O que comer em caso de refluxo

O que comer em caso de refluxo
Imagem: revistamundonatural.com

O refluxo é uma desagradável condição que gera ardor, incômodo e acidez, gerando perda de apetite ou o desejo de realizar certas atividades. Trata-se de um problema que podemos sofrer de forma eventual, mas que, quando se manifesta com frequência, deve ser investigada por um gastroenterologista para descobrir sua origem. Mas o que acontece quando estamos com mal-estar e desejamos comer? Em umComo.com.br, explicamos o que comer em caso de refluxo.

Carnes magras e peixes

Entre os alimentos que podem ser ingeridos de forma segura pelas pessoas que apresentam refluxo, e sem apresentar sintomas desagradáveis, podemos encontrar as carnes magras como o frango e o peru, e os peixes, especialmente os com pouca gordura, como os peixes brancos.

Todos estes alimentos devem ser cozidos sempre de forma adequada, ou seja, no forno, grelhados, cozidos no vapor, evitando-se as apresentações fritas ou com molhos.

Imagem: nova.cl

Verduras e legumes

Se você sofre de refluxo, pode ingerir todos os legumes e verduras, evitando somente aqueles com elevada acidez, como tomates e pimentão. É bastante importante que tenha em conta que, nestes casos, a preparação é fundamental. Portanto, deve-se evitar as verduras refogadas ou preparadas com muito azeite e manteiga, pois aumentarão o mal-estar.

Imagem: pronaca.com

Frutas

Na hora de ingerir alimentos, em caso de refluxo, é possível optar por alguma fruta para acalmar o apetite. No entanto, deve-se evitar a todo o custo os cítricos, como as laranjas, toranjas, kiwis ou morangos, e optar por alternativas de baixa acidez, como maçãs, peras, melancia, melão, damasco, etc.

Leite e laticínios desnatados

Se você sofre de refluxo, adicione os lacticínios à sua dieta, mas sempre evitando aqueles inteiros ou gordurosos, pois aumentarão o desconforto. Opte por leite desnatado e iogurtes e queijos magros. Evite a nata e as preparações cremosas, pois poderão desencadear os sintomas. Se não tolera a lactose, opte por produtos livres deste ingrediente.

Imagem: welp.com

Farinhas integrais

O pão, o arroz e as massas integrais ajudam a reduzir o incômodo produzido pelo refluxo, de forma que podem ser consumidos sem problemas. No entanto, é conveniente que não sejam ingeridos com molhos ou embutidos muito gordurosos, pois causarão o efeito adverso, aumentando os sintomas.

Que alimentos evitar em caso de refluxo

Em caso de refluxo, é importante evitar:

  • Alimentos ácidos, como o tomate ou as frutas cítricas.
  • Todo o tipo de doces, bolos e chocolates, pois aumentam o desconforto.
  • Alimentos com alto conteúdo de açúcar, como os refrescos ou os sucos embalados.
  • Alimentos ricos em gordura como os embutidos, as carnes gordurosas e as preparações fritas, à milanesa ou empanadas.
  • Gorduras como a manteiga, a margarina e todo o tipo de azeites menos o de oliva.
  • As bebidas estimulantes como o álcool ou o café.
  • Pratos muito condimentados.

Se deseja se sentir bem, convidamos você a consultar nosso artigo Remédios caseiros para o refluxo, com algumas alternativas para tratar eficazmente este problema.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que comer em caso de refluxo, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.