Partilhar

O que comer de café da manhã em uma dieta macia

A dieta macia é um tipo de alimentação baseado na ingestão de alimentos leves e pouco gordurosos que contribua para facilitar a recuperação do aparelho digestivo depois de uma doença ou doença dos órgãos que o compõe, como por exemplo a diarreia ou a gastrite. Trata-se de consumir alimentos fáceis, tanto de digerir como de mastigar, livres de açúcares, condimentos e ácidos que possam irritar o organismo. Este tipo de dieta costuma ser indicada por um profissional médico e inclui líquidos, purê, arroz branco, compotas de frutas, bananas e frango. De seguida, em umComo contamos para você em que consiste e o que comer de café da manhã em uma dieta macia.

Também lhe pode interessar: Alimentos permitidos em uma dieta macia

O que é a dieta macia e quais são seus benefícios

A dieta macia centra-se no consumo de alimentos leves para facilitar a digestão, favorecendo assim um trânsito intestinal saudável. A dieta macia surgiu não com a intenção de perder peso, mas sim proteger os órgãos relacionados com a digestão, como os intestinos e o estômago, para recompô-los depois de uma gastrite, diarreia ou doença similar. Devido aos seus benefícios na recuperação dos órgãos, os médicos recomendam apostar por uma dieta macia depois de passar por uma situação desse tipo. Além disso, também pode ser recomendada para os dias prévios e posteriores a alguma cirurgia.

Para fazer a dieta macia, deve realizar cinco refeições leves por dia, lembrando que o principal é comer pouco em várias refeições para facilitar o processo de digestão em nosso organismo.

A dieta macia é uma dieta pobre em gorduras e é por isso que inclui carnes e peixes brancos. Além disso, também é pobre em fibra, não sendo permitido consumir legumes nem espinafre. Por outro lado, não são permitidos alimentos com açúcares, nem estimulantes como café, chá, chocolate ou substâncias picantes como a pimenta ou malagueta.

O que comer de café da manhã em uma dieta macia - O que é a dieta macia e quais são seus benefícios

Alimentos permitidos na dieta macia

Entre os alimentos permitidos na dieta macia, encontramos os seguintes:

  • Cereais não integrais e pão macio sem côdea, melhor se for de forma.
  • É permitido todo o tipo de frutas menos as que possuem uma quantidade maior de fibra. Portanto deveram ser descartadas frutas como as ameixas. No entanto, as maçãs e as bananas são muito recomendáveis.
  • Em relação às verduras, é preferível comê-las em purê e nunca cruas.
  • Para beber, só é aconselhável água e chás. O álcool está completamente proibido, assim como refrigerantes açucarados ou com gás.
  • Em relação às proteínas, são adquiridas da carne branca, como frango, peru e coelho, mas também dos peixes brancos. Além disso, pode ingerir ovos em forma de omelete.
  • Os lácteos também são bem-vindos em forma de leite integral, desnatado ou semidesnatado, sem lactose ou inclusive vegetal como o de soja. Além disso, podem ser consumidos iogurtes, desde que sejam naturais e sem açúcar de nenhuma classe. Quanto ao queijo, é preferível o branco.
  • Uma sopa de frango ou de peixe também é adequada para a dieta macia. Pode conter massa ou inclusive arroz fervido. Também pode optar por cremes ou sopas de verduras.
  • Em relação às sobremesas, são uma boa ideia os pudins e o iogurte, principalmente os naturais sem açúcar.
O que comer de café da manhã em uma dieta macia - Alimentos permitidos na dieta macia

Café da manhã em uma dieta macia

Depois de explicar a lista de alimentos que podem ser ingeridos em uma dieta macia, vamos estudar os que são ideais para a hora do café da manhã:

Em primeiro lugar, uma ou duas porções de pão de forma com peito de peru é uma saudável opção. É claro que, ao estar em uma dieta macia, o pão não deve ser integral. Outra alternativa é fruta muito madura, como uma banana ou maçã. Também é preferível esquecer as frutas com muita fibra, e aconselha-se tomar em compota ou cozida. Além disso também se recomenda tomar sucos de frutas sem açúcar, desde que não sejam cítricos.

Quanto aos lácteos, pode apostar pelo iogurte natural sem açúcar nem adoçantes, e se tiver lactobacilos atuará de forma favorável para o seu organismo. Por outro lado, o queijo fresco é ideal por ser macio e de fácil digestão.

Por último, se precisar adoçar algum destes alimentos use uma colher de mel de abelha, mas nunca açúcar nem adoçante.

O que comer de café da manhã em uma dieta macia - Café da manhã em uma dieta macia

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que comer de café da manhã em uma dieta macia, recomendamos que entre na nossa categoria de Vida Saudável.

Escrever comentário sobre O que comer de café da manhã em uma dieta macia

1 comentário
LUISA MARIA
SOU CELIACA INTROLERANTE AO GLUTEN E HÁ LACTOSE , COMO FAZER

1 de 4

Voltar ao topo da página