Partilhar

O Alzheimer é hereditário?

Por Redação umCOMO. Atualizado: 6 maio 2020
O Alzheimer é hereditário?

O Alzheimer é uma doença mental que afeta a memória das pessoas fazendo com que, conforme o tempo passa, o paciente possa inclusive esquecer os seus seres queridos. Trata-se de uma doença de caráter mental que afeta uma grande parte da população de idade avançada, com mais de 65 anos, e cujo tratamento é ainda inexistente.

Uma das perguntas que mais pessoas se fazem é se o Alzheimer é hereditário visto que, algumas vezes, esta doença aparece em diferentes membros da mesma família. Neste artigo de umComo vamos revelar para você se o Alzheimer é hereditário segundo os avanços científicos existentes.

Também lhe pode interessar: Como detectar o Alzheimer precoce

Tipos de Alzheimer

Para poder responder à pergunta de se o Alzheimer é hereditário é importante que primeiro conheçamos os dois tipos de Alzheimer que existem, pois um tem mais tendência a estar relacionado com motivos genéticos que o outro.

  • O primeiro tipo de Alzheimer que existe chama-se "Doença de Alzheimer familiar" e é a menos frequente. Trata-se de uma doença que pode aparecer em pessoas com menos de 65 anos e, inclusive, pode existir a possibilidade de aparecer em jovens de 30 a 40 anos. Esta variante de Alzheimer é por motivos hereditários pois foram identificados vários genes que causam o desenvolvimento da doença.
  • O tipo de Alzheimer mais frequente é o conhecido como "Doença de Alzheimer tardio" e acontece em pacientes com mais de 65 anos. As causas desta doença são desconhecidas e não têm nenhum padrão genético, portanto, este Alzheimer não é hereditário; porém, alguns estudos descobriram que se houver um histórico familiar com esta patologia aumenta o risco de a sofrer, no entanto, não existem dados exatos sobre a ligação genética.
O Alzheimer é hereditário? - Tipos de Alzheimer

Alzheimer hereditário

Como acabamos de referir, o Alzheimer conhecido como "Alzheimer familiar" é o que ocorre por causas genéticas, no entanto, é uma doença muito pouco comum pois apenas 1% dos doentes de Alzheimer apresentam esta tipologia.

Para poder fazer o diagnóstico hereditário do Alzheimer é imprescindível que se contem com casos em mais de 1 membro familiar afetado pela doença. Normalmente, costuma-se transmitir se em uma mesma família existirem 3 ou mais familiares diretos que sofreram de Alzheimer. Se tiver este histórico e realizar um diagnóstico correto, ou seja, se analisarem o tecido cerebral e confirmarem que o Alzheimer é do tipo "familiar", existe um risco de 50% de possibilidades de transmitir a doença aos filhos.

A principal diferença nos sintomas deste tipo de Alzheimer é que aparecem antes dos 65 anos. Nos restantes, os efeitos da doença são exatamente os mesmos em ambas as variantes. Entre os sintomas do Alzheimer vale destacar os seguintes:

  • Problemas de visão
  • Deterioração da fala
  • Desorientação
  • Perda de memória
  • Apatia emocional
O Alzheimer é hereditário? - Alzheimer hereditário

Prevenção do Alzheimer

Apesar da comunidade científica desconhecer as causas exatas do aparecimento do Alzheimer, todos os especialistas concordam que existem algumas práticas de vida saudáveis que podemos aplicar na nossa rotina e que nos ajudarão a prevenir o Alzheimer. De seguida, em umComo, explicamos algumas que a maioria dos médicos concorda que são importantes:

  • Seguir uma dieta equilibrada com alimentos antioxidantes, alimentos ricos em vitaminas e deixar de lado o consumo de comida gordurosa.
  • Exercitar a sua memória: teste a sua capacidade cerebral com jogos como as palavras cruzadas, o Sudoku, através da leitura ou do estudo, etc.
  • Hidrate o seu corpo: a água ajuda os nossos órgãos vitais a funcionarem corretamente, entre eles o cérebro. Beba diariamente mais de 1 litro e meio de água.

Neste artigo damos mais conselhos para poder prevenir o Alzheimer, no entanto, se achar que você ou que alguém da sua família pode estar com esta doença, é importante que vá de imediato ao médico para poder tratar o problema.

O Alzheimer é hereditário? - Prevenção do Alzheimer

Se pretende ler mais artigos parecidos a O Alzheimer é hereditário?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O Alzheimer é hereditário?
1 de 4
O Alzheimer é hereditário?

Voltar ao topo da página