menu
Partilhar

O que acontece no primeiro trimestre da gravidez

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Imagem: babypost.com

Durante o primeiro trimestre da gravidez, ou seja, nas primeiras 12 semanas, os sinais do lado de fora da barriga são pouco evidentes, mas lá dentro a mudança é gigantesca. No final do primeiro trimestre, o seu bebê já vai parecer mais como um ser humano, portanto são várias as mudanças que acontecem no interior da barriguinha. Para saber mais sobre o que acontece no primeiro trimestre da gravidez, continue lendo este artigo de umComo.

Primeiro trimestre da gravidez: O que acontece com você

Durante os primeiros três meses de gravidez é provável que não note um crescimento da barriga, mas esta é uma das fases mais importantes da gestação pois é quando abortos e malformações do bebê podem surgir. Uma das coisas que acontece com a mamãe durante o primeiro trimestre de gravidez e que é o sinal mais evidente de que está grávida é a ausência de menstruação, pois durante o período de gravidez você já não menstrua mais. Para além disso, você pode se sentir mais cansada e ter os tão conhecidos enjoos matinais. É também durante os primeiros três meses de gestação que a mamãe sente os seus seios inchados e mais sensíveis. Alterações de humor, azia, desejos por determinados alimentos e urinar com mais frequências são outras das alterações que a mamãe pode sentir durante esta fase da gestação.

Durante esta fase é necessário a mamãe redobrar os cuidados, para garantir tanto a sua saúde como a do bebê. Para isso, entre no nosso artigo e descubra como se cuidar no primeiro trimestre de gravidez.

O que acontece no primeiro trimestre da gravidez - Primeiro trimestre da gravidez: O que acontece com você
Imagem: elitereaders.com

Primeiro trimestre da gravidez: O que acontece com o bebê

As primeiras 12 semanas de gravidez são incríveis, pois no final desse tempo o feto fica sendo um embrião com todos os órgãos grandes funcionando, como o coração e pulmões. No final das 12 semanas, o rosto do bebê ganha uma aparência mais humana e os olhos, que antes estavam nas laterais da cabeça, começam a se aproximar. As orelhas também se encontram quase na posição normal.

Apesar de você não conseguir sentir os movimentos do seu bebê, por esta altura o feto já se mexe se alguém cutucar na barriga da mamãe. É também no final das 12 semanas de gestação que o bebê já consegue fechar as mãos e curvar os dedos dos pés quando alguma coisa se encosta a eles.

No final do primeiro trimestre de gravidez, o bebê poderá chegar a pesar 18 gramas e a medir 6 centímetros, mas claro que isso depende de cada bebê pois cada um tem um jeito diferente de se formar e evoluir.

O que se observa na análise de sangue

Durante a gravidez é comum fazer-se uma análise ao sangue a cada três meses, para verificar se tudo está bem e se há alguma complicação. Nesta extração de sangue obtêm-se informações sobre a saúde tanto do bebê como da mamãe. Sendo assim, o que se pode observar nesta análise ao sangue no primeiro trimestre da gravidez são os seguintes fatores:

Toxoplasmose

Caso a mulher grávida não tenha tido esta infecção por parasitas, deverá adotar uma série de medidas preventivas porque o contágio da toxoplasmose durante a gestação pode ser um risco para o feto. Portanto, por exemplo, a mulher terá que evitar ter contato com as fezes dos gatos, não consumir embutidos e carnes mal passadas, como também não deve consumir verduras cruas.

Rubéola

Se a mulher não estiver imune, terá que tomar precauções sobretudo durante o primeiro trimestre da gravidez para não contrair a doença.

Hepatite B e hepatite C

Se a mulher grávida for portadora da infecção mencionada, devem ser adotadas medidas especiais durante o parto e quando o bebê nascer, pois durante a gestação não poderá tomar medicação.

Grupo sanguíneo e Rh

Se o Rh da grávida for positivo (Rh) não há nenhum problema, mas caso o resultado saia negativo (Rh-), então seria necessário realizar um teste chamado teste de Coombs. Trata-se de um teste que é repetido mensalmente a partir do quinto mês e que serve para garantir que no organismo da mulher grávida não existem anticorpos que possam danificar o feto.

Sífilis e HIV (AIDS)

Ambos os testes são realizados por protocolo, pois o objetivo é prevenir a transmissão ao feto caso o resultado do teste na grávida seja positivo.

Rastreio bioquímico

No sangue materno encontram-se enzimas procedentes do feto, que são medidas com a finalidade de avaliar a possibilidade de que o feto sofra de alguma anomalia cromossômica como, por exemplo, a Síndrome de Down. São os resultados do mencionado teste junto com os resultados obtidos na ecografia da 12ª semana que nos dão resultados para poder descartar ou afirmar a existência de alguma anomalia. Caso a porcentagem de ambos os testes seja de 1 entre 250 ou maior, então é aconselhável realizar uma amniocentese.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que acontece no primeiro trimestre da gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário

1 comentário
latoya
Oi boa noite eu estou atrasada 2meses sinto muito sono e o dia inteiro bocejando minha barriga ta durinha no baixo ventre tenho umas. Dorzinhas chatas também sinto muita câimbra não suporto alguns tipos de cheiros tenho vontade de comer algumas coisas umas bem estranhas tenho dor de cabeça frequentemente alterações de humor azia ancia de vomito fico louca pra coner algumas coisas que vejo outras pessoas comendo mas fiz o beta hcg e deu 1.0 ou seja negativo. o q ta acontecendo comigo me ajudem. Posso ta gravida ou não. Por favor me respondam

Imagem: babypost.com
Imagem: elitereaders.com
1 de 2

Voltar ao topo da página