Metronidazol - Indicações, uso e efeitos

Metronidazol - Indicações, uso e efeitos

O Metronidazol é um anti-infeccioso, antibacteriano e anti-parasitas, possivelmente por interação com o ADN do grupo de nitroimidazóis. Inibe a síntese do ácido nucleico e é utilizado para o tratamento das infeções provocadas por protozoários e bactérias anaeróbicas. O metronidazol é também indicado como preparação gel para o tratamento de doenças dermatológicas como a acne rosácea. É importante lembrar que o metronidazol deve-se tomar durante as refeições.

Advertências e precauções

Reduzir a dose, quando não estiver submetido a diálise e monitorizar o nível sérico de metabolitos. Encefalopatia hepática. Doença aguda ou crônica grave do CNS ou PNS, risco de piorar neurologicamente. Se for necessário prolongar o tratamento, avaliação do benefício/risco, realizar determinações hematológicas, especialmente a contagem de leucócitos, e vigiar o risco de neuropatias central ou periférica. Escurece a urina. Evitar o efeito antabus com álcool. Avaliar o uso em tratamento prolongado.

O Metronidazol é um medicamento que atravessa a barreira placentária, pelo que tem de se avaliar o risco/benefício da aplicação durante a gravidez.

Reações do Metronidazol

Dor epigástrica, náuseas, vômitos, diarreia, mucosite oral, transtorno do sabor, anorexia, pancreatite (reversível), erupção cutânea, prurido, erupções postulares, febre, angioedema, choque anafilático, neuropatia sensorial periférica, dor de cabeça, convulsões, vertigens, encefalopatia, síndrome cerebral agudo, transtorno psicótico, confusão, alucinação, comportamento depressivo, transtornos transitórios da visão, neutropenia, trombocitopenia, alteração reversível de testes hepáticos, hepatite celostática.

Indicações terapêuticas e posologia

Oral (durante a refeição):

  • Uretrite por trichomonas
  • Uretrite e vaginite por trichomonas
  • Lambliasis
  • Amebíase intestinal e hepática
  • Infeção anaeróbica
  • Infeção por bactérias anaeróbicas: Bacteroides, Fusobacterium, Eubactéria, Clostridium, Estreptococos anaeróbios
  • Prevenção de infeção pós-operatória por bactérias anaeróbicas, especialmente Bacteroides e Estreptococos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Metronidazol - Indicações, uso e efeitos, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.