O que acontece quando você não come açúcar

O que acontece quando você não come açúcar

De certeza que você já deve ter ouvido milhares de avisos quanto ao açúcar ser prejudicial para a sua saúde, mas ignorar estes avisos é bem mais fácil do que deixar de o consumir. Pois afinal estamos falando de uma das substâncias mais consumidas a nível mundial e que está presente na composição de uma infinidade de produtos. Mesmo aqueles produtos que você pensa que não têm açúcar, confira o rótulo e vai ver como ele está lá, às vezes camuflado com outros nomes. Mas acredite que o açúcar não é apenas o vilão das pessoas que estão procurando emagrecer, ele prejudica e muito a sua saúde e aumenta as chances de você sofrer de determinadas doenças. E se, você deixasse de comer açúcar? O que aconteceria com o seu corpo? Continue lendo este artigo de umComo em que explicamos o que acontece quando você não come açúcar.

Reação do seu corpo

É provável que já tenha ouvido falar do desafio de "um mês sem açúcar" ou de um vídeo de um holandês que abandonou durante um mês produtos com adição de açúcar, para além do álcool. Este jovem holandês antes e depois do desafio fez testes médicos e, acredite que os valores foram bastante positivos depois de ter abandonado o consumo de açúcar.

Mas deixar de comer açúcar é mais difícil do que parece, pois você passa por uma espécie de "ressaca" durante o processo. É provável que na primeira semana em que abandone o açúcar você se sinta desmotivado, sem energia, com dificuldade em se concentrar e com mau humor. Para além disso, vai sentir um enorme desejo de comer doces, pois afinal deixar o açúcar é idêntico a abandonar qualquer outro vício como o tabaco. Quanto mais açúcar você come, mais vontade tem de consumir açúcar.

Após 15 dias você já se vai sentir mais calmo, com mais energia e concentração. Para além disso, vai notar como a qualidade do seu sono vai aumentar e poderá notar já uma perda de peso. Depois de 1 mês sem o consumo de aditivos, toda a sua energia, humor, concentração voltam ao normal. É provável que haja uma perda de peso considerável e a vontade de comer doces já não é tanta como no início. Como vê, não é um processo fácil, mas tem muitos benefícios para a saúde como os que vamos explicar de seguida.

Os seus níveis de energia aumentam

Quando sentimos a necessidade de repor os nossos níveis de energia, temos o hábito de ingerir produtos com açúcar. Mas isso só vai causar o efeito contrário, pois o açúcar bloqueia a capacidade do seu corpo de manter os níveis de energia em níveis altos. Reduzindo as quantidades de açúcar ingeridas, você sentirá mais energia para enfrentar o seu dia a dia, sem passar por momentos de sensação de esgotamento.

Existe perda de peso

Todo o mundo sabe que o açúcar é o maior vilão do emagrecimento, então ao eliminar o açúcar do seu cardápio você vai notar uma perda de peso considerável, tal como já referi anteriormente. Por isso, se você quer atingir o peso ideal e saudável, já sabe uma das medidas que deve tomar.

A aparência da pele melhora

O açúcar também é um vilão da pele, pois ele acelera o processo de envelhecimento cutâneo, impedindo a produção adequada de colágeno e elastina, duas substâncias que são responsáveis pela recuperação celular e por manter a firmeza e elasticidade da pele. Então se você deixar de comer açúcar notará uma pele muito mais firme, elástica, luminosa e, também livre de espinhas!

Protege você de doenças

O excesso de açúcar na alimentação, para além de obesidade e diabetes, pode causar problemas no coração, aumentando os riscos de sofrer de um ataque de coração. Por isso, ao abandonar o consumo de açúcar você está protegendo o seu coração e fígado também, pois esta substância tem um efeito tóxico no fígado idêntico ao consumo excessivo de álcool.

Conseguirá dormir melhor

Ao abandonar o consumo de açúcar, você vai notar de imediato como o sono melhorará e as insônias deixarão de acontecer. Isto porque, os alimentos com esta substância aumentam rapidamente a taxa de açúcar no sangue. Para além disso, antes de dormir você não deverá ingerir alimentos com açúcar, pois uma vez que você vai dormir, você não vai gastar as calorias que estão ingerindo.

No nosso artigo poderá conferir o que pode comer antes de dormir para ter uma boa noite de sono.

Melhora a digestão

Ao eliminar o açúcar do seu cardápio, você vai fazer com que o seu intestino funcione de forma bem mais eficaz, conseguindo processar o que foi consumido durante a refeição. Para além disso, você vai se sentir saciado mais cedo do que se consumisse açúcar.

Melhora a saúde dental

E claro que, se você reduzir o consumo de açúcar na sua alimentação a sua boca e dentes agradecerão. Esta substância é muitas vezes a responsável por cáries e outros problemas, por isso ao abandonar o açúcar você está contribuindo para uma melhor saúde dental.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que acontece quando você não come açúcar, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.