Menstruada na praia, o que fazer? - Todas as dúvidas

Menstruada na praia, o que fazer? - Todas as dúvidas

Não existe nenhuma proibição quanto a mulheres frequentarem a praia menstruadas. O que existem são tabus e um pouco de insegurança quanto a esta situação e desdobramentos os quais as pessoas acreditam possam acontecer. Para acabar com tudo isso e pelo direito de todas as meninas e mulheres frequentarem a praia em qualquer dia do mês sem preocupações o umCOMO preparou um guia completo sobre estar menstruada na praia, o que fazer?

Menstruada pode ir à praia?

Em algum momento da história das mulheres surgiu um boato sobre não ir à praia menstruada. Não existe nenhum fator científico, muito menos social, que faça essa história ser verdade. Mulheres menstruadas podem ir à praia sem problemas. O principal detalhe é que para o fluxo não vazar e manchar o biquíni, causando constrangimentos, existem algumas precauções simples e ideias a serem trabalhados. Considere um mito a história de que meninas ou mulheres menstruadas não podem ir à praia.

Menstruada pode tomar banho de praia?

Sim. A água do mar não tem nenhuma contraindicação para meninas ou mulheres menstruadas. O que pode acontecer é que isso acentue as dores das cólicas (para quem tem) se a água estiver fria, já que que temperaturas mais baixas diminuem a circulação.

Água do mar corta a menstruação?

A principal preocupação quanto a este tema é sobre o fluxo vazar no mar. O que acontece é que a água do mar não interrompe a menstruação, entretanto, mesmo que alguém entre no mar sem absorvente, o fluxo sanguíneo não é perceptível devido ao volume de água que dilui o sangramento. Portanto, as chances de alguém entrar no mar menstruada e uma mancha vermelha surgir ao seu redor são nulas.

A mesma explicação vale para a pergunta: 'É possível menstruação vazar na piscina?'

Vou ficar menstruada na praia, o que fazer?

Ficar menstruada bem no período em que você deseja ir à praia não deve ser um empecilho para que você mude os seus planos. Hoje em dia existem muitas alternativas para que você se sinta confortável nesta situação e continue aproveitando seu merecido lugar ao sol:

Absorvente interno na praia

O absorvente interno (O.B. ou tampão) é uma das opções mais populares para enfrentar um dia de praia menstruada. Sua grande vantagem em comparação ao absorvente externo é poder usá-lo com biquíni por até 4 horas sem se preocupar, podendo entrar na água. A única precaução, além de colocá-lo corretamente para que não exista o risco de vazar, é ver se a cordinha não está para fora do biquíni para evitar constrangimentos.

Diferente do que muita gente pensa, meninas virgens podem usar absorvente interno. Para esses casos, o ideal é que eles sejam na versão teen ou do tamanho mini. Quando bem colocado, a expectativa é que o absorvente não seja um incômodo e mal seja sentido por quem está usando.

Coletor menstrual

O coletor menstrual, também conhecido como 'copo menstrual', é uma alternativa sustentável aos absorventes descartáveis cada vez mais popular. Ele pode ser utilizado na praia, sem marcar o biquíni, como o O.B., e tem a vantagem de ter que ser trocado apenas a cada 12 horas. Inclusive, esta é a opção mais recomendada para quem é adepta do nudismo ou naturismo. Ele fica invisível.

Entretanto, recomenda-se um pouco de prática se você deseja utilizar o coletor menstrual pela primeira vez na praia, já que cada mulher encontra uma dobradura mais adequada e confortável para evitar vazamentos. Para instruções, confira o guia sobre como usar o coletor menstrual.

Absorvente externo para praia

Quem não se sente confortável com as outras opções e só usa absorvente externo pode usar a versão sem abas (mais indicado para quando o fluxo não está tão intenso) ou o com abas e um short. Na hora de entrar no mar, no entanto, é melhor entrar sem absorvente do que correr o risco de que ele saia boiando no mar ou absorva muita água e se despedace.

Você não precisa se preocupar com o fluxo vazar na água, como já foi explicado anteriormente, muito menos achar que assim que você sair do mar muito sangue começará a escorrer de você. Basta vestir a saída de praia ou alguma roupa, com calma, e então procurar o banheiro mais próximo para colocar o absorvente. Outra dica para manter a calma é apostar em cores de biquínis mais escuros. Essa mesma explicação vale para a dúvida sobre tomar banho de piscina menstruada com absorvente externo.

Jamais jogue o absorvente interno ou externo no mar. Além de ser super prejudicial você corre o risco de pagar um mico com eles flutuando ao seu lado.

Converse com seu ginecologista

Se você conhece o seu ciclo e dias antes de ir para a praia sabe que a menstruação chegará bem naquele período, seu médico pode sugerir algumas opções com medicamentos específicos para adiantar, atrasar ou anular o fluxo durante este período. Uma das soluções mais conhecidas é emendar a cartela de anticoncepcionais.

Estou menstruada, como faço para interromper?

Apesar de todas as possibilidades de ir à praia menstruada, algumas pessoas preferem tentar métodos para interromper a menstruação como a injeção anticoncepcional trimestral, DIU ou implante subcutâneo. Todos eles devem ser indicados por um médico.

Além dos métodos indicados por médicos, existem outras alternativas não comprovadas pela ciência com remédios caseiros para adiantar ou tentar para o fluxo. Dentre as soluções estão tomar vinagre, limão, chá de casca de cebola e gelatina.

Todas as explicações sobre os procedimentos você encontra no artigo sobre como parar a menstruação imediatamente.

Cuidados com vagina na praia

O calor, praia e outras circunstâncias relacionadas podem proporcionar condições ideais para o aparecimento de fungos, infecções e outros problemas. Alguns cuidados simples podem te ajudar a prevenir este problema:

Biquíni molhado

Seja menstruada ou não, sempre que estiver na praia é recomendado evitar ficar muito tempo com o biquíni molhado. Essa umidade em excesso e o abafamento podem prejudicar a flora vaginal e se tornar um ambiente mais propício ao aparecimento de infecções e fungos, como é o caso da candidíase.

Higiene íntima

Sempre após a exposição ao sol e sal é ideal lavar a região vaginal normalmente com água corrente para regularizar o pH local e livrar de areia.

Roupas de algodão

Como tecido do biquíni é mais apertado e costuma abafar mais essa região, quando não estiver na praia dê preferência a calcinhas e roupas leves de algodão para arejar a região.

Lavar os biquínis

A lavagem dos biquínis pode ser feita durante o banho com água corrente morna e sabão neutro. O amaciante deve ser evitado pela química dos seus componentes.

Dica: Acesse esse artigo do umCOMO e descubra como ir na piscina menstruada.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Menstruada na praia, o que fazer? - Todas as dúvidas, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.