menu
Partilhar

O que causa cólicas no bebê

Por Marina Vieira. Atualizado: 18 dezembro 2019
O que causa cólicas no bebê
Imagem: amaliasalinas.com

Deseja saber o que causa cólicas no bebê? Nós em umComo.com.br podemos te ajudar! A cólica é um termo utilizado para denominar a existência de choros incontroláveis em bebês que possuem perfeito estado de saúde. Se você perceber que seu filho com menos de 5 meses apresenta choros intensos que chegam a durar um período superior a três horas seguidas, que isso ocorre mais de três vezes durante a semana e que isso vem ocorrendo por pelo menos três semanas, existe boas chances de seu filho estar sofrendo com cólicas.

Também lhe pode interessar: O que fazer se o meu bebê tiver cólica
Passos a seguir:
1

É normal que o bebê chore perante algumas situações, na maioria das vezes eles choram quando estão com fome, molhados, assustados ou muito cansados no final do dia, já as crianças que possuem cólicas, além de chorar por estas situações elas choram inconsoladamente devido as dores abdominais.

As crises de cólicas do bebê acabam se tornando momentos desesperadores para os pais e para a família que não sabe o que fazer. Felizmente, a cólica não é um acontecimento grave, ela não se trata de uma doença e costuma melhorar quando o bebê se encontra nos 3 ou 4 meses de vida. A maior ocorrência de cólicas ocorre por volta das 6 semanas.

O que causa cólicas no bebê - Passo 1
Imagem: canalgravidez.com.br
2

Ainda não se tem uma explicação clara para as cólicas nos bebês, o que se sabe é que aproximadamente 20% dos bebês apresentam cólicas e elas afetam meninas e meninos. Elas afetam crianças amamentadas no peito, mamadeira, filhos primogênitos e filhos segundos, enfim... A cólica do bebê não possui um fator de risco ou algo que a explique.

Uma das hipóteses que podem explicar o acontecimento é o fato de o sistema digestivo do bebê ser muito imaturo, isso faz com que ele sinta dores fortes na barriga quando ingere algumas substâncias do leite materno ou do leite de vaca, por isso é importante que a mãe se alimente muito bem quando está amamentando. O bebê acaba apresentando contrações intestinais fortes e desorganizadas. Confira quais são os alimentos que causam gases no bebê nesse artigo.

As cólicas também podem ocorrer pelo fato do sistema nervoso do bebê ser muito imaturo e sensível e devido à dificuldade em liberar os gases acumulados em seu intestino.

O fumo durante a gravidez ou a convivência com pessoas que fumam também podem acabar desencadeando as cólicas no bebê. Saiba que atitudes você deve tomar em relação as cólicas do bebê conosco em umComo.com.br.

O que causa cólicas no bebê - Passo 2
Imagem: saudeedicas.blogspot.com.br
3

A cólica oferece riscos ao bebê?

Não, porém, é preciso ficar atenta para avaliar se o choro que o bebê está apresentando é mesmo por causa de uma cólica. Leve seu bebê ao médico para que ele possa diagnosticar se o desconforto está sendo causado por uma cólica ou por outras complicações como: hérnias e infecções.

Durante as crises de cólica é preciso que as mães se mantenham calmas, somente se mantendo tranquilas elas conseguirão acalmar os seus bebês e lidar com a situação. Quando o bebê tem cólicas é importante conseguir que parem de chorar o mais rápido possível, pois ao chorar o bebê ingere ar o que aumenta a criação de gás dentro do seu corpo. Entre no nosso artigo e veja como aliviar a cólica de um bebê. Espero que as dicas aprendidas conosco em umComo.com.br possam ser muito úteis para cuidar da saúde do seu bebê!

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que causa cólicas no bebê, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Conselhos
  • Comente, a sua opinião é muito importante para nós!

Escrever comentário

O que causa cólicas no bebê
Imagem: amaliasalinas.com
Imagem: canalgravidez.com.br
Imagem: saudeedicas.blogspot.com.br
1 de 3
O que causa cólicas no bebê

Voltar ao topo da página