O que acontece se eu tomar um remédio vencido

O que acontece se eu tomar um remédio vencido

O que acontece se eu tomar um remédio vencido? É uma pergunta que todos já fizemos mais de uma vez ao encontrar algum fármaco que guardávamos e que venceu. Na bula não costuma ser indicado o que acontece quando a data de validade impressa na embalagem do remédio foi ultrapassada. Em umComo queremos explicar a você, pois algumas coisas podem resolver sua dúvida, mas recomendamos sempre que siga as recomendações do seu médico ou farmacêutico.

Passos a seguir:
1

Em primeiro lugar, é importante saber o que a data de validade indica exatamente em um remédio, para entender melhor o que ocorre depois de vencido este prazo. Trata-se pois do período durante o qual a totalidade das atividade e propriedades do fármaco é garantida por parte do fabricante, desde que tenha sido armazenado corretamente.

Isto é, a validade indica até quando o laboratório farmacêutico garante que este remédio não perdeu a atividade e continuará sendo eficaz.

2

Deste modo, não é expressada uma data máxima para o uso do mesmo, mas sim uma garantia de atividade e eficácia. Portanto, não implica que deve deixar de usá-lo bem no dia do vencimento, mas sim que não se garante que seja igualmente eficiente a partir de então. É importante destacar que as condições em que o remédio foi conservado e guardado também influem na eficácia do medicamento.

3

Por isso, respondendo à pergunta "o que acontece se tomo um remédio vencido?", a resposta é "nada". Não tem por que lhe fazer mal, não vai provocar efeitos colaterais nem sofre risco de morte; em função do tempo que tenha passado desde a data de validade do remédio, poderá continuar realizando sua função ou pode ter perdido parte da sua eficácia ou inclusive toda.

4

Então, podemos dizer que os remédios vencidos podem continuar atuando como se não estivessem ainda vencidos, mas que também é possível que não façam nenhum efeito, mas mesmo assim não é recomendável tomá-los.

5

Antes de tomar um remédio - inclusive sem ter passado ainda da data de validade - é importante comprovar seu estado para ter certeza de que não mudou de cor, cheiro, esteja umedecido, etc.

6

As autoridades da saúde recomendam se desfazer dos remédios vencidos para evitar riscos, levando-os aos contêiners especiais das farmácias.

Leia também: Alimentos que se podem comer depois de vencidos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que acontece se eu tomar um remédio vencido, recomendamos que entre na nossa categoria de Medicamentos e Suplementos.