O que comer em caso de dengue

O que comer em caso de dengue
Imagem: quehacerpara.net

A Dengue é produzida pela picada do mosquito Aedes Aegypti infectado com o vírus, produzindo sintomas muito similares aos do resfriado comum, que vão aumentando sua intensidade com o passar dos dias. Esta condição faz com que as plaquetas baixem, de forma que o repouso e uma nutrição adequada serão fundamentais para a recuperação do paciente, pois esta doença não tem tratamento, apenas devemos esperar que o nosso sistema imunológico se recupere lentamente. Não sabe como se alimentar? Em umComo, explicamos O que comer em caso de dengue.

O que comer em caso de dengue

As plaquetas ajudam a manter o sangue corretamente coagulado, por isso quando os níveis baixam corremos o risco de sofrer hemorragias internas, tal como ocorre nos casos de dengue hemorrágica. Tendo em vista que este vírus produz uma diminuição importante de plaquetas, é necessário ingerir alimentos que ajudem a aumentar o número de plaquetas e nos façam sentir mais fortes e recuperados.

Sabemos que a pessoa com dengue não tem muito apetite. Entretanto, deve comer a fim de fortalecer seu corpo, pelo que recomendamos:

  • Manter-se muito hidratado, especialmente se tiver febre alta. Beber água e sucos naturais de frutas. As frutas ricas em vitamina C como kiwi, goiaba, morangos, laranjas, tangerinas, limões ou abacaxi são ideais para aumentar as plaquetas e melhorar nossa saúde, pelo que devem ser ingeridas de forma abundante.
  • Estas mesmas frutas ricas em vitamina C podem ser ingeridas inteiras. A goiaba é especialmente indicada em casos de dengue.
  • Os vegetais ricos em vitamina C também são muito benéficos em caso de dengue, pois ajudarão a aumentar as plaquetas. Recomendamos especialmente os espinafres, os alfaces ou o agrião, o pimentão verde, vermelho e a cenoura.
  • O caldo de galinha, devido aos seus ingredientes vegetais e seu reconfortante sabor, é ideal para ingestão em caso de dengue, pois é leve e pode ser ingerido mesmo com pouco apetite.
  • Recomendam-se também os caldos a base de cenoura e aipo, duas opções excelentes para aumentar as plaquetas.
  • A beterraba é outro ingrediente que ajudará você a fortalecer seu sistema imunológico e recuperar a sua saúde.
  • Também recomendamos a ingestão de alho, um ingrediente ideal para aumentar as plaquetas e favorecer a recuperação. Pode ser preparada uma sopa de alho, acrescentá-la à sopa de galinha ou ao caldo de cenoura e aipo.

Embora a dengue cause a perda de apetite, recomenda-se ingerir pequenas porções de alimentos várias vezes ao dia, especialmente sucos e caldos que contribuam hidratação e nutrientes.

Quais alimentos devem ser evitados em caso de dengue

As pessoas que sofrem de dengue apresentam perda do apetite, não desejando comer nada. Alimentar-se é necessário para auxiliar na recuperação. No entanto, é importante fazê-lo com ingredientes com nutrientes e vitaminas, evitando por completo as comidas pesadas, os pratos condimentados, os doces, bolos e alimentos gordurosos.

Agora mais que nunca seu corpo precisa de vitaminas. Por isso, deixe de lado a comida pesada e pouco nutritiva enquanto estiver doente. Se seus sintomas piorarem, visite um médico o mais rápido possível e lembre-se de que se as suas plaquetas baixarem muito, você corre o risco de sofrer de dengue hemorrágica.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que comer em caso de dengue, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.