O que comer à noite para emagrecer

O que comer à noite para emagrecer
Imagem: dicasparaperderpeso.com.br

A busca pela perda de peso é um exercício constante ao longo do dia, por isso as refeições devem ser bem pensadas não apenas no café da manhã e no almoço, mas também na hora do jantar. Para saber o que comer à noite para emagrecer veja as dicas que o umComo.com.br separou sobre o assunto para quem optar por um cardápio equilibrado e saudável.

Passos a seguir:
1

Todas as refeições do dia são importantes, inclusive, as três principais – café da manhã, almoço e jantar – e os lanches que podem ser feitos entre elas. Dessa forma, mesmo quem deseja perder peso deve alimentar-se bem à noite, mas com moderação – essa é a primeira regra sobre o comer à noite para emagrecer. A quantidade de alimentos deve ser menor do que nas demais refeições, a não ser que você tenha alguma atividade noturna, como trabalho. A recomendação para a noite é que jante ao menos quatro horas antes de ir para a cama.

Imagem: mundoboaforma.com.br
2

Como o corpo vai estar em repouso, o que, aliás, é essencial também para o bem estar do organismo e emagrecimento, não é necessário ingerir grandes quantidades de carboidrato, sendo preferíveis as proteínas, fibras e gorduras saudáveis. Nesse sentido, algumas dicas de cardápio para o jantar são as sopas e caldos de legumes, tapioca recheada com queijo magro e legumes, sanduiches com pão integral, carne magra com legumes, omeletes, entre outros. Mesmo essas receitas devem ser moderadas a fim de garantir uma boa noite de sono.

3

Ao optar por comer carboidratos à noite, é preferível optar pelos complexos, como a aveia, linhaça e cereais integrais. Eles são melhores porque liberam glicose aos poucos e assim exigem menos insulina. Por isso mesmo, os carboidratos complexos podem substituir os simples em todas as refeições do dia. Mesmo que o corpo aparentemente esteja parado, ele continua trabalhando, mais uma razão para se alimentar à noite, já que vai passar por um jejum de oito horas em média.

4

Quando a pessoa come muito antes de dormir, o corpo gasta energia com a digestão, atrapalhando a qualidade do sono. Por isso, mesmo quem não precisa emagrecer deve dar preferência às porções menores ao jantar. Além disso, existem alimentos que ajudam o corpo a relaxar, como é o caso da alface, que possui a substância lactucina, que atua como calmante. Alimentos possuem triptofano também são boas pedidas, pois a substância ajuda a liberar a serotonina, que tem efeito sedativo. Alguns exemplos são leite e iogurte desnatado, queijos e carnes magras, leguminosas, banana e nozes.

Imagem: revistadonna.clicrbs.com.br
5

Outros nutrientes que colaboram com a produção de serotonina são a vitamina B6 e o magnésio, sendo que o atum, frango, semente de gergelim, soja e seus derivados, como o tofu, tomate, caju e cereais integrais são alguns dos alimentos que os possuem. Também é possível tomar antes de ir dormir algumas bebidas que ajudam no relaxamento do corpo, como é o caso dos chás de camomila, erva cidreira, erva Luisa e outros. O suco de cereja e o leite morno são mais alguns exemplos.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que comer à noite para emagrecer, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.