O café aumenta a pressão arterial? - Descubra aqui a resposta!

O café aumenta a pressão arterial? - Descubra aqui a resposta!

Quem não gosta de tomar uma boa xícara de café? A energia e o estímulo que o café produz, graças ao seu alto conteúdo de cafeína, permite-nos enfrentar a jornada com maior positividade, vontade e força. Mas até que ponto a ingestão de cafeína pode afetar o nosso organismo? Se quiser saber mais sobre a relação do café com a saúde, não deixe de ler o seguinte artigo. De seguida, vamos explicar quais são os benefícios do café e respondemos à pergunta que os hipertensos mais fazem: o café aumenta a pressão arterial?

Nas seguintes linhas descobrirá se o consumo moderado do café pode ser mais positivo ou mais negativo, se traz mais benefícios que riscos e se é recomendável tomá-lo caso seja vulnerável às mudanças de pressão arterial. Descubra tudo o que há de positivo no café aqui no umCOMO.

Origem do café

Para falar da história do café temos que voltar, nada mais, nada menos, que ao século XIII, quando alguns etíopes descobriram as propriedades energizantes e estimulantes deste produto delicioso. Sua expansão pelo império muçulmano e Oriente Médio aconteceu em pleno século XV, quando se começou a consumir o café em modo de chá. Mas o grande crescimento deste produto chegou a partir do século XVII, quando o café foi introduzido na Europa e no famoso Novo Mundo (América), onde até hoje o café se converteu em mais um símbolo cultural.

Hoje em dia, o café é uma das bebidas mais populares na nossa sociedade, sendo uma das bebidas favoritas do mundo ocidental e seu cultivo foi centralizado em países tropicais (Colômbia, Peru, Guatemala, Venezuela, México...), de onde se satisfaz a procura europeia e americana.

Benefícios do café

Múltiplas investigações científicas revelaram os grandes benefícios que o café proporciona ao nosso organismo. Ainda que não haja dúvida de que o café também conta com alguns riscos, seu consumo moderado é mais positivo que negativo.

Em primeiro lugar há que destacar que o café é uma substância psicoativa porque contém cafeína, o que o torna em uma bebida que nos ajuda a estar alerta. A cafeína trabalha em nosso cérebro bloqueando a adenosina e aumentando a atividade de outras substâncias (como a dopamina ou a norepinefrina) que ajudam a acelerar o trabalho do cérebro. Por tudo isso podemos dizer que o café melhora nossa função cerebral, incidindo no nosso humor, níveis de energia, reação, memória ou função cognitiva, entre outros.

Por outro lado, o café se converteu em um produto estrela pois ajuda-nos a perder peso, graças à cafeína que atua como queima-gorduras natural e acelera nosso metabolismo, e também ajuda a melhorar nosso rendimento físico, pois o consumo de cafeína aumenta a adrenalina, hormônio que se utiliza como combustível.

Também se deve ter em conta que o café é bom porque contém nutrientes essenciais e minerais como o potássio o magnésio ou vitaminas B2 e B5. Além disso, é uma grande fonte de antioxidantes, pois foi comprovado que possui muitos mais que a grande maioria de verduras ou frutas. Uma maravilha para nosso organismo!

Mas o café não é bom apenas pelo que contém, mas também porque protege nosso organismo de algumas doenças que é capaz de combater. Por exemplo, seu consumo diminui o risco de doenças neuronais que acontecem devido ao envelhecimento e a neurodegeneração, como o Alzheimer ou o Mal de Parkinson. Tudo graças à cafeína e à melhoria e aceleração que produz na nossa função cerebral. Destaca-se também por diminuir o risco de sofrer câncer de cólon ou de mama. Por outro lado, o café é perfeito para combater a depressão, principalmente nas mulheres. De novo, neste aspecto a cafeína é a responsável.

Por último, o caso que mais nos preocupa neste artigo: saber se o consumo de café está diretamente relacionado com a nossa pressão. Foi demonstrado que, apesar do café ser capaz de aumentar a pressão sanguínea, em nenhum caso existe um risco de sofrer uma doença cardiovascular, muito pelo contrário: consumir café pode prevenir um infarto.

Relação entre café e pressão

O café é, há anos, uma das bebidas mais consumidas do mundo. Quanto à pergunta que fizemos desde o início, o café aumenta a pressão arterial? A resposta é SIM, apesar de poder variar dependendo da pessoa em questão, visto que seu consumo não afeta todo mundo da mesma forma.

Apesar de há um tempo muitos médicos terem desaconselhado o consumo de café para pessoas hipertensas, agora existem vários estudos que certificam os seus benefícios. O café produz um efeito estimulante no sistema nervoso central, por isso sua ingestão é associada ao aumento da pressão arterial. No entanto, a longo prazo pode ser que o café não seja tão positivo em relação aos níveis de pressão, pois se consumido em excesso pode chegar a produzir o efeito contrário: levar-nos à hipertensão.

Em suma, o consumo moderado de café (o que significa umas 3 xícaras diárias), pode aumentar a nossa pressão sem causar risco, pois além de cafeína contém outras substâncias positivas para a nossa saúde (antioxidantes, polifenois, ácidos graxos...). Os hipertensos deverão controlar ainda mais a ingestão de cafeína, pois são mais vulneráveis às mudanças de pressão.

Lembre-se, o café aumenta SIM a pressão e deve ser consciente dos efeitos que pode provocar em seu organismo se o consumo for excessivo. No entanto, se a ingestão de café for moderada, é um alimento muito saudável que ajudará a manter o seu corpo e a sua mente sempre ativos.

Neste outro artigo do umCOMO vamos mostrar para você quais são os alimentos para baixar a pressão.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O café aumenta a pressão arterial? - Descubra aqui a resposta!, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.