Mudança de humor repentina, o que pode ser? - Explicações possíveis

Mudança de humor repentina, o que pode ser? - Explicações possíveis

Você já mudou de humor repentinamente? Uma hora estava feliz e, sem explicação, ficou triste? Até certo ponto, isso é normal, mas é preciso atenção. Se a mudança de humor for constante ou estiver atrelada a outros sintomas, o indicado é que a pessoa preste atenção a isso. Por isso, neste artigo o umCOMO responde a pergunta: mudança de humor repentina, o que pode ser?

Mudança de humor do nada

Durante o dia, é normal que ocorram variações de humor. Fatores externos, como um ônibus lotado, trânsito ou uma reunião chata são comuns e acabam deixando qualquer um mais irritado. Porém, é preciso prestar atenção quando a instabilidade emocional começa a afetar a vida profissional e pessoal da pessoa. Isso pode indicar alguns transtornos mentais. Conheça alguns deles que causam mudança de humor do nada ou uma mudança de humor constante:

Síndrome do pânico

Considerado um transtorno de ansiedade grave, a síndrome do pânico causa crises de muito medo da morte e desespero. Uma crise dura, normalmente, de 10 a 20 minutos, mas isso pode mudar de pessoa para pessoa. Os sintomas são tremores, medo intenso, formigamento, desmaio, tontura, dor de cabeça e sentimento de indiferença.

Transtorno bipolar

A oscilação entre o estado de êxtase e a depressão profunda é a característica principal do transtorno bipolar. A maior diferença é que estes estados podem durar dias e não acontecer de uma hora para outra. Este tempo, porém, pode mudar de paciente para paciente. Para reconhecer uma pessoa bipolar, preste atenção à irritabilidade em excesso e energia demais, além de uma reação além do normal a fatos do cotidiano.

Síndrome de Boderline

O transtorno de personalidade também tem como sintoma mudanças súbitas de humor, um grande medo de ser abandonado e comportamentos compulsivos. Quem tem Boderline alterna entre momentos estáveis e surtos psicóticos e completamente descontrolados. A síndrome pode ser causada por um trauma de infância ou outro fato da biografia da pessoa.

Dependência Química

Se uma pessoa está com comportamentos considerados estranhos para ela e humor instável, é possível que ela esteja usando drogas. O uso abusivo de uma substância como álcool ou drogas não legalizadas causam compulsão, humor irritadiço, abstinência e perda de controle. Saiba como identificar um viciado em drogas. Em todos os casos, é indicado que o paciente ou familiares conversem com um médico psiquiatra para fazer o diagnóstico e tratamento necessários.

Mudança repentina de humor e dor de cabeça

A mudança repentina de humor e dor de cabeça são dois sintomas que necessitam atenção. Quando combinados, podem indicar, segundo um estudo realizado pela Universidade College London, no Reino Unido, sinais de demência.

A explicação é que a área do cérebro afetada por este problema é responsável, também, pela personalidade e pelo comportamento do paciente. Por isso, quem tem mal de Alzheimer ou qualquer outro tipo de demência pode ser mais desinibido e impulsivo. Além disso, a pesquisa constatou que o apreço por um humor completamente inadequado e obscuro.

Por outro lado, a mudança repentina de humor aliada à dor de cabeça também pode indicar doenças mentais como as citadas acima, além de depressão e estafa mental. Saiba mais:

Depressão

A depressão é a doença do século. A pessoa que está deprimida não vê sentido na vida e qualquer ato do dia a dia fica difícil. Porém, é preciso ficar atento. Nem sempre a pessoa que está deprimida está triste e com a aparência de quem está triste. A mudança de humor repentina, por exemplo, pode indicar um sintoma de depressão. A dor de cabeça entra como manifestação física do problema. Para mais informações, saiba como combater a depressão.

Estafa Mental

A estafa mental é um problema que aparece quando a pessoa está sobrecarregada emocionalmente. Muitas vezes causada por trabalho em excesso, leva o paciente ao limite e, consequentemente, o corpo começa a dar sinais deste cansaço. Com tantos fatores do dia a dia na vida pessoal e profissional, é comum que o cérebro entre em pane.

Sugestão: Conheça os tipos de dor de cabeça.

Mudança de humor pode ser gravidez?

Sim, mudança de humor pode ser gravidez, mas este sintoma não deve ser olhado de forma isolada. A gravidez causa, no corpo da mulher, uma mudança enorme. Os hormônios ficam completamente diferentes e desregulados, causado, então, um sentimento parecido com a TPM, tensão pré-menstrual.

Mesmo assim, essa variação de humor pode ser um dos primeiros sintomas a aparecer. Com o tempo, o corpo da gestante acaba se acostumando com a nova dose hormonal.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Mudança de humor repentina, o que pode ser? - Explicações possíveis, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Caso você esteja incomodado com a mudança de humor sua ou de um amigo, consulte um médico. Ele poderá dar o diagnóstico e tratamentos completos.