Outros Doenças neurológicas

O Parkinson é hereditário?

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
O Parkinson é hereditário?

O Parkinson é uma doença neurodegenerativa que afeta uma grande parte da população adulta entre 40 e 70 anos. É uma das condições do sistema nervoso que os idosos mais sofrem e cujas causas são ainda desconhecidas pela comunidade científica, mas sugerem-se algumas hipóteses e, entre elas, o fato de que possa ser uma doença hereditária. Neste artigo de umComo.com.br vamos tirar as dúvidas que você tiver respondendo à sua pergunta sobre se o Parkinson é hereditário.

Também lhe pode interessar: Como tratar o mal de Parkinson

Índice

  1. A doença do Parkinson
  2. O Parkinson é genético?
  3. Possíveis causas do Parkinson
  4. Tratar o Parkinson

A doença do Parkinson

O Parkinson é uma doença que se manifesta de maneira lenta e progressiva e para a qual ainda não existe uma cura específica. Ainda que não se possa atenuar, existem tratamentos farmacológicos que ajudam a reduzir os sintomas do Parkinson e a fazer com que a vida do doente seja a melhor possível.

Quando uma pessoa sofre de Parkinson, a massa cinzenta do cérebro que se encarrega de coordenar os movimentos do corpo é afetada pela doença. Nesta região cerebral é onde se encontra a dopamina, uma substância química essencial usada para que nosso cérebro possa controlar os movimentos; o Parkinson ataca diretamente esta substância, baixando seus níveis e fazendo com que o doente sofra de tremores.

Existem muitas teorias a respeito do Parkinson, mas, ainda que não se conheçam as causas exatas da doença nem como combatê-la, sabe-se que não é contagiosa; de modo que se pode beijar, abraçar e estar em contato com uma pessoa com Parkinson. O que é verdade é que, além dos tremores, os pacientes sofrem uma lentidão em seus movimentos fazendo com que demorem bem mais do que o normal para realizar tarefas comuns como cozinhar, limpar ou lavar-se. Esta lentidão também pode ser observada durante uma conversa já que demorarão um pouco mais para responder; não é que o Parkinson afete a audição, senão que o entendimento cerebral é mais lento e, portanto, também a sua capacidade de resposta.

Atualmente existem tratamentos específicos que ajudam uma pessoa com Parkinson a ter uma vida mais ou menos normal sem que sua esperança de vida seja reduzida. Isto foi um avanço importante no mundo científico já que, até poucos anos atrás, não existiam drogas que ajudassem a viver com a doença sem quase perceber os estragos.

O Parkinson é genético?

A resposta a esta pergunta é ambígua, pois pode existir uma doença de Parkinson familiar na qual membros de uma mesma família possam desenvolver esta doença por motivos genéticos; no entanto, apenas 10% dos doentes têm Parkinson hereditário, os 90% restantes tem a origem da doença desconhecida.

O Parkinson pode ser de origem genética, mas não é um dos fatores mais comuns, pois muito poucas pessoas no mundo o sofrem. Esta causa genética encontra-se em que os membros de uma família passam adiante a incapacidade das células do cérebro de administrar o estresse biológico. Para herdar o Parkinson só é necessário que um dos progenitores tenha a doença, mas ela também pode ser transmitida por ramos familiares um pouco mais distantes: de tios, avôs, primos, etc.

O Parkinson é hereditário? - O Parkinson é genético?

Possíveis causas do Parkinson

Já indicamos que as causas exatas do aparecimento do Parkinson são ainda desconhecidas. No entanto, os pesquisadores aventam algumas possibilidades fazendo estudos e comparando casos de pacientes que sofrem desta doença. Desta maneira, podemos falar das possíveis causas do Parkinson que são as seguintes:

  • Uma das causas pode ser encontrada em um desequilíbrio químico no cérebro, algo que faz com que algumas células acabem morrendo. Isto ocorre devido à exposição das pessoas a produtos agroquímicos, normalmente usados em zonas rurais, ou por entrar em contato com algum produto que esteja contaminado.
  • Também se descobriu que um dos fatores que podem causar Parkinson é o consumo de drogas, pois afetam diretamente o cérebro.
  • A genética, como já falamos, também pode ser uma causa do Parkinson, ainda que sejam poucos os casos a nível mundial que registrem esta doença.

Tratar o Parkinson

Uma vez diagnosticado o Parkinson, o médico deverá receitar um tratamento específico para poder aliviar os sintomas que a doença pode produzir. Mas, além destes fármacos, o paciente deverá levar uma vida saudável para cuidar de seu organismo:

  • Alimentação nutritiva com forte presença de vegetais, frutos secos e frutas.
  • Praticar atividades ou hobbies que o doente goste para conseguir que se mexa e exercite seu corpo.
  • Exercício suave para manter o corpo saudável: é importante mexer os músculos para evitar que atrofiem.

Neste artigo de umComo mosytramos-lhe como tratar a doença de Parkinson para que saiba o que fazer caso você ou algum ente querido sofra desta doença.

O Parkinson é hereditário? - Tratar o Parkinson

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O Parkinson é hereditário?, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O Parkinson é hereditário?