O que causa hipotermia? - Bebês e crianças

O que causa hipotermia? - Bebês e crianças

A hipotermia acontece quando um ser humano acaba tendo uma temperatura no corpo abaixo da normal (36,5 ºC). Muito comum em temporadas de frio para moradores de rua ou em crianças que tomam antitérmicos, a hipotermia pode levar a pessoa a morte se não revertida em quadro rápido. Através de alguns procedimentos, podemos evitar que ela aconteça, além de podermos retomar a temperatura normal com alguns cuidados simples. Nesse artigo do umCOMO, iremos explicar o que causa hipotermia, além de dar as dicas de cuidados em primeiros socorros para qualquer pessoa que esteja precisando de ajuda. Com o termômetro a postos, continue lendo para saber mais e estar preparado (especialmente os pais de primeira viagem).

Bebê com temperatura baixa e suando

Você que tem um bebê deve ficar sempre atento a temperatura de seu pequenino. Um termômetro é sempre muito útil para quem tem que cuidar das crianças, pois a hipotermia se configura frequentemente em seres humanos dessa idade e somente com esse aparelho (seja ele digital ou analógico) pode-se ter precisão acerca da temperatura de uma criança. A temperatura normal de um bebê é de 37ºC, um pouquinho acima da temperatura normal de um ser humano desenvolvido. Caso o termômetro indique um número abaixo da temperatura normal de um bebê, é necessário ficar atento para a hipotermia. A comunidade médica é de comum acordo que a hipotermia se configura em temperaturas inferiores a 35ºC.

É natural que em um caso de hipotermia a criança soe muito, pois este é um sintoma natural da perda de calor do corpo humano. O suor acontece especialmente quando a criança está com hipotermia devido a ingestão de medicamentos antitérmicos, que causam sudorese para redução da temperatura corporal. Como o bebê tem um organismo muito mais frágil e delicado, a hipotermia com esses medicamentos é comum e a sudorese pode acabar sendo excessiva, prejudicando a criança e a colocando em uma situação de risco bastante desagradável e podendo ser até fatal se não cuidada com rapidez. Mas não entre em desespero, porque ensinaremos aqui como aumentar a temperatura corporal de um bebê.

Medicamentos que causam hipotermia

Os medicamentos que causam hipotermia infantil e reduzem a temperatura normal de um bebê são em geral aqueles para a febre - os antitérmicos - como a dipirona ou o paracetamol. Portanto, é necessário ficar atento na dose desses medicamentos e também deve-se evitar ministrá-los para crianças abaixo de 4 anos. Os medicamentos que causam hipotermia geralmente apontam esse efeito colateral em sua bula, por isso, é sempre importante que se leia a bula antes de dar para o bebê qualquer tipo de remédio. A hipotermia após antitérmico é muito comum, por isso é importante ter muita atenção.

Além disso, nunca dê aspirina para seu filho, porque, além do risco de hipotermia, este medicamento pode acabar trazendo lesões e hemorragias no sistema gastrointestinal do pequeno.

Como subir a temperatura do corpo de um bebê

Os melhores métodos para subir a temperatura do corpo de um bebê são simples. O primeiro é cobrir o bebê em cobertores para que ele não perca mais calor. Se ele conseguir tomar, dê líquidos mornos como leite, chá ou água. A criança precisa aumentar sua temperatura interna. Tome cuidado com as bolsas térmicas (com água quente). Elas são úteis, mas devem ser utilizadas moderadamente para não acabar queimando a criança.

Outra medida importante para qualquer um que deseja subir a temperatura do corpo de um bebê é dar um banho de água quente no enfermo, especialmente se o neném tiver feito xixi e acabar molhado. Recomendamos também que a criança seja abraçada por um adulto, pois a transferência de calor humano é uma ferramenta eficaz para a normalização da temperatura interna da criança recém-nascida.

Toucas, gorros, luvas e meias são importantes, pois a principal maneira de perda de temperatura nos bebês são as extremidades dos membros e a cabeça. Recomendamos também que feche todas as janelas da casa, mesmo que isso dê calor nos pais. Se houver aquecedor na casa, ligue-o para que o bebê consiga recuperar os seus 37 graus naturais.

Leia também:

  • As melhores frutas para bebês
  • A partir de quantos graus é febre no bebê

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que causa hipotermia? - Bebês e crianças, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Familiar.