Partilhar

O que comer se tenho falta de ferro

Por Redação umCOMO. Atualizado: 17 dezembro 2019
O que comer se tenho falta de ferro

O déficit de ferro resulta normalmente em anemia ferropénica, uma doença caracterizada pela diminuição da hemoglobina e que gera fadiga, cansaço, etc. É por isso que é totalmente necessário manter os níveis de ferro nos valores considerados normais e um dos fatores de maior importância é a alimentação. Desta forma, em umComo queremos explicar a você o que comer se você tem falta de ferro.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da falta de ferro

Carnes vermelhas

Um dos alimentos que mais ferro fornecem são as carnes vermelhas, por isso deverão fazer parte da dieta em seu comedimento correto. Apesar do que algumas pessoas acreditam, nem toda a carne vermelha é necessariamente gordura, mas também existem alguns cortes que podem ser considerados como carne magra pelo fato de conter menos de 10% de gordura para cada 100 g.

As carnes vermelhas mais comuns são as procedentes de animais como: vitela, porco, boi, cavalo, touro, pato e ganso, cordeiro, cabrito...

O que comer se tenho falta de ferro - Carnes vermelhas

Vísceras

Além disso, os órgãos animais conhecidos como vísceras têm também um alto teor de ferro, por isso podem ser úteis para aquelas pessoas com baixos níveis deste mineral. Ainda assim, deverá ser feito um consumo moderado deste tipo de alimentos, já que também pode elevar outras taxas como as de colesterol ou ácido úrico. Deste modo, recomenda-se comê-las no máximo uma vez por semana.

Podem proceder também de diversos animais (vitela, porco, cordeiro, frango...) e alguns exemplos podem ser:

  • Fígado
  • Miolos ou cérebro
  • Rins
  • Coração
  • Moelas
O que comer se tenho falta de ferro - Vísceras
Imagem: galerias.doctissimo.es

Marisco

Por outro lado, os mariscos também ajudam a elevar os níveis de ferro e combater a anemia; ainda que, como acontece com as vísceras, não deverá ser feito um consumo excessivo para evitar desencadear outras doenças.

Deste modo, amêijoas, vôngoles, camarõezinhos, camarões, lagostim, lulas, polvo... poderão ser incorporados na dieta para aumentar o ferro do organismo mas sempre na medida adequada.

O que comer se tenho falta de ferro - Marisco

Peixe azul

Também os peixes azuis representam uma boa contribuição de ferro, entre seus muitos benefícios para o organismo e a saúde humana. Por isso, será apropriado incorporar em seu menu peixes como:

  • Sardinhas
  • Salmão
  • Atum
  • Truta
  • Anchovas frescas e em salmoura
  • Bonito
  • ...

Você pode ampliar esta informação em nosso artigo a respeito de quais são os peixes azuis.

O que comer se tenho falta de ferro - Peixe azul

Legumes e cereais

Como resposta a o que comer se me falta ferro, não podem faltar os legumes e cereais, já que são outros alimentos por excelência que contribuem maior quantidade deste mineral. No caso dos cereais, recomenda-se que sejam integrais para que a dose de ferro seja ainda maior. Deste modo, podem ser incluídos em uma dieta balanceada: grão de bico, feijão, lentilhas, aveia, centeio...

O que comer se tenho falta de ferro - Legumes e cereais

Vegetais

Também não podemos nos esquecer dos vegetais como fonte de ferro, já que uma boa parte das verduras e hortaliças são altamente recomendadas para contrabalançar o déficit e atenuar os casos de anemia. Alguns dos mais recomendados são:

  • Espinafre
  • Acelga
  • Brócolis
  • Couve
  • ...
O que comer se tenho falta de ferro - Vegetais

Frutos secos

Os frutos secos, na medida certa, também são uma boa fonte de ferro bem como uma importante fonte de energia. É por isso que seu consumo deverá ser responsável para evitar um excessivo teor calórico.

Deste modo, poderá escolher os frutos secos que mais gostar: amêndoas, avelãs, nozes, pistaches, etc. mas sem exagerar.

O que comer se tenho falta de ferro - Frutos secos

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que comer se tenho falta de ferro, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

O que comer se tenho falta de ferro
Imagem: galerias.doctissimo.es
1 de 8
O que comer se tenho falta de ferro

Voltar ao topo da página