Partilhar

O que causa dor de dente

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 3 dezembro 2019
O que causa dor de dente

Levantou com dor de dente? Trata-se de uma das dores mais frequentes nos casos de visita ao dentista. Este sintoma pode aparecer de um dia para outro e as causas que a provocam podem variar. A boca é uma zona altamente sensível e ao sofrer algum tipo de dano nos dentes podemos apresentar uma dor muito intensa. Como consequência, os incômodos podem se espalhar para outras partes, como a cabeça, gerando um mal-estar ainda maior. A verdade é que a visita ao dentista nestes casos costuma ser sempre necessária e, em muitos casos, responde a uma falta de higiene bucal ou a uma limpeza bucal inadequada.

Se quiser saber o que causa dor de dente, em umComo.com.br trazemos para você algumas das explicações que poderiam corresponder ao seu caso.

Também lhe pode interessar: Como aliviar dor de dente

Hipersensibilidade dentinária

A hipersensibilidade dos dentes é uma das principais causas pelas quais pode sentir dor. Para compreender por que tem os dentes sensíveis é necessário entender os diferentes componentes do dente. Nossas peças dentais contêm uma parte mais macia no seu interior conhecida como dentina com dois condutos repletos de terminações nervosas. A dentina é coberta pelo esmalte dental, no entanto, quando ele se desgasta por diferentes causas produz-se a sensibilidade dental. Esta é a conhecida sensação de pontadas na boca cada vez que consumimos algum alimento, principalmente os que estão muito frios ou quentes. Isso acontece porque ao não conter o esmalte necessário, os líquidos ou comidas entram em contato com os nervos da dentina.

O desgaste do esmalte que produz a sensibilidade dental deve-se a diferentes causas:

  • Escovação brusca.
  • Uso excessivo de branqueadores dentais.
  • Consumo excessivo de alimentos muito ácidos.
  • Outros.
O que causa dor de dente - Hipersensibilidade dentinária

Cáries

Outra causa entre as mais comuns da dor de dente é a cárie. É uma das condições bucais mais frequentes e conhecidas, sendo consequência, na maioria das vezes, de uma higiene bucal incorreta. Por isso, é imprescindível saber como prevenir as cáries.

A boca acumula bactérias cada vez que comemos ou bebemos. Estas bactérias armazenam-se e, no caso de não escovarmos os dentes corretamente, acabam formando a famosa placa dental. Este conjunto de bactérias gruda entre o dente e a gengiva, além de se converter em um cálculo dental que danifica o esmalte do dente progressivamente. Esta situação faz com que o esmalte vá se desgastando até produzir um orifício. Quando isso acontece, as bactérias entram no interior do dente e se acumulam. Essa acumulação vai gerando cada vez mais danos no interior do dente e, quando chegam ao nervo, é quando se produz a dor.

O que causa dor de dente - Cáries

Hiperemia pulpar

Quando um problema como uma cárie ou hipersensibilidade não é tratado, as bactérias podem chegar aos túbulos dentinários gerando inflamação na polpa. A polpa é um tecido localizado no interior do dente que contém vasos e nervos. Quando esta zona é danificada é quase inevitável que o nervo morra. Nestes casos é frequente sentir a dor de dente ao morder e mastigar alimentos. Os danos na polpa podem ser principalmente dois:

Pulpite reversível

A polpa dental está viva e, após extrair as bactérias ou outros agentes invasores, a polpa pode desinflamar e voltar à situação normal.

Pulpite irreversível

Acontece quando o dano na polpa e a inflamação do nervo não podem ser tratados.

Necrose pulpar

O nervo da polpa dental morre. Nestes casos é possível que se produzam mudanças na coloração do dente pela descomposição do tecido pulpar. A necrose pulpar é uma das causas da dor de dente.

Gengivite e periodontite

Apesar destes problemas bucais gerarem danos nas gengivas, também podem provocar dor nos dentes. Elas acontecem quando existe uma acumulação de placa bacteriana entre o dente e a gengiva. Essa acumulação provoca inflamação nas gengivas, vermelhidão e irritação. É importante saber que a placa bacteriana gera tártaro, que não pode ser eliminado a não ser que vá ao dentista. Quando a gengivite se prolonga e não se trata deriva em um problema bucal maior conhecido como periodontite. A periodontite afeta o osso e implica um risco que pode chegar a provocar a queda dos dentes.

Se apresentar inflamação nas gengivas, vermelhidão, irritação e sangramento durante a escovação, deve consultar o dentista. Neste artigo damos alguns conselhos para prevenir a gengivite.

O que causa dor de dente - Gengivite e periodontite

Traumatismo dental

Outra das causas de dor de dente pode ser um traumatismo na peça dental. Esta situação costuma derivar de um golpe no dente, que implica a perda do mesmo. Quando isso acontece, o nervo pode ficar exposto provocando uma intensa dor de dente. Para poder eliminar a dor é necessário reconstruir o dente com o objetivo de cobrir o nervo. Uma cárie que não foi tratada também pode eliminar parte do dente até chegar ao nervo.

Sugestão: Dor de canal dentário, o que tomar?

O que causa dor de dente - Traumatismo dental

Bruxismo

O bruxismo é o hábito involuntário de apertar os dentes gerando pressão na mandíbula. A pressão prolongada da nossa dentadura pode chegar a causar danos nos dentes, mas também dor nos ouvidos, dor de cabeça ou no pescoço.

Muitas das pessoas sofrem de bruxismo durante a noite, por isso não compreendem por que sentem dor de dente ou na mandíbula ao acordar. Este problema é mais frequente em pessoas que sofrem de estresse, nervos ou ansiedade, e requer um tratamento médico especializado. Neste artigo ajudamos você a descobrir se tem bruxismo.

Obs.: para tratamentos naturais, confira nossa lista de remédios caseiros para dor de dente.

O que causa dor de dente - Bruxismo

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que causa dor de dente, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.

Escrever comentário sobre O que causa dor de dente

O que lhe pareceu o artigo?

O que causa dor de dente
1 de 6
O que causa dor de dente

Voltar ao topo da página