Partilhar

O que comer se tenho salmonelose

O que comer se tenho salmonelose
Imagem: blog.productosecologicossinintermediarios.es

A salmonelose é uma das infecções alimentares mais comuns e que normalmente se produz devido ao consumo de alimentos ou água contaminados. Os sintomas costumam aparecer 48 horas após ter entrado em contato com a bactéria salmonela e os mais habituais são dor abdominal, diarreia, náuseas, vômitos, febre e dores musculares. Além de receber o tratamento médico oportuno, é extremamente necessário modificar a dieta durante esses dias para favorecer a recuperação do paciente e evitar sobretudo sua desidratação. No seguinte artigo de umComo mostramos a você o que deve comer se tem salmonelose.

Também lhe pode interessar: Quais são os sintomas da salmonelose

O que comer se tenho salmonelose

Na etapa aguda da salmonelose, apresentam-se sintomas como vômitos e diarreia e, por isso, é fundamental aumentar o consumo de líquidos para impedir a desidratação e repor todos os minerais que o corpo perdeu. Também durante os dias posteriores, deverá seguir uma dieta suave que inclua alimentos leves e adstringentes para não agravar as dores estomacais. As bebidas e alimentos que pode consumir se sofre de salmonelose são:

  • Água, bebidas isotônicas e soro oral (beber em goles pequenos no início para não agravar os vômitos).
  • Infusões digestivas como a camomila, a tília, o tomilho ou a milefólio.
  • Água de arroz.
  • Caldo de frango livre de gordura.
  • Carnes magras como o frango e o peru cozidas sem pele, fervidas ou grelhadas.
  • Peixe magro como mero ou merluza preparados na grelha ou fervidos.
  • Alimentos suaves como arroz branco, batatas ou cenouras cozidas.
  • Frutas como maçã, banana, pera, marmelo ou melão que ajudam a melhorar o trânsito intestinal. Recomenda-se consumi-las sem pele.
  • Iogurte natural sem açúcar.
  • Pão torrado.

Passados os dias exigidos realizando este tipo de dieta suave e uma vez que o paciente se sinta melhor, é possível ir acrescentando, de forma lenta, outros ingredientes habituais à alimentação. Evitando, claro, comidas muito gordurosas ou picantes, já que poderiam voltar a danificar o estômago.

O que NÃO é recomendável comer se tenho salmonelose

Durante os dias em que se sofre os sintomas da salmonelose, é importante evitar o consumo de alimentos como:

  • Vegetais de folha verde crus e frutas que sejam ricas em fibra, já que poderiam agravar a diarreia.
  • Alimentos picantes ou muito condimentados e molhos.
  • Frutos secos: pistaches, amêndoas, amendoins, nozes, etc.
  • Leite e queijos gordos.
  • Embutidos.
  • Bolos e doces.
  • Bebidas estimulantes ou gasosas como o café, o chá, os refrescos, etc.
  • Bebidas alcoólicas.

Recomendações:

Não se esqueça da importância de cozinhar os alimentos de forma leve, evitando a gordura e os condimentos, já que poderia produzir uma piora dos sintomas e debilitar ainda mais o aparelho digestivo. Por isso, a melhor opção é preparar todos os ingredientes fervidos ou grelhados. Também é fundamental não ingerir grandes quantidades de comida já que dificulta o processo de digestão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que comer se tenho salmonelose, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e Efeitos Secundários.

Escrever comentário sobre O que comer se tenho salmonelose

O que comer se tenho salmonelose
O que comer se tenho salmonelose

Voltar ao topo da página