Conselhos para a gravidez

O que acontece se fumar maconha na gravidez

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 11 fevereiro 2021
O que acontece se fumar maconha na gravidez
Imagem: sossobriedade.com.br

Existe uma grande discussão sobre os efeitos de algumas substâncias consideradas drogas no corpo humano. No entanto, sejam elas ilegais ou não, durante a gestação é preciso redobrar o cuidado quanto ao que se consome e aos hábitos da futura mãe. Por isso, o umComo.com.br vai trazer informações do que dizem os especialistas sobre o que acontece se fumar maconha na gravidez.

Também lhe pode interessar: O que significa barriga dura na gravidez

Maconha e gravidez

Pesquisas recentes apontam que o delta-9-tetrahydrocannabinol, a substância psicoativa da cannabis, mais conhecida como THC, afeta o desenvolvimento das células do cérebro do feto que está se formando. Por isso, futuras mães que preferem não prejudicar a formação do seu bebê não devem fazer uso da maconha ao longo da gravidez.

O THC atua, mais especificamente, nas células nervosas do córtex do feto, atrapalhando as conexões entre os neurônios. Essa parte do cérebro é responsável, principalmente, pela coordenação e memória da criança que irá se desenvolver. Também possui papel importante em outras funções cognitivas.

Entre elas, atenção, percepção e linguagem, bem como as funções executivas, as quais se referem ao planejamento e execução de tarefas. Ou seja, a mãe que faz uso de cannabis pode favorecer que o seu filho, futuramente, tenha dificuldade em começar atividades, memorizar informações para estudar e trabalhar e inibir os seus impulsos.

Além disso, os déficits no desenvolvimento da criança podem não ser imediatamente percebidos. Mesmo assim, não deixam de aumentar as chances do aparecimento de doenças neuropsiquiátricas. Nesse sentido, mesmo mulheres que fazem uso da maconha de forma medicinal devem interromper o tratamento. Se a interrupção surtir problema para a gestação é importante conversar com o seu médico sobre alternativas.

O que acontece se fumar maconha na gravidez - Maconha e gravidez
Imagem: noticias.uol.com.br

O que mais saber sobre cannabis e gestação

Entre outras pesquisas, foram realizados estudos que acompanharam filhos até aos 16 anos de mães que fizeram uso da cannabis durante a gestação. Neles foram identificados problemas de relacionamento social, déficit de atenção e problemas de aprendizado, respondendo à pergunta de o que acontece se fumar maconha na gravidez.

Para explicar melhor vale dizer que os cientistas descobriram que ainda no útero o feto já possui os chamados receptores de endocanabinóides. Esse sistema é formado por substâncias que funcionam como um tipo de “maconha natural” do cérebro, sendo que em adultos a sua função é a de regular a alimentação e o sono.

Nos fetos não se sabia se esses receptores já existiam e se descobriu que sim, os quais servem para “ensinar” os neurônios que estão se formando a se conectarem entre si. Dessa forma, se o cérebro em formação do feto recebe o THC o sistema é desregulado, ocasionando erros em seu desenvolvimento que vão afetar, inclusive, funções como fala e emoções da criança.

No entanto, é importante lembrar ainda que não é apenas a maconha que deve ser evitada durante a gravidez. Mesmo as drogas legalizadas, como cigarro e bebidas alcoólicas, também podem causar problemas irreversíveis no feto. O mesmo ocorre com medicamentos e outras substâncias, sendo que até a má alimentação, pobre em ácido fólico e ferro, atrapalha o desenvolvimento fetal.

O que acontece se fumar maconha na gravidez - O que mais saber sobre cannabis e gestação
Imagem: interpalco.com.br

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que acontece se fumar maconha na gravidez, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Marcello Pinheiro
Gostaria de saber quais são as fontes destas pesquisas recentes que você cita. Onde foi publicada, etc.
Imagem: sossobriedade.com.br
Imagem: noticias.uol.com.br
Imagem: interpalco.com.br
1 de 3
O que acontece se fumar maconha na gravidez