O que comer se tenho salmonelose


A salmonelose é uma das infecções alimentares mais comuns e que normalmente se produz devido ao consumo de alimentos ou água contaminados. Os sintomas costumam aparecer 48 horas após ter entrado em contato com a bactéria salmonela e os mais habituais são dor abdominal, diarreia, náuseas, vômitos, febre e dores musculares. Além de receber o tratamento médico oportuno, é extremamente necessário modificar a dieta durante esses dias para favorecer a recuperação do paciente e evitar sobretudo sua desidratação. No seguinte artigo de umComo mostramos a você o que deve comer se tem salmonelose.
O que comer se tenho salmonelose
Na etapa aguda da salmonelose, apresentam-se sintomas como vômitos e diarreia e, por isso, é fundamental aumentar o consumo de líquidos para impedir a desidratação e repor todos os minerais que o corpo perdeu. Também durante os dias posteriores, deverá seguir uma dieta suave que inclua alimentos leves e adstringentes para não agravar as dores estomacais. As bebidas e alimentos que pode consumir se sofre de salmonelose são:
- Água, bebidas isotônicas e soro oral (beber em goles pequenos no início para não agravar os vômitos).
- Infusões digestivas como a camomila, a tília, o tomilho ou a milefólio.
- Água de arroz.
- Caldo de frango livre de gordura.
- Carnes magras como o frango e o peru cozidas sem pele, fervidas ou grelhadas.
- Peixe magro como mero ou merluza preparados na grelha ou fervidos.
- Alimentos suaves como arroz branco, batatas ou cenouras cozidas.
- Frutas como maçã, banana, pera, marmelo ou melão que ajudam a melhorar o trânsito intestinal. Recomenda-se consumi-las sem pele.
- Iogurte natural sem açúcar.
- Pão torrado.
Passados os dias exigidos realizando este tipo de dieta suave e uma vez que o paciente se sinta melhor, é possível ir acrescentando, de forma lenta, outros ingredientes habituais à alimentação. Evitando, claro, comidas muito gordurosas ou picantes, já que poderiam voltar a danificar o estômago.
O que NÃO é recomendável comer se tenho salmonelose
Durante os dias em que se sofre os sintomas da salmonelose, é importante evitar o consumo de alimentos como:
- Vegetais de folha verde crus e frutas que sejam ricas em fibra, já que poderiam agravar a diarreia.
- Alimentos picantes ou muito condimentados e molhos.
- Frutos secos: pistaches, amêndoas, amendoins, nozes, etc.
- Leite e queijos gordos.
- Embutidos.
- Bolos e doces.
- Bebidas estimulantes ou gasosas como o café, o chá, os refrescos, etc.
- Bebidas alcoólicas.
Recomendações:
Não se esqueça da importância de cozinhar os alimentos de forma leve, evitando a gordura e os condimentos, já que poderia produzir uma piora dos sintomas e debilitar ainda mais o aparelho digestivo. Por isso, a melhor opção é preparar todos os ingredientes fervidos ou grelhados. Também é fundamental não ingerir grandes quantidades de comida já que dificulta o processo de digestão.
Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
Se pretende ler mais artigos parecidos a O que comer se tenho salmonelose, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.