em que o sinal pode indicar problemas de saúde, quando é urgente buscar ajuda médica. Portanto, para responder a pergunta menstruação escura é normal? Confira as informações que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto e que lhe podem ajudar a saber se a situação é razão de preocupação ou não.

Passos a seguir:
1

Quando a menstruação escura aparece nos primeiros dias de sangramento e, inclusive, nos últimos dias do ciclo menstrual, o quadro não é preocupante. Esse sangue mais escuro que pode sair no fim da menstruação e que, popularmente, se chama de borra de café, recebe um tom de cor que varia entre o vinho e o marrom. Ele indica apenas um sangramento de intensidade reduzida. Como o fluxo de sangue é menor, se mantém por mais tempo no canal vaginal, quando recebe o aspecto mais escuro.

2

O sangue mais escuro também é comum quando a mulher faz uso de um anticoncepcional com baixa dosagem hormonal. Nesse caso, o sangramento é denominado escape, sendo mais comum antes do fim da cartela do método, e se refere à irregularidade do ciclo menstrual. Não é um problema, mas pode causar incômodo para a mulher. Para resolver o inconveniente, é indicado conversar com o seu ginecologista para que seja corrigida a dosagem da pílula, a fim de tornar o ciclo mais regular.

3

Além disso, no período de adaptação, quando a mulher troca de pílula anticoncepcional, ou mesmo se usar a pílula do dia seguinte, por ter uma dose hormonal diferente do que o seu organismo estava acostumado, é normal se sair um pouco de sangue escuro. Mas se nenhum desses motivos explica o sangramento escuro é importante consultar um médico, pois nesse caso a mulher pode ter endometriose, sendo que outros sintomas comuns são cólica, dor pélvica e durante a relação sexual.

4

A endometriose ocorre quando o endométrio, a mucosa que recobre o útero, se desenvolve em outros órgãos, como na bexiga, intestino, ovários, etc, tornando inviável o início de uma gravidez. Outras doenças que atacam o útero e que podem provocar o sangramento mais escuro são a síndrome dos ovários policísticos, pólipos uterinos e inflamação no útero. Todos eles exigem um diagnóstico médico e tratamento. Embora menos comum, uma DST - doença sexualmente transmissível também pode explicar o sintoma, sendo que nesse caso o mais comum é que haja corrimento purulento esverdeado ou amarelo.

5

Problemas na tireoide são outros quadros associados a alterações hormonais e, por isso, também podem ser a causa da menstruação escura, bem como a menopausa, quando acontece uma drástica redução do fluxo menstrual. Já quando a gravidez é confirmada, com a fixação do embrião na parede do útero pode haver um pouco de sangramento mais escuro. No entanto, todas essas situações costumam ser identificadas em conjunto com outros sintomas, facilitando o diagnóstico. Dessa forma, a necessidade de consultar um médico é maior quando o sangramento mais escuro se prolongar por dias e se houver sintomas como tontura, dores, fraqueza, palidez, entre outros.

Veja também: Causas da menstruação borra de café tomando anticoncepcional

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Menstruação escura é normal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.