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O que comer para dormir melhor

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que comer para dormir melhor

Claro que o sono é um fator que influencia diretamente no nosso desempenho durante o dia, no nosso humor e inclusive na nossa forma de ver a vida, por isso é importante descansar o melhor possível, ainda que todos saibamos que isso nem sempre se cumpre. Um dos fatores de maior influência nos diversos transtornos do sono é a alimentação, por isso em umComo.com.br damos-lhe algumas chaves a respeito do que comer para dormir melhor.

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Passos a seguir:
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Não é segredo para ninguém que para dormir melhor se deve comer menos à noite, isto ajudará a evitar a sensação de peso no estômago e nos garantirá um descanso pleno e sem incômodos. Se você jantou demais evite deitar-se em seguida, espere pelo menos umas duas horas.

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Comer pratos apimentados demais ou cheios de especiarias aumenta a temperatura corporal, o que pode dificultar o sono, sobretudo em épocas quentes demais, pelo que é bom evitá-los no jantar.

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Alimentos como o leite, a carne, o peixe ou a banana, devem ser incluídos na alimentação, pois contêm um aminoácido chamado triptófano que participa nos processos de formação de melatonina e serotonina, influenciando na regulação do sono.

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Os alimentos ricos em vitamina B1 e B6, como os frutos secos e alguns grãos integrais, desempenham um papel fundamental para garantir o bom funcionamento do sistema nervoso, incluindo o descanso, por isso são alimentos que não podem ser ignorados se você quiser dormir melhor.

O que comer para dormir melhor - Passo 4
Imagem: universoalimentos2.blogspot.pt
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Os alimentos doces demais, como chocolates e sobremesas devem ser evitados nas horas prévias ao descanso, pois em vez de nos acalmar, ativarão nosso corpo, tornando-se difícil adormecer.

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Os carboidratos complexos como a massa, as batatas, o arroz são recomendáveis, pois costumam favorecer o sono, no entanto, não devem ser consumidos excessivamente durante o jantar, pois são alimentos com alto conteúdo calórico.

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O peru é também uma grande proteína para dormir melhor, pois contém uma substância que se transforma em serotonina em nosso corpo, favorecendo o sono.

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Evite alimentos com conteúdo de cafeína antes de dormir, pois mesmo que algumas pessoas não sintam seus efeitos, para outras poderiam tornar-se altamente estimulantes. Do mesmo modo, os refrigerantes devem ser eliminados do jantar se você quiser dormir melhor.

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Lembre-se de ter uma alimentação balanceada, consumir frutas e vegetais diariamente e não se exceder nas gorduras, frituras ou alimentos que possam ajudar pouco na sua nutrição. O que comemos influencia todos os aspectos do nosso corpo, inclusive o sono.

O que comer para dormir melhor - Passo 9
Imagem: heart.org
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Um remédio que você pode comprar sem receita para dormir melhor é a Dormidina. É recomendável que você consulte antes seu médico ou farmacêutico habitual.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que comer para dormir melhor, recomendamos que entre na nossa categoria de Saúde Mental.

Conselhos
  • Se você apresenta um quadro de insônia severa à muito tempo, ou repentinamente não consegue dormir, é recomendável procurar um especialista.
  • Descansar é importante e necessário para nosso correto desempenho no dia a dia, por isso não ignore os conselhos que poderiam ajudar você a dormir melhor.

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